quinta-feira, 9 de novembro de 2017

#80 MUNDO PÃO DO OLIVIER

Hello, andarilhos. Tudo certinho com vocês?


Nada melhor do que sair para comer, não é verdade? Comer quando se está com fome é melhor ainda. Não à toa que São Paulo é uma das principais capitais gastronômicas do mundo. A cada canto que se vai, sempre tem uma padoca, um bar, um restaurante, uma pizzaria, um carrinho que vende tudo, foods trucks ou um boteco para nos deixar felizes.

Hamburguerias estão na moda, barbearias com comidinhas também e padarias cheias de comidas boas também.

O lugar de hoje tem como dono um cara famoso e que eu gosto muito. O chef francês Olivier Anquier, que só por amar o Brasil, dirigir um Fusca, ter sido casado com a Débora Bloch
e ter um sotaque engraçado, já faz dele uma pessoa incrível.

Apresento o MUNDO PÃO. É uma espécie de padaria gourmet e o lugar é novinho em folha. Foi inaugurada em junho desse ano.
Como eu amo PÃO, amo comer, fui experimentar o que tinha de legal ali dentro. As receitas são especiais, são de família, formulas exclusivas e a ideia de escolher suas coisas como um self service.
Eu não sabia, mas a padaria fica no térreo do edifício Esther.

Confesso que fiquei um pouco decepcionada com o lugar. Para quem tem uma Requinte disponível do lado de casa, achei o MUNDO PÃO pequena demais e não tem muitas opções disponíveis. Na Requinte, tem uma variedade imensa com tudo o que você possa imaginar. Desde pães, pizzas, bebidas até doces de tudo quanto é jeito.
Eu tento fazer dieta. Quando fui procurar algo que não pudesse estourar minhas calorias diárias, não encontrei. Fiquei, pelo menos, uns 20 minutos, olhando bobamente para o que poderia escolher. Sério, 20 minutos.
No fim eu encontrei um trança de azeitona que era bem grandinha e um H20. Troquei de lugar diversas vezes. Não estava gostando de nenhum, então resolvi sentar perto da janela.
Já escutei relatos de pessoas que não sabiam o que fazer quando chegavam ali dentro. Pois não sabiam se tinha cardápio, se tinha que sentar na mesa e esperar algum garçom chegar, se já era para fazer o pedido direto no caixa.
Eu não fiquei perdida não. Era só seguir o fluxo e ver as poucas opções self services que tinha disponível. Tem muito croissant, mas eu não gosto, então fiquei meio desesperada, até que essa trança de azeitonas surgiu e me salvou. Resolvi ficar no H20 mesmo. Ao todo, foram R$12,00. Não achei caro.

Há dois tipos de sanduíches e dá para pedir no caixa: o lanche de rosbife de porco ou suíno e quiches. Se você curte um café, tem máquina Nespresso. Acho bem estranho lugares como esse, possuir máquina Nespresso de café. Acho que essa máquinas servem para escritório, em sua casa, mas não para uma padaria gourmet.

Um dos segredos do chef, é a aposta de fermentação longa. Ele deixa fermentar por 72 horas em uma massa bem fina.
Além dos croissants serem feitos dessa forma, h´a outros sabores como azeitona, escarola e nozes.

O carro chefe de doces, são suas MADELEINES, receita utilizada por ele e sua mãe. Ao invés de manteiga ser utilizada, é a coalhada que faz parte da receita.

Por morar no centro, Olivier Anquier sempre dá uma passada por lá para ver como estão as coisas. Pode ser que você tenha a sorte de encontrar com ele no dia em que você for. Eu não tive essa sorte.

Uma coisa que eu sempre me atento, em todos os lugares que eu vou e que eu já disse diversas vezes por aqui.
Todos os funcionários, absolutamente todos, são negros. Ok, eles estão trabalhando, mas gostaria muito de não vê-los mais, limpando o chão, esfregando mesas. Sonho em uma dia em que eles possam estar em um cargo melhor. Que oportunidades melhores venham até eles.
A atendente que falou comigo era muito simpática, mas quase não olhou para mim e falou baixo. Mas, não era timidez. Não gosto de me sentir superior aos outros. Eu só fui comer uma trança de azeitona e um H20. Sei muito bem o que é timidez, gente.
Eu esqueci de perguntar o nome dela, mas se um dia eu for de novo, quero ser atendida pela mesma pessoa.
Já falei diversas vezes sobre essa discriminação que me incomoda. Leiam o post do Aparelha Luzia e o post do Museu da Casa Brasileira. Ainda sonho com o momento que de, fato, nos sentiremos todos iguais e seremos tratados como irmãos.

Bom, andarilhos. É isso. MUNDO PÃO é um lugar ok. Queria conhecer, conheci e não sei se volto por vontade. Sabe quando você não sabe onde comer e quer referências? Não seria ali. Só se eu estiver passando por perto e estiver com fome. Caso contrário, é bem passável. Tem inúmeros lugares melhores e mais legais para se ir.

Como eu gastei 12 reais, acho que sozinho, você não irá gastar tanto. O que vale mesmo é a paisagem.



Endereço: Rua 7 de Abril - loja 1 - Edifício Esther
República
Horário de Funcionamento: Segundas- feiras às Sextas- Feiras: Das 07h00 às 20h00 // Sábados, Domingos e Feriados: Das 8h30 às 19h00
Telefone: 11 31203521





Depois me contem como foi e o que acharam da comida, combinado????

Beijos, beijos, beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário