sábado, 3 de novembro de 2018

#174 ESPECIAL RIBEIRÃO PIRES: MIRANTE SANTO ANTÔNIO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Vão fazer o que nesse final de semana? Estão viajando?


Eu vivo dizendo por aqui que sou alucinada por lugares novos. A vontade é muita, nunca fui para o exterior por falta de oportunidade ($$$$) e eu conheço tudo da maneira que dá. Mas a ideia é viajar para sempre. Vocês sabem da minha vontade de ser nômade digital, mas falta muito ainda... eu só sou um brotinho de feijão querendo dizer olá.
Eu adoro ver cidades do alto, mas sem disputa de gente. Acho que é por isso que o SESC Paulista ainda não pareceu por aqui.
É muito bom olhar até a sua vista alcança, para coisas pequeninas e imaginar se elas conseguem te enxergar do lado de lá
Tudo isso para falar sobre mirantes. Acho super chique subir em um. Então, chegamos ao segundo post da série sobre Ribeirão Pires.


Vamos subir no MIRANTE SANTO ANTÔNIO?


Localizado em cima de uma colina, a 807,4 metros de altitude, o Mirante Santo Antônio talvez seja o ponto turístico mais importante da cidade
Essa colina é o Morro de Santo Antônio e nela, ficava uma igrejinha rústica e mal cuidada por um velhinho que criava vacas na região. Segundo relatos, a igreja era dele, mas não funcionava.
Então, por causa de uma peste, seus animais começaram a morrer e ele, começou perder o seu sustento. Então, fez uma promessa e se fosse alcançada, ele construiria uma capela.

Então, a construção foi iniciada em 13 de junho de 1942 ( Ebaaa, meu niver ) num coletivo com o velhinho das vaquinhas e com a Associação pela Associação Beneficente Amigos de Santo Antônio, cujos participantes eram os carregadores da ferroviária que estava nascendo.
Após brigar com o dono das vacas ( devia ser mais um vizinho que varria a calçada), eles foram proibidos de frequentarem as missas.
Enfim, mesmo não podendo ir para escutar a palavra, a construção precisava continuar e resolveram fazer apenas pela devoção a Santo Antônio, sendo terminada na década de 1950.

Realmente, a vista lá de cima é algo inacreditável. Você consegue enxergar a cidade inteira, inclusive a estação de trem que fica um pouco distante.
Olha, dá uma briga feia com o Farol Santander. Acho que prefiro o mirante aqui. E do outro lado, podemos ver a Represa Billings, que é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água que abastecem a cidade de São Paulo.

O caminho até o mirante junto com a igrejinha é um pouco chato. Além de atravessar uma rodovia movimentadíssima ( olhe sempre para o os dois lados, não quero ninguém quebrado no hospital), terá que subir pelo menos 100 degraus de uma escada que não é uniforme. Então, esteja preparado e como eu disse no 1o post da série, prefira não ir de All Star. Os pezinhos agradecem. Então, perna para que te quero. Não pense muito e vai. Depois, para baixo, todo santo ajuda. Nesse caso, é o Santo Antônio.
Mas, ao chegar lá em cima, só de sentir o ventinho na cara, vai esquecer degraus, suor, perna doendo e só agradecer por estar ali.

Mas, há quem prefira conhecer a Via Crucis, o caminho que Jesus Cristo percorreu até ser crucificado, localizada um pouco depois de subir todas as escadas do mundo para chegar ao Mirante.
É um projeto que foi muito pedido pelos fiéis da cidade e inaugurado no comecinho desse ano. Então, desde 1998, exatos 20 anos, o povo brigava para que essa ideia pudesse sair do papel.
Foram construídas 15 molduras e mosaicos relatando passo a passo da história. Os desenhos do caminho ( Do Pretório até o Calvário) são lindos e perfeitos. Os desenhos são de estilo bizantino ( uso de cores muito fortes, sempre temas religiosos perspectiva absoluta e harmonia de efeitos. Procurem saber mais).
Os mosaicos foram colocados artesanalmente. Ou seja, às mãos. Um a Um. Dedicação e paciência são algo admiráveis.
Além disso, houve uma revitalização no Mirante ( limpeza, pintura, remodelação do jardim e um novo recolocamento de calhas para o escoamento da água). Ou seja, tudo muito novinho para você aproveitar.
E sabe o que é melhor? Vazio! Nada daquela montoeira de gente. Só você e mais alguém se quiser, ouvindo o barulhinho do vento e mais nada.
Uma delícia.
Dá para ficar sentadinho nos bancos super charmosos que tem ali, com um jardim super lindo e todo um gramadinho contornando a Igreja, além de uma bandeira do Brasil gigantesca saudando quem está do lado de baixo.

Enfim, não dá para dizer mais. Só indo para você saber. O mirante é aberto, mas acredito que não seja muito legal ir à noite, o que já é assunto para outro mirante que falarei, logo mais. Será o último capítulo da série.

Endereço: Rua Bela Vista, 190 - Jardim Mirante - Ribeirão Pires
ENTRADA GRATUITA

Então, é isso, andarilhos. Espero que vocês gostem, de verdade. Ribeirão Pires é uma cidade incrível e até hoje, vejo que ainda tem muitas surpresas para revelar.
O prefeito está de parabéns e gostaria de um desses para a nossa cidade. Que realmente se preocupasse com o turismo e que nada fosse maquiado.
Quais outros mirantes vocês me indicam? Hein, Hein?

Beijos do alto e até quinta-feira!




Nenhum comentário:

Postar um comentário