terça-feira, 9 de janeiro de 2018

1 ANO DE BLOG: PARQUE DA INDEPENDÊNCIA


Olá, andarilhos! Parabéns para nós. Primeira postagem de 2018 e hoje o blog completa 1 ano. Muito obrigada por vocês acreditarem em mim e me dão força para continuar. Quero levar o "Somos Andarilhos" para a TV. É um projeto de faculdade e a melhor audiência sendo vocês, aí do lado de lá, que eu não conheço, não sei o nome, não sei de que bairro são, mas que eu adoro mesmo assim.

Bom, chega de enrolação e vamos para a primeira dica do ano. Esse é um lugar que eu vou desde pequena, então tenho um grande carinho por ele. Acho que isso me fez gostar muito de História, além de ser um dos lugares mais bonitos que eu já vi. Sei que tem lugares muito lindos por aí, mas esse entra nos meus top 50. Mas é Brasil, São Paulo e isso é o que importa.

Apresento o PARQUE DA INDEPENDÊNCIA. Foi inaugurado em 1989, nas margens do córrego do Ipiranga, pois foi ali que o grito da Independência do Brasil foi dado por D. Pedro I, lá em 1822. O mais engraçado é saber que, dia antes, D. Pedro se hospedou aqui na zona Leste, antes de dar a independência para o Brasil.
O Parque é bem grande. São 161.300 metros quadrados onde abriga o Museu do Ipiranga, a Cripta, a Casa do Grito e o Museu de Zoologia.

Se o Grito foi dado em 1822, só em 1888, o Museu foi inaugurado como museu de História Natural e só mais tarde,  seu caráter definitivamente brasileiro foi reconhecido.
No Centenário da Independência, o Mausoléu ou o Monumento foi inaugurado e é onde se encontra a Cripta onde D. Pedro I e sua amante estão enterrados. A Cripta foi construída por dois italianos, Ettore Ximenez e Manfredo Manfredi.
A Casa do Grito é um sítio arqueológico e faz parte das 17 casas históricas pertencentes ao Museu da Cidade de São Paulo. Foi desapropriada em 1936 e começaram a reforma-la em 1955 para ficar próxima ao do desenho da tela, pintada por Pedro Américo "Independência ou Morte".


MUSEU DO IPIRANGA


Foi inaugurado em 7 de Setembro de 1895 e é uma instituição voltada a estudos de pesquisa e extensão no campo de História.
Quando eu digo que é um dos lugares mais lindos que eu já vi, é a mais pura verdade. É um monumento gigantesco. Lembro-me que quando eu era menina, ao subir aquelas escadas, me imaginava princesa e que logo iria tomar chá, com minhas outras amigas princesas, olhando para o jardim e caçaríamos raposa. Não sei de onde eu tirava essas ideias, mas era isso que eu pensava. Queria usar aqueles vestidos longuíssimos,
maquiagens, imaginava as festas e os casamentos. Sei lá, acho que era muita Disney na cabeça.
Acho que o ambiente contribuía para isso: são 123 metros e 16 metros de profundidade. A construção foi baseada numa arquitetura renascentista, de estilo eclético. O que ocasionou uma surpresa muito grande na época, pois se tratava de uma construção riquíssima. A maioria das casas eram construídas, através de taipa de pilão ( argila, barro e areia ). A construção acabou em Novembro de 1890 e os Jardins foram idealizados pela paisagista belga Arsênio Puttemans cuja inspiração foi os palácios e os jardins franceses.
Seu acervo possui mais de 125 mil itens, como moedas, quadros, medalhas, móveis, documentos, iconografias, entre outros, pertencentes ao século XVI até meados do século XX.


Por problemas em sua estrutura, o Museu foi fechado em agosto de 2013 para revitalização do espaço. O projeto inicial tinha a previsão de 21 milhões de gastos, mas foi anunciado valores de 100 milhões, sem que nada pudesse ser realizado.
Estive lá em Novembro do ano passado e realmente é de cortar o coração, o total abandono do museu. Acredito que era para ter começado a restaurar alguma coisa. Se começar a andar e ao olhar em volta, as paredes estão com mofo e infiltrações. Não é mais complexo assim? Não era mais fácil quando as coisas ainda não estavam tão estavam ruins? Será que é preciso deixar pior para gastar mais dinheiro, mais verba, mais suor. Se desde 2013 está dessa forma, o que foi feito nesse período? Sério, dá vontade de chorar e perceber que a nossa história está sendo perdida. Tudo bem, que parte do acervo está em outro espaço, mas não é a mesma coisa. Não está no lugar que deve estar.
Dizem que o Museu será reaberto na comemoração do Bicentenário da Independência, mas pelo que eu vi, ao vivo, tamanho descaso e desprezo por um patrimônio histórico tão importante como esse, não será reaberto nem no Tricentenário. Eu fiquei parada por alguns instantes, observando aquelas paredes tão cheias de história e pensando como é que nossos governantes podem ser tão pequenos, tão mesquinhos e tão vazios. Por que tem que ser dessa maneira? Isso revolta, sabe? O Jardim que era tão lindo nos anos 1990, hoje percebemos que não está tão ruim, mas sabe quando não é tão bem cuidado?
São inúmeras espécies de flores e árvores que não podem ser esquecidas: azaléias, rosas, pinheiros, jatobá, pinheiro do paraná, entre outras que devem ser olhadas com mais carinho.


MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Talvez, seja o meu lugar preferido. Antigamente, eu sempre saía com meus pais e como eles tinham mania de chegar nos lugares quase fechando, nunca deu tempo de visitar a Cripta. Conheci depois de adulta.
O Monumento, Cripta ou Altar da Pátria foi inaugurado em 1922, ainda incompleto e todo feito de granito e bronze. Em 1952, foi construída a Capela Imperial para abrigar os restos mortais do imperador D. Pedro I, de sua primeira esposa e de sua amante.
Os restos mortais de D. Pedro e sua amante foram trazidos de Portugal pra cá e a sua esposa, Leopoldina, foi trazido do Rio de Janeiro.
O que eu acho bem engraçado é que as pessoas que visitam a cripta, costumam falar sussurrando umas com as outras. Acho sinal de respeito e é bem legal isso.
Não dá muito para tirar fotos, o local é bem escuro. E não sei se pode usar o flash da câmera.


CASA DO GRITO

Eu já disse diversas vezes por aqui, que eu amo um sítio arqueológico. Então, essa casa, apesar do nome, não foi ali que D. Pedro gritou à Independência. Tem esse nome por causa do quadro que eu citei acima.
Diversos moradores passaram por ali, até ser abandonada em 1955, quando foi restaurada para se aproximar do desenho do artista da tela.
Essa casa se origina do ano de 1884 e integra os 17  sítios reconhecidos, pertencentes ao Museu da Cidade de São Paulo, Da era colonial brasileira, a arquitetura é feita à base de taipa de pilão e fico imaginando na época, quando os compadres se reuniam para tomar café. Deveria ser um barato. A cor azul predomina e há muito da construção antiga ainda. O chão ainda é um pouco de terra batida. Entre 2007 e 2008, passou por uma revitalização e foi reinaugurada em setembro de 2008. Tem diversas exposições sobre algum tema. É só ficar ficar ligado.

Tudo isso é tombado pelo Patrimônio Histórico ( Condephaat) e reconhecido como um importante ponto turístico, histórico e cultural.

Ficar ali é uma delícia. Aproveite o final de semana e pegue a família, seu amor, seu cachorrinho e faça uma caminhada, leia um livro, ande de skate, bicicleta, patins, deite na grama e olhe para o céu,
namore muito e tire muitas fotos. Descanse!
Não há restaurantes, mas há barraquinhas de comida. São várias delas.
É um ótimo lugar para quem quer sair fora de shopping e fazer algo diferente. Aliás, acho que todos deveriam fazer isso.
Um lugar lindo, mas sem os devidos cuidados. Ainda sonho com um governador e um prefeito que realmente se importem com essas coisas. Vale a pena a visita. Ainda é um lugar lindo!
E lembrem-se: o Museu está fechado para visitação, mas dá para passar umas boas horas dentro do parque. APROVEITE!

Para quem se interessou:

Endereço: Avenida Nazareth, s/n - Região Sul - Linha Verde do Metrô
Horários de Funcionamento: Segundas-feiras aos Domingos: 5h00 às 20h00
Telefone: 11 2273 7250

Então, é isso, andarilhos! 1 ano de blog. Dá muito trabalho escrever, mas faço com prazer e muito amor. É muito bom compartilhar isso com vocês. Pesquisar lugares, ir até eles, tirar fotos e depois escrever é maravilhoso. E é com isso que quero seguir. Espero que o blog continue sendo o que é e seja descoberto por alguém que queira investir nele. Preciso levar meus sonhos adiante. Não desistam da gente, ok? Vocês são mega importantes para que tudo isso aconteça.
Muito, muito obrigada!

Beijos, beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário