domingo, 29 de agosto de 2021

O ANTIGO PALACETE STAHL SE TORNOU O INSTITUTO ARTIUM DE CULTURA

 São Paulo acaba de ganhar mais um centro cultural. Localizado em Higienópolis, o antigo Palacete Stahl se tornou o Instituto Artium de Cultura.


O casarão, um dos remanescentes da época de ouro do café, chama a atenção por sua beleza, imponência e classe.


A mostra inaugural é a exposição “Semana de 21”. Nessa época, São Paulo estava se desenvolvendo economicamente de uma maneira muito rápida, transformações sociais e comportamentais extremamente profundas e marcantes. Dessa forma, 100 anos separam a São Paulo do café e a São Paulo de agora. Quanta transformação, não?


Essa mostra tem a curadoria do artista plástico e fotógrafo Alberto Simon, com obras de artistas contemporâneos da nova geração e que busca discutir o atual momento em que vivemos e como será o futuro pós-pandêmico, além de buscar inúmeros potenciais e transformações de uma cidade que nunca dorme.


Um bom momento para analisar, pesquisar e refletir mais sobre o mundo que nos cerca. São três salas internas, com obras de 17 artistas. No entanto, nada está especificado. Caso queira procurar saber mais informações sobre a obra, terá que utilizar o sistema QR-Code.


Além da exposição, o próprio palacete já merece ser contemplado: construído entre os anos 1920 e 1921, o casarão de estilo eclético, foi residência do cônsul-geral da coroa sueca, em São Paulo, o digníssimo, Gustav Stahl. Sua construção foi uma referência aos palacetes do Luis XIV, com detalhes decorativos, como os belíssimos lustres de cristal, afrescos de teto, papéis de parede, entre outros.


Na metade da década de 1920, o palacete mudou de dono e se tornou residência do cafeicultor, José de Souza Ferreira.


Já nos anos 1940, a casa virou sede consular novamente; dessa vez, o império do Japão passou a tomar conta. Com o ataque japonês às bases norte-americanas no complexo de Pearl Harbor, em 1941, a equipe japonesa foi retirada e só voltou no ano seguinte, em 1951. 


O casarão foi tombado em 2005, comprado pelo novo proprietário em 2007 e começou a ser restaurado dois anos depois.


O jardim também é um caso à parte. Ideal para dar uma relaxada depois de caminhar, sentar nos bancos e ver a arquitetura linda e imponente da casa.


Para quem quiser visitar:


Endereço: Rua Piauí, 874 - Higienópolis

Horários: Terças-Feiras aos Domingos: 10h00 às 18h00 // Segundas-Feiras: FECHADO

Telefone:11 3660 0130

Site: https://institutoartium.com/

Instagram: https://www.instagram.com/institutoartium/ // Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoArtium/

Gratuito





Nenhum comentário:

Postar um comentário