sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

#198 PRAÇA VICTOR CIVITA

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? Bora curtir o fim de semana?


Depois do blog, aprendi a amar parques e áreas verdes. Antes, não costumava ir tanto e sinceramente, descobrir novos parques me fez tão bem que hoje prefiro ir em um do que ir em museus.
Não, mentira. Isso jamais aconteceria. Mas, posso garantir que dá empate.

Vi esse lugar pela primeira vez no blog que me inspirou a ter um. Era o melhor que já apareceu falando sobre São Paulo, mas a blogueira, dona dele, era meio preguiçosa, não escrevia muita coisa, começou a falar apenas sobre comida, abandonou tudo e foi morar fora do Brasil.
Uma grande pena.

Vamos caminhar pela PRAÇA VICTOR CIVITA?


A viagem no tempo hoje acontece lá em 1949, quando um incinerador de lixo funcionava ali em Pinheiros. Claro que isso foi muito útil na época, mas as coisas não ficariam nada bem para o meio ambiente. A região de Pinheiros ainda não era muito habitada na época, então era ali que as coisas funcionavam.

Então, até 1989 esse incinerador ficou ativo, quando a onda de sustentabilidade e reciclagem  começou a nascer, até chegar o desenvolvimento do bairro.
Foi preciso dar um novo uso para o local e essas cooperativas, junto com a SubPrefeitura e a Editora Abril viram nesse espaço um algo muito promissor.
Porém, é claro que um incinerador que trabalhou por 40 anos em um mesmo local, deixaria marcas e marcas pesadas: um solo profundamente contaminado e muito perigoso para as pessoas que moravam ali.
Era necessário descontaminar esse solo e deixá-lo útil para o novo empreendorismo que nascia.

Então, um enorme projeto de quebra cabeça começou a ser feito ali. Como fazer para que as pessoas pudessem caminhar sem problema nenhum?
Então, através de um inteligentíssimo projeto arquitetônico que acabou ganhando inúmeros prêmios, tipo o Oscar da Arquitetura, o ambiente foi todo construído em decks elevados de madeira. Assim, não precisaríamos pisar no chão.
Em 2006, começou a recuperação de todo o local e em 2008, a Praça Victor Civita foi finalmente inaugurada, com um projeto extremamente inovador.

A Praça foi pensada toda ecologicamente. Além dos decks a 1 metro longe do chão, houve estudos para trazer ao parque, laboratório de plantas diferentes para pesquisa de produção de biocombustíveis, fitoterapia, além de engenharia.

Sim, era uma área perdida na cidade em seu começo e que se tornou mais um espaço de convívio, lazer e cultura.
Um lugar lindo que tem uma arquibancada com espaço para 400 pessoas para assistir shows e festivais, tinha o Cine na Praça que acontecia toda quinta-feira, às 19h00, abrigava o Museu de Sustentabilidade, além de prática de exercícios, oficinas e equipamentos para ginástica.

Mas, do que adiantou ganhar inúmeros prêmios com um projeto inovador, se hoje está abandonado?
Logo, em seu começo as coisas funcionaram bem. Vi relatos e fotos de que tudo era lindo e que as pessoas frequentavam mais.
A Praça Victor Civita deveria ser linda quando foi revitalizada e hoje ainda é bonita, mas as coisas vão embora e isso me deixa profundamente deprimida.
Em abril de 2016, o Grupo Abril deixou de cuidar da praça, o espelho dágua deveria ser maravilhoso quando foi inaugurado, hoje já se encontra cheio de lodo e o Museu de Sustentabilidade acredito que não funciona mais.
Infelizmente, não conheci quando foi inaugurado e mesmo largado às traças, ali conserva o que era bonito antes.
Ah, e por causa da ação de vândalos, os banheiros não funcionam mais. Mas, ainda assim, dá para passear e descansar olhando a paisagem.
Você quase nem escuta os barulhos dos carros. É um conforto e mesmo desse jeito, continua sendo uma área verde.
É um alívio para essa correria insana que o dia-a-a nos proporciona e ainda assim, tem pessoas que nunca ouviram falar dela.

Triste comprovar que certas coisas funcionam desse jeito. E eu fico me perguntando. Já que empreendedorismo e economia criativa estão na moda, cadê essa galera para inventar alguma coisa que preste ali, já que se deixarmos nas mãos do governo nada funciona?
Governos de esquerda não ligam muito e governos de direita são piores ainda.
Vamos fazer alguma coisa para salvar essa praça. Linda de morrer e extremamente maravilhosa para tirar fotos.

Endereço: Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros - Linha Amarela do Metrô
Telefone: 11 3031 3689
Horários: Diariamente: 06h30 às 19h00
SEM ESTACIONAMENTO
SEM SITE
ENTRADA GRATUITA

That's all, andarilhos. Mais uma dica riquíssima de um lugar que ainda assim é maravilhoso de conhecer. A Praça Victor Civita respira por aparelhos e precisamos salvá-la de alguma forma. Falta verde em São Paulo? Não, não falta. Mas faltará se o nosso comportamento não mudar. E é no nosso quintal que as coisas devem começar a serem mudadas.

Beijos desesperados e ate quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário