sexta-feira, 16 de novembro de 2018

#178 ESPECIAL RIBEIRÃO PIRES: MIRANTE SÃO JOSÉ

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Aproveitando bem o final de semana prolongado?


E chegamos ao último post da série sobre Ribeirão Pires. Semana que vem, voltaremos a programação normal. Como se Ribeirão Pires não fosse São Paulo e não fosse normal.
Antes de conhecer os dois mirantes de Ribeirão, só tinha ido em dois a minha vida inteira. Não é um absurdo? Mas, pretendo mudar... quero indicações de mais.

Vamos subir no MIRANTE SÃO JOSÉ?

E dá-lhe mais perna. Eu disse no começo da série que foram mais de 11 horas caminhando. É claro que paramos para comer e descansar.
Mas a caminhada valeu por essas 11 horas, simplesmente porque Ribeirão Pires é a coisa mais linda. Não estou em Paris, em Roma ou Barcelona, mas isso não quer dizer nada. É a minha cidade e temos que dar um jeito de enxerga-la diferente.

Então, vamos subir mais ladeira para chegarmos ao Mirante São José, que é o padroeiro da cidade. São 801 metros de altitude e um pouquinho menor do que o Mirante Santo Antônio, mas acho que a vista é um pouco mais ampla da cidade.
O mais legal é a escultura gigantesca de Inox do Zezinho nos saúda e os desenhos atrás dela são históricos. A obra é do artista plástico Gildo Zampol e está ali desde 1976. Conta um pouco do Descobrimento do Brasil. Você consegue enxergar a cidade em 360o. Se formos comparar os dois mirantes, acho o Toninho mais charmoso, mas o Zezinho é melhor para ver tudo.

Em 2002, sofreu sua primeira revitalização, pois o lugar estava completamente abandonado. Não tinha qualquer tipo de infraestrutura para que fossem recebidos os moradores locais e principalmente, turistas. Troca de piso, escadaria, luzes na escada e mais outros milhões de reparos foram feitos para recuperar a imagem do Mirante.
Então, playground e lanchonetes foram colocados para que chamassem a atenção das pessoas.

E, no começo desse ano, foi entregue à população uma nova revitalização; com um paisagismo diferente, com novas instalações e a certeza de ter um lugar para descansar.
Realmente, a prefeitura está fazendo de tudo para aquecer o Turismo e estimular a visitação, principalmente dos habitantes da cidade.

Realmente, é de chorar quando você está diante de uma vista perfeita ( ver o nascer do sol ali deve ser algo mágico ), ver uma mulher chegar, pegar o celular e gravar aquele vídeo "O Brasil que eu Quero" que foi usado durante o ano eleitoral, pedir por mais shoppings em Ribeirão Pires. Eu falo sério. Como pode existir pessoas assim? É isso que esse prefeito ( manda esse prefeito para São Paulo, pelo amor de Deus) está tentando fazer. Trazer a consciência do que é a cidade para os habitantes.

E, depois de 11 horas andando e mais um campeonato de taekwondo do Andarilho no bolso, foi preciso deitar na grama do mirante e descansar de fato, com direito a ronco e ronco alto do Andarilho e eu ficar uns 40 minutos olhando para o céu, imaginando quais serão os próximos passos e o quanto ficar deitada no chão, sentindo o vento na cara é algo que não tem preço.
Por mais gramas... Nada paga isso. Absolutamente nada!

Curtiram?

Endereço: Rua Zulmira Dela Rica - Centro - Ribeirão Pires
NÃO ME LEMBRO DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO E NÃO CONSEGUI ACHAR NA INTERNET.



Então, chegamos ao fim de mais uma série de uma cidade que tem muita mais coisa do para fazer do que eu imaginei. Foi uma boa surpresa e espero voltar logo, logo.
Eu amei fazer e vocês verão muitos lugares fora de São Paulo aqui. É preciso compartilhar lugares legais e inspirar vocês a saírem mais. Vamos sair de nossas camas, de nossas casas e ver o que o mundo nos apresenta.
É possível andar por aí sem gastar quase nada. Basta a vontade e criatividade.

Beijos lá de cima e até quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário