quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

#197 SP465 - OBELISCO DO IBIRAPUERA / MEMORIAL DE 1932

Hello, andarilhos. VAMOS DAR PARABÉNS PARA A NOSSA CIDADE LINDA?

465 anos dessa cidade multicolorida, tão inclusiva, tão colorida, tão plural, tão verde, tão inteligente, tão cheia de coisas para se ver ou fazer.
São Paulo é unica, diferente, acolhedora, caótica e ao mesmo tempo muito tranquila. Sim, SP pode ser tranquila. Basta querer e descobrir a cidade que você quer conhecer. Cada um tem a São Paulo diferente, intimista, tão sua. Tão minha. Tão nossa.
Posso viajar bastante, mas é para cá que eu devo voltar. É aqui o meu chamado, a minha busca, a minha personalidade, o meu eu. Tão eu quanto os outros. Tantos plurais, tantos pronomes, tantos tratamentos para dizer São Paulo simplesmente É e simplesmente será.

E com isso, resolvi falar de um lugar hoje que todo mundo tira foto por fora, mas na real, pouca gente sabe o que tem dentro.
Vamos conhecer o OBELISCO DO IBIRAPUERA ou o MEMORIAL DE 1932?

Bem ali, saudando a entrada do Parque do Ibirapuera está o grandioso Obelisco, que é um monumento funerário em homenagem aos heróis de 1932.
Se você já foi lá a pé, deve se perguntar: O que deve ser isso? Para que ele esta ali? É bonito lá? Posso entrar?
Já ouvi relatos dizendo que nunca entrou, por que não sabia que poderia entrar.

Bora conhecer então. Mas, primeiro, vamos ter uma aulinha de História. Que herois são esses, afinal de contas?

Muita gente não gosta de falar em Revoluções, chamam de outro nome. Inclusive, o andarilho também não, mas enfim... não discordo porque não estudei História o suficiente para saber se isso é certo ou não.
Mas, tudo começa com o tio Getúlio Vargas que era o Presidente da República então. Era o chamado Estado Novo e ainda não tinha uma Constituição que delimitasse os 3 Poderes juntos: O Legislativo, o Judiciário e o Executivo. Também há relatos de que Getúlio não concordava em que a Presidência era governada sempre por paulistas ou mineiros. Coincidência ou não, é só buscar a biografia dos antigos presidentes.
Na época, o Congresso, a Assembleia e Câmara Municipais não existiam. Olha só que bagunça. Se hoje já é uma verdadeira bagunça, imagina na época o caos que era.

E com esse quiprocó todo, os paulistanos começaram a se encher o saco da forma com que Getúlio governava e a classe política também também não estavam gostando nada, nada.

Sim, e o que aconteceu depois?

Todo mundo tomado pelo ritmo ragatanga, iniciou-se uma série de manifestações, gerando uma verdadeira guerra civil ou revolta paulistana.
No dia 25 de Janeiro de 1932, lá na Praça da Sé, juntaram-se 100 mil pessoas para iniciar um marco, que se acentuou nos meses seguintes.
Dois meses depois, um grupo político/militar, encabeçado por Miguel Costa, um apoiador do governo Vargas, um verdadeiro fanfarrão que comandou um ataque no Partido Populista. Essa invasão foi feita de surpresa e essa covardia resultou em um fuzilamento, resultando na morte de 4 carinhas que fizeram história: o M.M.D.C: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

E depois desse tiro, porrada e bomba, foi o suficiente para se iniciarem um novo levante com a tentativa de depor Getúlio Vargas e tentar novas eleições. Os quatro jovens se tornaram nossos herois e por causa dele, o feriado de 9 de Julho existe.


O OBELISCO...


