quarta-feira, 14 de novembro de 2018

#177 ESPECIAL RIBEIRÃO PIRES: JARDIM ORIENTAL

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? Estão vendo o feriadão logo ali no front?


Eu amo jardins. Sempre amei ver em revistas e sonho em ter um Jardim de Inverno para chamar de meu.
Teve uma época em que meus pais compravam aquelas revistas de casa para ficar sonhando com a mansão que um dia eles teriam. Claro que isso nunca aconteceu, mas eu pirava em ver aquelas fotos de decoração, os quartos, aquelas piscinas maravilhosas, as churrasqueiras, as cozinhas do estilo americano e claro, os jardins de diversos tipos.
Eu amava aquelas revistas, mas hoje eu tenho bem claro que elas são iguais a Revista Caras, mostra um estilo de vida do qual nunca teremos. Do qual nunca faremos parte. Do qual não somos vistos como iguais e que o lema é "acorde cedo" "se esforce" "eu mereço isso" "eu trabalhei para isso" "se eu consigo, você também consegue". Na teoria essa frases parecem ser perfeitas, mas na prática... Enfim... chegamos ao penúltimo post da série de Ribeirão Pires.

Vamos conhecer o JARDIM JAPONÊS ou PRAÇA MITIO TANAKA?

Tudo começou lá em 1971, quando o Embaixador do Japão veio fazer uma visita ao Brasil e aproveitou para conhecer um dos seus idealizadores, Mitio Tanaka, junto com o prefeito Antônio Simões e Hidetoci Nakano, o vice.

QUEM FOI MITIO TANAKA?

Não, não foi nenhum criador de bichinho virtual e muito menos o criador do Pokémon Go!. Ele nasceu em 1918 no sudeste do Japão e chegou ao Brasil com 14 anos de idade.
Espero falar logo sobre a Imigração Japonesa por aqui. Eu amo a cultura e espero um dia ir para lá.

Os japoneses buscavam lavouras de café para trabalhar e a família de Mitio, que contava com sua mãe e suas irmãs, se estabeleceram logo em Ribeirão Pires.
Mitio cresceu e em 1944, inaugurou um estabelecimento que logo se tornaria o ponto de encontro da galera da comunidade japonesa.
Seu Mitio morreu em 1975, aos 77 anos, deixou 3 filhos e um legado muito importante para a cidade.


Em 2001, em abril basicamente, a cidade institui o Dia Municipal do Poesia Hai Kai que a comunidade Nipo Brasileira comemora todo ano no Jardim e em 2008, para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa o jardim foi rebatizado com o idealizador disso tudo.
Mesmo com o nome do homenageado, ninguém fala o nome da praça do jeito que ela foi batizada. Docemente, ela foi apelidada de Jardim Japonês, Jardim Oriental e principalmente, Jardim dos Namorados. Volta e meia, casais fazem ensaios de casamento por lá.

Realmente, o lugar é bem fofo e grandinho, até. Fica ao lado do Museu ( que estava fechado) e do Paço Municipal. Ao lado, vão fazer um complexo gastronômico e pelo o que eu vi, ficará bem grande.
Ou seja, 3 lugares para visitar em uma tacada só.
Sempre imaginei que jardins japoneses tinham aquelas decorações por ter. Basicamente, os jardins orientais são meio parecidos. Mas cada elemento, como tudo na vida deles, tem um significado bem importante e eu não tinha ideia disso:

- Lago de carpas: Elas simbolizam prosperidade e força; elas conseguem nadar contra a corrente. Resistência é o nome;
- Cascatas: Água simboliza vida;
- Caminho de Pedra: Simboliza o nosso caminho, a nossa evolução;
- Plantas orientais: As árvores simbolizam a eternidade;
- Ponte: A ponte simboliza a transição do mortal para o sagrado;
- Lanternas de Pedra: Clareamento e Iluminação da Mente.

São essas e mais outros milhões de significados lindíssimos que temos que aprender com os orientais. Acho que devíamos ouvi-los mais.
Seria bom
Sim, é uma delícia passar alguns minutos no Jardim e tirar bastante fotos. Ver as carpas e as tartarugas dão uma sensação de relaxamento sem igual. Ainda mais sendo emRibeirão Pires.

Endereço: Rua Miguel Prisco, 286  - Centro - Ribeirão Pires
Não há estacionamento

Então, é isso, andarilhos. É um Jardim super fofo que com certeza, você tirará fotos lindas. Sem contar que é uma lindíssima homenagem ao Japão. Um dos meus países prediletos e que é uma das metas de vida antes de morrer.
Bora correr para o Jardim Japonês?

Beijos puxadinhos e até sábado com o último episódio da série sobre Ribeirão Pires.


Um comentário:

  1. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Grameira Áreas Verdes uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir