quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

#199 SEBO OFICINA DO SABER

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Como foram as voltas as aulas?


Quem me conhece ou é andarilho antigo sabe o quanto eu amo ler e que para mim, isso deveria ser essencial para todo e qualquer ser humano.
Queria que as pessoas tivessem mais essa consciência; de que ler não é chato, que não é perda de tempo, que não é cansativo e que assim, como beber água, pode se tornar um hábito bom e gostoso.
Acho que é muito chato entrar em uma roda de conversa e não ter assunto. Sim, porque ler te deixa culto, com opiniões próprias, te faz alcançar mundos inimagináveis, arruma o seu vocabulário e enfim, uma série de benefícios que eu poderia fazer uma lista que seria infinita.

O mercado editorial está muito ruim e já faz tempo. Um monte de livrarias estão fechando e tenho medo de que a profissão escritor fique cada vez mais desvalorizada.
Só ano passado, a FNAC da Paulista e diversas Livrarias como Cultura e Saraiva de outros estados faliram. 
Sério. Isso é muito ruim. É de cortar o coração e não tenho palavras para descrever esse momento que está mais para Idade das Trevas, Caça às Bruxas do que para o seculo XXI, em pleno 2019.
É uma delícia passar o tempo em uma livraria. É tão lindo ver aquele monte de livros juntos.

Mas, sabe o que acalma o coração? As bibliotecas e os sebos.

Por falar nisso, vamos conhecer o SEBO OFICINA DO SABER?

Eu sempre amei sebos. Quem garimpa, às vezes, um livro novo sai muito barato do que você ir em uma livraria, por exemplo.
O lugar de hoje é bem escondidinho e por incrível que pareça, é bem lotado. Diferente do sebo mais famoso de São Paulo, o Sebo do Messias, que é gigantesco, esse é pequenininho, fica no Centro e é preciso prestar muita atenção para que ele seja encontrado.
Antigamente, quando eu não costumava andar tanto assim, me perdi por essa rua e não me lembro de ter visto essa preciosidade.

Não encontrei nenhuma informação sobre ele na Internet. Não sei de sua história, quem fundou, quem são os donos e o porquê resolveu abrir um local como esse, bem no Centro Velho de Sampa.
Eu iria perguntar, mas o local é pequeno e é um entra e sai de gente sem fim e com tanto pergunta isso, pergunta aquilo, desisti. O atendente da época estava ficando meio doido com tanto movimento.
Isso é bom.

Tem uma infinidade de livros velhos e livros novos, revistas, gibis, CDS e DVDs. Ah, dá para perder algumas horas ali sim.
O andarilho tinha encomendado alguns livros de História através do site Estante Virtual e foi lá pessoalmente retirar. Aliás, vocês já ouviram falar sobre esse site?
E eu fiquei lendo gibis da Mônica, enquanto ele vasculhava algo a mais do que ele tinha encomendado. Sim, ele é bem desses: quando vai a alguma livraria não sai com menos de 10 livros na sacola.
Eu sou assim também, mas acho que menos.


Enfim, os preços são bem em conta e vale a pena dar uma economizada em livrarias para se divertir garimpando aquelas raridades que quase nunca são encontradas.
Sem contar que a vista é maravilhosa. Aliás, o Centro Velho de São Paulo é extremamente incrível.

Em tempos terríveis dos quais estamos vivendo, nada melhor do que nos armarmos de conhecimento. É a principal cura para a ignorância. Da mente e da alma.

Endereço: Rua Riachuelo, 112 - Centro
Telefone: 11 974604978
Horários de Funcionamento: Segundas -feiras aos Sábados: Das 10h00 às 19h00 // Domingos: FECHADO
Facebook: https://pt-br.facebook.com/pg/oficinadosaber.sebo/about/?ref=page_internal
SEM SITE
E-MAIL: oficinadosaber.sebo@gmail.com
SEM ESTACIONAMENTO
ENTRADA GRATUITA

É, isso, andarilhos. Comece a criar esse hábito gostoso. Não precisa iniciar com um livro de 1000 páginas. Nem eu leio livros tão grandes assim. Comece com coisas leves e divertidas, tipo Turma da Mônica e depois passe para outras coisas. Não é tão difícil.

Beijos literários e até sábado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário