quarta-feira, 6 de setembro de 2017

#62 ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Hello, andarilhos! Tudo bem com vocês? Se preparando para o feriado?

Chegamos a 62 postagens. Ou seja, 62 lugares para escolher a vontade e se divertir que nem gente grande ou pequena. E vem mais por aí...
Obrigada por permitirem isso. São mais de 14.000 visualizações em menos de 1 ano. Obrigada! Obrigada! Obrigada!

Como vocês bem sabem, eu prefiro ficar ao ar livre do que dentro de alguma coisa. Talvez por ser meio claustrofóbica e trabalhar em um lugar onde não tem janelas, prefiro ver gente, respirar ar puro e constatar que não estou presa e que eu posso olhar paisagens. É quando eu posso tirar meu grilhões, que ficam presos em meus pés durante a semana.

Como o feriado está chegando e para quem não curte shopping e quer fazer um programa mais leve, divertido e gostoso, apresento ( para quem não conhece ou nunca foi ) o ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO.
Sei que para muitos pode ser algo cruel, indigno e triste para os animais. Concordo que todos eles deveriam estar em seu habitat natural, vivendo a sua vida.
Eu ainda não parei para pensar o quanto isso pode ser ruim para eles. E se eu pensar, na boa, eu paro de ir ao zoológico. Mas, se não fosse por isso, animais que correm o risco de extinção, acredito que já estariam desaparecidos. Rinoceronte branco só existe 1 no mundo e está em um zoológico sendo preservado. Me pergunto se ele estivesse fora da proteção ambiental, ele ainda estaria vivo. Mas, enfim... há quem defenda maus tratos em zoológicos do mundo todo, outros, acreditam que não existem. Eu não quero entrar nessa discussão. Não quero fazer isso. Não agora. Seria interessante, mas aqui é um blog de dicas sobre SP, então voltemos ao foco. As crianças agradecem...

Pois então, O Zoológico de São Paulo é o maior do Brasil e foi inaugurado em junho de 1957, com ordens do então governador de SP, Jânio Quadros.
O que eu não sabia é que os primeiros animais exóticos adquiridos, como leões, ursos e elefantes, vieram de circos particulares.
O espaço é gigantesco. Ocupa uma área de mais de 800.00 km², de pura Mata Atlântica. A paisagem é fenomenal e são quase 5 quilômetros para ver absolutamente tudo. Então, se prepare para andar e vá bem confortável. Aconselho a usar tênis e para ficar mais a vontade e não escolha usar vestidos. O parque abriga nascentes do Riacho Ipiranga que acolhem as aves exóticas, como flamingos e aves migratórias.
São 3.200 animais, sendo mais de 100 mamíferos, 216 espécies de aves, além de répteis, invertebrados. Tem uma parte para ver formigas e sinceramente, eu não sei por que eu tenho que ir ao zoológico para ver formigas.
O Zoo de SP se tornou a primeira instituição brasileira a iniciar diversos programas para recuperação de animais e para aqueles que não conseguem se manter sozinho em seu habitat, além de preservar espécies em extinção. Então, contrariando tudo o que eu disse acima, talvez mantê-los por lá, seja algo bom, além de ser usados para pesquisas biológicas, sobre a fauna e a flora brasileira, biodiversidade e proporcionar facilidade de pesquisas para os profissionais da área: veterinários, botânicos, zoólogos, entre outros, além de receber estudantes para fazer estágios, tanto nacionais quanto estrangeiros.
Desde 1994, configura no Guinness Book ( o livro dos Recordes ), como o maior zoológico do Brasil, além de ser conhecido como o 5º melhor zoo da América Latina. Acredito que o primeiro seja da Argentina. Não sei, posso dar uma pesquisada.

O Zoo tem uma infra-estrutura impar e lá você encontra:

- 3 lanchonetes, além de vários pontos de sorvete. Muitos preferem fazer piquenique. Os preços de lá podem ser meio salgados e as filas são gigantes. Então, traga seu lanche de casa e coma apreciando os urubus dando a volta no céu. Amo urubu, gente! Sério!;
- Estacionamento para 2000 veículos. Eu prefiro ir com a van do zoológico. Evita fila na hora de entrar;
- Loja de fotos. Logo, na entrada, tiram fotos. Você escolhe se vai ficar com elas ou não. O serviço é pago;
- Fraldário;
- Lojinha de Lembranças. Tudo é muito fofo, mas tomem cuidados com os valores. Sempre;
- Passeios em Jardineiras restauradas. Ou seja, para quem tem dificuldade de locomoção ou tem preguiça mesmo de andar, é perfeito!
- Banheiro separados por sexo. Diversidade, né meu povo?

O que é muito legal também é que a cada quinze dias, há passeios noturnos monitorados. É a oportunidade perfeita para ver aquele bicho que tem hábitos noturnos e não dá para vê-lo de dia.
Aconselho a não ir em dias muito ensolarados ou muito frio. Um clima ameno é perfeito. Quente demais, os animais ficam cansados e frio demais, eles se protegem. 
E toda visita é uma experiência única. Nunca é igual a outra. Dessa última vez, consegui ver o leão. Isso é bem raro. Na penúltima visita, o tigre branco conversou com todo mundo que estava ali. Dessa vez, a preguiça falou mais alto.

Então é isso, andarilhos lindos. É o passeio perfeito para a criançada, casais, amigos e famílias. Reserve um dia inteiro para ver tudo.

Informações sobre ingressos e o ZooTour ( a van que sai do metrô Jabaquara para o Zoológico), acessem o site: www.zoologico.com.br/

Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 4241 - Água Funda - Metrô Jabaquara
Horário de Funcionamento: Todos os dias: Das 9h00 às 17h00
Telefone: 11 50730811

Curta uma tarde de sol, tire muitas fotos, tome bastante sorvete, se divirtam e me contem como foi. Combinado?

Para onde irei agora?

Beijos!
Carol Rossetto










Nenhum comentário:

Postar um comentário