sábado, 20 de julho de 2019

#247 ESPECIAL - UM DIA EM CAIEIRAS: PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Qual é o rolê de hoje?


E pois bem, chegamos ao último post sobre Caieiras. A essas alturas, as pernas estavam latejando. Também, pudera, andar um dia inteiro é algo doido. Mas, que eu amo e acho que todo mundo deveria desapegar de carro e fazer metade das coisas a pé.


Vamos conhecer e rezar na PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO?


Dizem que depois do Coronel ter fundado Caieiras e ser muito importante para o começo da cidade, um outra pessoa, uma mulher, foi fundamental para o crescimento cultural e religioso de Caieiras.

Dona Ambrosina do Carmo Buonaguide. Bem nome de senhorinha que passa a tarde fazendo tricô, nénão?
Foi essa mulher, conhecida como A INCANSÁVEL, que reunia as famílias importantes na época ( Lanzaque, Barros e Pinto ) para rezar dentro da Igreja que começou a ter relevância na década de 1920. E, vendo as pessoas rezarem, várias outras se aproximavam e então, o número de fiéis foi crescendo.

E foi assim que nasceu a Comunidade Santo Antônio ( que é o Padroeiro do Município) que existe até hoje. Então, a Igreja nasceu oficialmente em 1966 e em Junho conta com a Festa Tradicional de Santo Antônio que recebe turistas de vários lugares.

Ah, e antes que vocês me perguntem: o que mais que a Dona Ambrosina fez de interessante? Quase em frente a Paróquia, existe um dos principais patrimônios culturais da cidade. Uma concha acústica, toda diferentona, linda e desenhada que serve para abrigar grandes espetáculos de música, dança e teatro.
Ela simplesmente doou as terras para que essa concha fosse construída, além de manter um jardim lindíssimo com banquinhos para descansar.

Ou seja, tudo no entorno, foi feito por essa vovó super legal e com a mente para lá de evoluída.
Vamos bater palmas de pé.

A Igreja é pequena, simples e não tem nada muito chamativo. Tiramos fotos com pressa. Chegamos um pouco depois da missa e pelo o que eu entendi, estavam indo embora. Ou seja, não foi preciso entender que estavam nos expulsando educadamente.
Pois é, não é a primeira vez que isso me acontece.
E ainda assim, não é a igreja mais bonita que eu já vi.

Não entro em igrejas católicas para assistir missas. De vez em quando, acontece. Mas não presto atenção. Meu lance é a arquitetura e as esculturas.
E também vou para descansar e ficar em silêncio. Ah, quem nunca?

Acho que vale a pena tirar umas belas fotos e ficar no entorno prestando atenção no movimento da cidade.

Endereço: Rua João XXII, 2-80 - Centro - Caieiras
Telefone: 11 4605 20 27
E-mail: paroquiasantoantoniocaieiras@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/pg/santoantoniocaieiras/about/?ref=page_internal ( todos os horários de missas, casamentos, batizados, estão aqui)
Não possui estacionamento

Então, é isso, andarilhos. E com a Paróquia, encerramos Caieiras por aqui. Foi uma cidade que eu curti muito, não mais do que Ribeirão Pires, mas é tão encantadora quanto. Ainda farei uma parte II, já que muita coisa boa ficou de fora. E claro estou devendo o Arautos do Evangelho. Simplesmente, não pode faltar.

Beijos religiosos e até quinta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário