sábado, 27 de julho de 2019

#249 PICO DO JARAGUÁ - PELO NÚCLEO DO PAI ZÉ: TRILHA HARD PARA POBRES MORTAIS

Hello, andarilhos. Tudo certinho com vocês? O que tem para hoje?

Acho que eu resolvi fazer a semana dos pontos turísticos. Juro que foi sem querer. Quem segue o blog há mais tempo, sabe que o foco dos "Somos Andarilhos" é fugir dos pontos turísticos mais tradicionais e mais conhecidos. 
Mas, é impossível. Não dá para ser ignorante a esse ponto. Eu preciso conhecer também esses lugares, apesar de preferir os mais escondidos.
Dá a fútil sensação de que fui eu que descobri e que são só meus. Louco, né?

Pois então. Vamos subir comigo no PICO DO JARAGUÁ pelo NÚCLEO DO PAI ZÉ?

Essa dica é para os trilheiros de plantão.

O Pico do Jaraguá é o pico mais alto de São Paulo. São 1.135 metros de altitude, onde conseguimos ver 50 quilômetros, ao longe.

Pois bem, o Pico do Jaraguá é um dos pontos mais procurados pelos metidos a aventureiros ( como eu), esportistas e atletas, devido a complexidade do caminho.

Existe o Parque Estadual do Jaraguá ( que vai ficar para um outro post e outra visita) que foi inaugurado em 1961. Nosso foco foi fazer a trilha ( eu nunca tinha feito nada parecido antes, então, no final do texto, pelo amor de Deus, preste muita atenção nas considerações que farei, ok?)

Em plena Mata Atlântica, completamente preservada e patrimônio da Unesco, está uma das trilhas que nos leva ao Pico. Talvez a mais complicada. Conhecida como Núcleo do Pai Zé ( que foi um líder religioso muito importante. As pessoas se consultavam com ele em seus anseios. No caminho, vemos um pequeno oratório antigo, onde ele realizava seus trabalhos), são 3600 metros de ida e volta, ou 1 hora e meia de ida e volta.

São 492 hectares e foi uma antiga trilha do ouro. Bem, essa história contaremos depois.

Para começar a subir, é fácil... logo na entrada do parque, vemos uma ladeira feita de paralelepípedos e começamos por ali. Faça o sinal da cruz e encare.
Mas, não espere um caminho linear. É pouco. Existem pedras desniveladas, 242 degraus de escada e dois mirantes.
Realmente é lindo. A natureza é impressionante e consegui ver miquinhos. Inclusive um chamando pela mãe. A coisa mais fofa do Universo.

Outra coisa que eu também não acho tanta graça e tira toda o respeito de quem se arriscou para chegar lá, depois de todo o desgaste de uma caminhada hard como essa, é chegar de carro pela Rota Turística de Jaraguá. Acho que indo de carro, se perde tanta coisa. O que vale é a aventura. Ficar no conforto desse seu carro, não te traz nada de diferente. Ah, falo mesmo.

Enfim, quando chegamos no alto, pensei que fosse o fim do caminho, mas há outra parte para chegar na antena de TV que são compartilhadas pela Rede Globo, Bandeirantes e TV Cultura. Achei que não dava para chegar até lá. Então, perdi essa.
A vista é realmente sensacional, mas estava lotado de gente e fiquei irritada. O povo só faz selfie e vai embora. Não aproveita para descansar, ver a beleza e nem para refletir. Acho um tanto esquisito esse tipo de comportamento.
Será que eu sou intensa demais?

Mas, depois de todos o desgaste, o que vale mesmo mesmo é a vista. É muito lindo tudo.

Porém, no entanto, há algumas recomendações que devem e muito serem seguidas. Vamos lá?


  • Vá muito bem alimentado. A trilha é pesada. Para quem não está acostumado e mesmo quem faz isso sempre, comer antes é muito viável;
  • Leve água. Não há postos para compras d'água no caminho;
  • Use um cajado. É sério. Não entendia o porquê de tanta gente usando. Ele é sim, muito útil e vi que da próxima vez, terei que usar um;
  • PELO AMOR DE DEUS, USEM UM CALÇADO ADEQUADO. Eu estava de All Star e quem acompanhou minha saga, viu que deu bem ruim para mim. Caí, torci o joelho e até agora não está bom;
  • Olhe por onde anda. É muito importante ver aonde está pisando;
  • Respeite os seus limites e pare para descansar. Não há pressa se você começar cedo;
  • Use roupas leves e use filtro solar e repelente. Estamos bem no meio da Mata Atlântica;
  • Respire;
  • Não ouse fazer essa trilha em dias de chuva. Além de ser muito escorregadia em dia normais, chovendo é suicídio, além de ter incidência de raios;
  • A vontade de desistir é bem grande. Principalmente, quando estiver no final. Pare, olhe em volta e siga em frente.

Ah, e outra coisa bem chata que eu fiquei pensando. Eu levei um tombo na hora da descida, torci o joelho e quase não deu mais para mim. NÃO TEM UM BOMBEIRO, MÉDICO OU QUALQUER TIPO DE PROFISSIONAL para nos ajudar caso a gente precise.
O caminho até lá é difícil e se tiver alguém passando mal? Infartando? E se a pessoa morrer? O socorro vem em quanto tempo? É um pouco assustador pensar nisso. Mesmo, porque dependendo do trecho que você estiver, se alguém pedir socorro, como tudo é desnivelado, não dá para ir rápido. Mesmo correndo ou com alguém bem preparado.

Adorei fazer a trilha e pretendo fazer de novo, com a devida segurança. Foi muito bom sair da minha zona de conforto.

Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luzia - Jaraguá
Telefone: 11 3943 5222 // 11 39412162
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br
Horários: Diariamente: Das 8h00 às 16h45
GRATUITO
POSSUI ESTACIONAMENTO.

Então, é isso, andarilhos lindos. Vale a pena sair de casa para se aventurar na Mata Atlântica bem no meio da nossa cidade.
É algo desafiador para mim.

Beijos aventureiros e até quinta que vem.








Nenhum comentário:

Postar um comentário