Projeto do escultor italiano Galileo Ugo Emendabile que chegou no Brasil em 1923 para fugir do regime fascista na Itália, projetou o monumento em mármore e sua construção foi feita por um arquiteto alemão. Começou lá em 1947 e foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano depois da inauguração do parque preferido dos paulistanos e turistas: o Ibirapuera.
São 72 metros de uma imponência que vemos de longe, no entanto a construção só foi concluída em 1970.

Ali, não é um lugar de felicidade. É simplesmente uma cripta e logo de cara, entramos em um corredor onde estão os restos mortais de 713 combatentes, incluindo uma criança de 9 anos que foi alvejada em outro ataque surpresa.
Estão protegidos sob mármore branco.

Não me senti a vontade em gravar vídeos. São pessoas que foram mortas ao lutar por uma causa importante e da qual acreditavam.
É respeito pelo o que elas fizeram e morreram tentando. Simplesmente, não posso chegar falando alto, gravar vídeos ou qualquer outra coisa. Até foto me senti mal em tirar.
Não dá para fazer coisas como essas. É como se eu chegasse em Auschwitz e começasse a dar risada, gritar, sei lá... é desumano.

Tem soldados com nomes famosos. Você irá reconhecer várias ruas em homenagem a esses homens. Algumas mulheres guerrearam, mas dá para contar nos dedos.

Outra obra muito bonita, é um soldado caído feito em mármore que muitos dizem ser " O Guardião". É ali que estão os corpos dos 4 mártires.
São 3 capelas e nas paredes, podemos ver mosaicos relatando como foi essa passagem histórica de São Paulo.
Realmente, os desenhos são bem bonitos.

Acima do Guardião, há uma fenda com desenhos bíblicos e o sol bate bem ali no Centro. Dizem que é uma forma de proteger a tumba.
É um lugar que tinha tudo para ser sinistro ou triste, mas vejo paz, calma e tranquilidade. Fiquei 1 hora ali no meio de pessoas que foram muito importantes.
E que lutaram por mim, por você, por São Paulo. A São Paulo que nunca dorme.

Ah, e não podemos esquecer que sim, é um patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT ( Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) da cidade e pelo CONPRESP ( Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Ambiental e Cultural). Ou seja, protegido duas vezes.
Cuide bem da sua memória. Ela é nossa!

Realmente, não tem muitas informações sobre a história toda lá dentro, mas tem um museu que fala apenas sobre isso na Sé e que tem mais fotos e mais relatos. Aqui, só é uma belíssima homenagem.
Há também toda uma simbologia com números. São 9 degraus até a entrada, marcando a data do feriado. 81 metros de altura que é a raiz quadrada de 9. Enfim, tudo é absolutamente 9.

E para quem for visitar, precisa saber que por ser uma cripta, sinal de celular não pega, não dá para tirar fotos muito boas. As luzes são bem baixinhas e pode ser você encontre dificuldade.
Ficamos 1 hora e 10 olhando e sentindo a vibe de la. Não dá para ir em lugar desses e não bater uma bad, mas uma bad boa, entende?

Endereço: Praça Ibrahim Nobre, s/n - Vila Mariana - próximo ao portão 3 do Ibirapuera - Meia hora de caminhada
Telefone: 11 31058541
Horário de Funcionamento: Terças-Feiras aos Domingos: Das 10h00 às 16h00 // Segundas-Feiras: FECHADO
ENTRADA GRATUITA
Acesso para Cadeirantes

"Viveram pouco para morrer bem, morreram jovens para viver sempre". É com essa frase do autor Guilherme de Almeida que mais uma parte da história é cravada na alma de São Paulo. Precisamos conhecer melhor nossa história, buscá-la e entender que fazemos parte dela.
Existiram herois que devem ser lembrados. São Paulo pulsa como uma das maiores cidades do mundo, dentre tantas nesse mundo infinito de pessoas e possibilidades.
Fazer parte disso é tão bom. Eu preciso de Sampa como preciso respirar.
PARABÉNS, SÃO PAULO! VOCÊ É FODA!

Beijos festivos e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário