sábado, 28 de setembro de 2019

#267 ESPECIAL - 352 ANOS DA PENHA: BARRACA DO VALDIR

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Estão se divertindo com a Primavera dos Museus?

Pois bem... e acabou!  Último post sobre o aniversário da Penha e deixei um dos melhores lugares por último.

Vamos tomar um chopp na BARRACA DO VALDIR?


Conheço o Valdir desde que eu era criança. Ele era um simples verdureiro e tinha sua barraca de frutas e verduras no Tiquatira. Não era feira, nem nada. Era simplesmente ele e todo dia, indo para a escola, eu o via lá, na dele. Sossegado e com muitos clientes.

Foi assim durante minha infância inteira, até que um dia não o vi lá. E no outro não estava, não estava e não estava.
Até que o meu pai descobriu que a Prefeitura na época ( estamos falando da década de 1990) encrencou com ele e proibiu que ele pusesse a barraca lá para trabalhar.
Até houveram outras tentativas, mas ele era sempre barrado. Os clientes, obviamente, ficaram indignados.
Pois é: "como assim, o nosso Valdir não pode vender mais nada?" Não sei como a situação dele estava na época, mas acredito eu que as pessoas não estavam interessadas em saber disso. Só queriam comprar suas frutas que realmente eram muito lindas e ele era muito simpático e cativante. Sim, as pessoas o amavam.

E o Valdir ficou sumido por alguns meses. Até que, algo surpreendente aconteceu. Ele abriu um bar.
Sim, um bar/boteco ao ar livre. Com trilha sonora e tudo.
Em seu começo, a barraca que não era mais barraca, tinha como trilha sonora pop, rock e MPB. Hoje, é mais sertanejo e funk. Aquilo que a galera ouve.
E sim, é simplesmente lotado.

Em dias de calor, é algo inacreditável e a clientela se mistura com o Duna's Bar, uma outra casa árabe, muito famosa, já que fica na mesma calçada.

Pois bem, acredito que ali, tenham umas 20 mesas e o cardápio é bem variado. Mas, o que realmente é famoso ali é o açaí que todo mundo ama e fala bem. Como eu não gosto de açaí, em nenhum momento da vida, não posso dizer muito.

Mas, a cartela de bebidas e drinks é vasta e os petiscos também. As saladas são realmente muito lindas e tudo ali é muito gostoso.
E, da ultima vez que eu fui, tratei de experimentar sorvetes que eles tem. São dois tipos: de massas e palitos.
E é gostoso, por que mesmo lotado de gente, o bar não é apertado. Então, se eu simplesmente quiser sair dali correndo, é super fácil. Nada claustrofóbico.

E sabe o que é mais engraçado? O Valdir tem a sessão das frutas ainda. Sim, acredito que seja para lembrar da época que o fez se reerguer e se tornar um dos bares mais importantes da Penha e de São Paulo.

Ai, ai... memória afetiva é tão legal. E tudo melhora com uma história de superação. O Valdir é um pouco sério, mas nada que uma boa conversa não resolva.
Vai fundo.

Endereço: Rua Francisco Jacinto, 91 - Penha
Telefone: 11 2684 6681
Horários:  Diariamente - Das 08h30 às 00h00
SEM SITE
POSSUI ESTACIONAMENTO

E acabou, andarilhos. Descobrir o que o nosso bairro tem a oferecer é tão bom. E também ver o que pode melhorar ou não. Se preocupar com o nosso meio é extremamente importante.
Um dia, a Zona Leste será bem reconhecida. Pode ser utopia, mas é preciso que alguém dê vários passos para que isso aconteça.


Beijos penhenses e quinta- feira, voltaremos a nossa programação normal!





Nenhum comentário:

Postar um comentário