sábado, 9 de setembro de 2017

#63 BRAGANÇA PAULISTA

Olá, andarilhos! Como estão vocês? Curtindo bastante o feriado? Quero agradecer a Rússia por acompanhar o blog. Um dia, quero estar aí, curtindo esse frio gostoso.

Eu amo viajar. Só que não tenho muita oportunidade para isso. Oportunidade = grana. Sim, não adianta. Um dia, pego a estrada para conhecer esse mundão afora. Mas, enquanto isso não acontece, vou para onde me chamam e quando oportunidades aparecem. Mesmo que seja para bem perto. 
Eu adoro conhecer os arredores de SP. Daquelas viagenzinhas que dá para fazer em um dia inteiro e voltar. É muito legal passar o dia em uma cidade que você não conhece.

Para quem está pensando em fazer algo assim, apresento Bragança Paulista. Eu tinha ido apenas uma vez, quando eu era muita pequena e não me lembrava. Dessa vez, fui acompanhar a andarilha irmã que é dançarina do ventre e participou de um concurso do qual ela foi vencedora.
O dia iria ser bem corrido, então tirei o máximo de fotos que eu pude e não deu para andar muito. Ir a uma cidade com pressa é complicado, já que o foco era o concurso. Pretendo voltar lá com o meu andarilho ou com vários andarilhos para fazer uma parte II.

Bragança Paulista, conhecido como Estância Climática de Bragança Paulista ou popularmente conhecido como a Terra da Linguiça ( sem duplo sentido, por favor ).
Diz a lenda que o nome veio de um português, dono de um rancho, no final de século XXVIII. Não existem documentos de fato que existiu esse português ou o porquê ele é tão importante, mas o mais provável é que foi uma homenagem à Portugal, à casa de Bragança, desde 1640.
São 88km da capital e com a estimativa de 164 mil habitantes. 
No século XVII, se torna uma importante cidade, por intermédio dos bandeirantes. Era uma grande produtora de café, principal produto de exportação naquela época. Acredito que o café é ainda um dos grande produtos importantes para se exportar.
Antes, pequenos agricultores que viviam em casebres, se viram enriquecendo e trocando suas pequenas casas por grandes fazendas. Foram épocas muito prósperas.
O simbolo que representa o brasão da cidade é uma flor de lis, que representa a família Pires Pimentel que fundou a cidade e da dinastia Portugal/Brasil, junto com o café.

Tudo bem! O que tem de legal para se fazer lá?

Dê uma volta no Lago do Taboão. É uma paisagem lindíssima. É para namorar e ver aquela vista linda. Você terá companhia de capivaras, patos e marrecos. Eles amam tirar fotos. Tem pista de cooper e é possível andar de bicicleta e patins.
À noite, estudantes se juntam. Como há muito bares ao redor, imagino que deva ficar lotado. É só escolher onde beber. Eu, preferiria ficar olhando o lago do que beber, mas como eu sou diferente do mundo todo, não sou parâmetro.
Eu almocei no Mcdonalds, uma opção mais rápida, mas dizem que o Bar do Rosário, ao lado da igreja central é maravilhoso. O sanduíche com calabresa e ervas finas é maravilhoso. Quem for e experimentar, me conte!
Quem ama uma aventura e gosta de perigo, a opção é ir para a Pedra Bela, a 30 km dali do qual abriga a maior tirolesa do Brasil com 1900 metros de altitude. Eu fico bem na minha terra firme. 
Em julho acontece o Festival de Inverno de Bragança, onde se reúne gastronomia, cinema, música, teatro, fotografia, entre outros. Já é mais a minha cara.
Quem é fissurado em museus, como eu, ali tem o Museu Municipal Oswaldo Russomano. Ficou 2 anos fechado para reforma e reabriu em 2013. É um museu que conta a história da civilização maia e possui artigos que pertenceram a Dom Pedro I. Eu queria muito ter ido. 
Com certeza, terá uma próxima vez.
Além, de uma feira de artesanato que vende absolutamente tudo o que você imagina. Desde panos de prato até coisas esotéricas.
Divirta-se no Museu do Telefone. Se hospede na fazenda Coronel Jacinto e beba a cachaça. Conheça o Jardim Público. Bragança tem um infinidade de coisas para se conhecer.
Reserve um final de semana ou um dia para passear, andar e conhecer as coisas por ali.
É uma experiência fantástica. E prometo fazer um post de volta, falando melhor sobre essa cidade tão fofa.

É isso andarilhos! Espero que vocês tenham gostado do post. 
E quem tiver a fim de conhecer, vale a penas entrar nesses dois sites da própria cidade que tem informações mais precisas sobre o que fazer por lá.
http://www.bragancapaulista.com.br/
http://www.guiadebraganca.com.br/pontos-turisticos

Espero voltar lá e logo!

AH, e semana que vem, devido aos 350 anos do bairro da Penha, farei uma série de posts homenageando esse meu bairro de coração.

Beijos, beijos, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário