quinta-feira, 28 de setembro de 2017

#68 IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS

Olá, andarilhos! Tudo bem com vocês? Novidades?

E hoje chega ao fim, a série dedicada aos 350 anos do bairro da Penha, completados em Setembro. Foi muito bom mostrar um pouco do meu bairro de coração, a sua importância para São Paulo e Brasil. Escolher apenas 5 lugares foi um tanto quanto difícil e tem muita coisa para ser mostrada ainda. É só ficar ligadinho nos próximos posts. Sábado, voltaremos a programação normal.

O lugar de hoje tem cara de interior, tem cheiro de café e comida feita no fogão a lenha, tem cara de quermesse junto com o padre participando do bingo das beatas. Tem cara de casal namorando na beira do riacho e tem cara de plantação de milho e algodão.
Mais uma vez, você está doida, Carol Rossetto?
Apresento a Igreja Nossa Senhora do Rosário do Homens Pretos. É com esse nome gigante que a Igreja com jeito de interior e que nem de longe, olhando pelas fotos, parece que estamos em uma cidade caótica, foi construída no século XIX.
Essa Igreja é considerada muito importante, devido ao fato de ter sido construída pela Irmandade dos Homens Pretos, um grupo fundado por negros escravos a partir do século 17. A construção é bem simples, mas muito linda. Feita de taipa de pilão ( areia, barro e argila ), a igreja é bem pequena, conta apenas com uma sacristia, uma nave e uma capela. Devido a falta de recursos, não deu para fazer uma construção maior.
Diz a lenda que, por ter sido levantada por escravos, é a única Igreja do Brasil que foi construída "de costas" para o sol e que isso acarretaria maldições e azar para quem entrasse na Igreja. Eram os escravos amaldiçoando qualquer pessoas culpando-as por sua dor e sofrimento.
Ouvi lendas desse tipo, mas tenho certeza de quem inventou uma história dessas deve ser uma desocupado sem tamanho. Preconceito master dessa pessoa e se tiver morto ou vivo, eu desprezo por associar escravos à maldições.
Desde 2002, para comemorar o fim da escravidão e perpetuar a lembrança dos antepassados, é realizada uma festa, sempre em novembro, para comemorar a resistência desse escravos que foram fortes até fim e que nos fazem refletir sobre a nossa história, a nossa existência, a nossa maneira de enxergarmos mais ao nosso redor e menos para o nosso umbigo.

Essa Irmandade que começou lá em 1711 ainda existe e são eles que cuidam da igreja, que desde essa época NUNCA passou por uma restauração. E eu acredito. Minha vó sempre diz que quem guarda tem. Acho que é isso o que acontece com a Igreja. O amor por ela, o cuidado, o carinho e a fé, principalmente, fazem quem com que ela pulse e continue intocada.
O mais chocante que é o único patrimônio histórico brasileiro construído por negros que sem mantém inteiro no local onde nasceu e é uma referência para nossa cultura, trazendo um estilo colonial, interiorano e um pouco da cultura afro-brasileira. Não adianta. Temos sangue negro correndo em nossas veias. Essa é a nossa história. É o nosso DNA.

Há 35 anos foi tombada pelo Condephat e se tornou patrimônio histórico paulistano e brasileiro. Nada pode ser mexido, nada pode ser mudado, violado ou depredado. Tudo passa pela autorização da Secretaria da Cultura.
Sua história é bem bonita e emocionante. Mas, em relação a beleza fico com a Nossa Senhora da Penha. Seus vitrais góticos me chamam a atenção e dá um ar mais sombrio, mais misterioso e mais romântico.

Ah, e sempre tem feirinhas gastronômicas ali na pracinha, onde a igreja se encontra. Fora quem muitas coisas para se fazer ali: faça uma visitinha na Loja da Bagunça onde você encontra de tudo, um Dunkin Donuts para tomar um café, hamburguerias e pastelarias ao redor e se caso for da leitura, duas bancas de jornais bem grandes, dispostas ao extremos para fazer a festa e comprar muitas revistas de fofocas, além de muitas lojas, salões de beleza ( ao redor ali, deve ter uns 10 ).


Endereço: Largo do Rosário, 20
Telefone: 11 2306 3369 ( se informem sobre missas, batizados, casamentos, batismos, etc...)
E-mail: largodorosario.penha@gmail.com
Página no Face: https://www.facebook.com/pg/Igreja-do-Rosário-dos-Homens-Pretos-da-Penha-de-França-https://www.facebook.com/pg/Igreja-do-Rosário-dos-Homens-Pretos-da-Penha-de-França-
Site: www.largodorosario.blogspot.com.br


Então, é isso, andarilhos. Agradeço de coração, por terem acompanhado a série e que continuo andando por São Paulo. Sábado, coloco algo bem longe da Zona Leste por aqui.
E aí, rolam sugestões?

Beijos, Beijos, Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário