quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

#203 PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA - HIGIENÓPOLIS

Hello, hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que vão aprontar no fim de semana?


Vocês perceberam e está mais do que claro por aqui, como eu encaro a importância de andar. Acho que só caminhando, descobrimos coisas que de carro, ônibus, Uber ou qualquer outra coisa, não conseguimos. Adoro enxergar esses detalhes e descobrir esses lugares que não são muito falados ou conhecidos.
O lugar de hoje foi dessa forma. Tínhamos ido ao parque Buenos Aires, que eu ainda não falei por aqui, precisava ir em algum lugar para comer, que descobrimos vendo o Google Maps ( muitas vezes, fico brincando lá no Google Maps e é assim que eu consigo descobrir lugares) e ao entrar na rua, vi essa Igreja maravilhosa e que não estava nos planos em visitá-la.

Vamos nos encher de paz entrando na PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA?

Tudo começou em 1897, por missionários claretianos para substituir uma outra capela, a  Capela Beato José de Almeida que fica ali no Pateo do Colégio que foi destruída por uma forte chuva na época em 1896.
As pessoas precisavam rezar em algum lugar, então foi preciso uma substituição. A construção durou dois anos, até 1899, mas vive sob uma constante reforma.

A construção ficou sob cargo de um escultor italiano, Tiziano Zuccheta. Sua arquitetura é de estilo lombarda ( movimento cultural e artístico no cristianismo medieval europeu), clássico e eclético ( vários estilos em um só). A primeira pintura da Igreja foi realizada entre 1927 a 1934. Mas, depois da reforma da igreja e da decupagem da tinta para realizar outra, foi descoberta um outro tipo de pintura e desenhos nas paredes que fugiam completamente das pinturas das demais capelas. As temáticas eram bem diferentes.

A iluminação é bem baixa e uma das igrejas mais bonitas que eu já vi. Tanto por dentro quanto por fora. Por exemplo, para mim, a Catedral da Sé é indiscutivelmente a mais bonita de todas, por fora. Por dentro, eu já não acho tudo isso não.
Nessa igreja, ao olharmos para o teto ou nave central como dizem, reproduz a evangelização da cidade de São Paulo, lá com os jesuítas e o padre José de Anchieta e o batismo do Cacique Tibiriçá.
Tudo isso eu conto lá no post do Páteo do Colégio, o lugar exato em que São Paulo nasceu. Onde tudo começou. Tem post no blog sobre ele. Vai lá conferir.

Eu disse acima que a igreja foi construída por missionários claretianos e que os desenhos em sua temática, exaltam a história deles.
Mas quem foram? Vocês sabem?
É uma congregação católica formada por um padre, Santo Antônio Maria Claret, em 1849, com uma média de 3.500 membros e está entre a 10 maiores ordens católicas do mundo, presente em 66 países nos 5 continentes. Muito conhecido pelos diversos trabalhos sociais no país. como a faculdade (Centro Universitário Claretiano), seminários, missões, aparições em rádio&TV, etc...
Muitos vieram da Espanha e se instalaram em 1895 no Largo São Francisco, se instalando provisoriamente na Terceira Ordem Franciscana, até ergueerem um lugar que pudessem chamar de casa.

Como a igreja do Pateo do Colégio foi destruída e construíram essa para substituir na época, vieram doações de pessoas muito importantes na época, do naipe da Marquesa de Itu, Dona Veridiana Prado e etc...
Com isso, de santuário se transformou em paróquia em 1965.

E daí, o resto é história. A igreja é lindíssima, tombada e protegida pelo CONDEPHAAT ( Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de São Paulo ).
Dentre os seus serviços, ela oferece: cursos de noivos, batizados, crismas, bazares, além de confissões. Missas tem todos os dias.

Endereço: Rua Jaguaribe, 735 - Higienópolis - Vila Buarque-
Telefone: 11 3666-0756 // 11 3661-4077
Site: https://www.igrejacoracaodemaria.org.br/avisos
Atendimento da Secretaria: Segundas-Feiras às Sextas-Feiras: Das 08h00 ao 12h00 -- 13h30 às 19h30 // Sábados: Das 07h30 às 11h30 -- 12h30 às 15h45
Missas: Segundas-feiras às Sextas-Feiras: 06h30 - 12h00 - 18h00 // Sábados: 08h00 - 16h00 // Domingos: 09h30 - 11h00 - 18h00 - 20h00
POSSUI WI-FI
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO

Finish, andarilhos. Mais uma igreja linda que conta a história de São Paulo como tem que ser contada. Eu adorei passar uns momentos ali e vale ficar no silêncio como reflexão e calma. Eu amo o silêncio e sim, ele deve ser respeitado. É nele que você encontrará as respostas para tudo.
Vão e depois me contem o que acharam, combinado?

E, se vocês gostaram desse post, compartilhe com os amigos e bora passear.

Beijos religiosos e até sábado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário