sábado, 23 de setembro de 2017

#67 IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA PENHA

Olá, andarilhos! Tudo bem com vocês? Um ótimo sábado de sol!

Bem, chegamos ao penúltimo episódio da série "350 anos da Penha". Estou amando fazer. Escolhi 5 pontos memoráveis da Penha. Mas, o bairro tem muito mais coisas a serem apresentadas. Fiz uma lista e tive que escolher aqueles que daria posts legais para a série. Muita coisa boa ficou de fora e meu coração está partido por isso. Vamos deixar para depois.

O lugar de hoje é o ponto chave para que o que bairro da Penha fosse construído. A partir dele, foi que tudo começou. Apresento a IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA PENHA.

Eu disse no primeiro post que a história é muito ligada a religiosidade. Diz a lenda que naquela época, como era uma passagem importante de São Paulo para o Rio de Janeiro e um francês muito católico seguia viagem. Junto com ele, uma imagem de Nossa Senhora. Durante o trajeto, passou a noite em uma colina e ao amanhecer deu por falta da imagem. Desesperado, voltou para buscar a santa que jazia no mesmo lugar que ele havia passado a noite. Aliviado, pegou de volta, mas ao dormir de novo em outro lugar, percebeu que a santinha havia sumido e parado no mesmo lugar da noite anterior. Então, o francês ( não tem registros do nome dele ), entendeu que era ali que a imagem gostaria de ficar e obedeceu a sua vontade.
Então, decidiu que ali seria construída uma igreja ( a Nossa Senhora da Penha ).

Documentos oficiais registram seu nascimento, a partir de 1668, mas diz a lenda que existia o planejamento de uma reforma em 1673 sob comando do padre Jacinto Nunes de Siqueira, irmão do fundador da igreja. Estávamos em pleno século 17.
É muito legal saber que o bairro da Penha era o ponto do descanso entre mercadores e pessoas que precisavam ir para o Rio de Janeiro ou Minas Gerais.
Atribuíamos a igreja pela expansão do bairro e o seu desenvolvimento. Por causa da imagem da santa e um local de paz para celebrar orações, os trabalhadores das fazendas se reuniam e traziam pessoas de diversos lugares para conhec er a igreja e a participarem das missas. Na décadas de 1920, pesquisadores históricos, a fim de estudar mais sobre a região, descobriram um sítio arqueológico ali enterrado e viram objetos de cerâmica com desenhos indígenas, como uma espécie de urna funerária deixada em uma vala. Pelos desenhos, tais achados concluíram que podem ser que tribos tupis-guaranis habitavam ali.
Tudo é muito incrível. Acredito que pudesse ter existido índios por ali sim. O que não é confirmado na Penha, foi confirmado no post da Capelo de São Miguel Arcanjo, indígenas viviam ali tranquilamente, na região de São Miguel Paulista. Confere o post depois.

Sua construção original é sobre paredes com taipa de pilão ( barros, areia e argila) e alvenaria. Devido a muitas reformas e por ser muito antiga, seu estilo acabou mudando bastante do original. Seus primeiros registros mostram que a igreja era ricamente ornamentada. Mas, já em 1923, já não estava em um estado muito bom de conservação e nesse mesmo ano, a torre principal foi reparada.
Depois de diversas mudanças e reformas, o estilo da igreja passeia entre o colonial, barroco e gótico. Devido a má estrutura e por causa de tapas-buracos, só em 1999, um convênio firmado entre Prefeitura, Secretaria de Cultura Municipal e a Mitra Arquidiocesana em São Paulo, propôs uma obra de restauração da fachada.

Eu me recordo muito bem dessa obra. Demorou um pouco, mas ficou lindíssima. Essa reforma foi feita por voluntários que receberam valores simbólicos e os materiais foram doados por empresas da região.
A Igreja continua com dois andares e uma lojinha bem pequena de souvenires.
Eu não sou católica, mas ganhar algo que remete a fé, é muito bom.
Eu achava que a Igreja da Penha era a mais antiga do Brasil, mas me recordo que a Capela de São Miguel Arcanjo veio um pouco depois do Descobrimento do Brasil.

Gente, são anos de história. Acredito que valha a pena conhecer a Igreja, ficar umas horinhas em silêncio, rezar pelos entes queridos, pedir luz, sabedoria e mais fé em nossos corações e sair de lá acreditando que coisas muito boas irão acontecer.
Observem os vitrais. São as referências góticas, que por sinal são lindíssimas.

Então é isso, andarilhos. Conheçam a Igreja. Ela já apareceu em novelas da Rede Globo. E fora que ao redor, tem muita coisa bacana: uma lan house, uma floricultura lindíssima, dois cafés super delícia que vale a pena olhar a paisagem, o shopping mais à frente

Endereço: Praça Nossa Senhora da Penha, 20
Telefone: 11 20918194 ( Para saber horários das missas, casamentos, batizados, confissão, entre outros )



E na quinta-feira: o último capítulo da série "350 anos da Penha".

Beijos, Beijos, Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário