terça-feira, 28 de julho de 2020

#311 CASA MARIO DE ANDRADE: CONHEÇA O REFÚGIO DE UM DOS MAIORES ESCRITORES MODERNISTAS DO SÉCULO XX

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? Estão surtando muito nessa quarentena?


Senti saudades. De andar por aí, de escrever no blog, conhecer lugares novos e pagar meus micos.
Então, resolvi falar sobre o último lugar que fomos antes do Coronavírus chegar entre nós.

Bora conhecer a CASA MÁRIO DE ANDRADE?

Quem curte Artes e Literatura, com certeza sabe, quem foi Mário de Andrade. Um dos maiores escritores de sua geração ( leu Macunaíma?), também foi músico ( se graduou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo), poeta, romancista, contista e pesquisador.
O cara era tão incrível que fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore e foi Diretor do Departamento Municipal de São Paulo.
Já imaginou ter que viajar para em busca de lendas, canções populares interioranas, festas religiosas e tudo o que fosse relacionado a cultura de um povo? Meu Deus, eu não queria mais nada na vida.

Pois bem, vamos pular para uma cena que ocorreu aqui em São Paulo e que certamente, mudou a cara da cidade por todo o sempre: Semana de Arte Moderna de 1922, movimento modernista no Brasil que apresentou uma verdadeira renovação de linguagem artística, como a poesia declamada, antes escrita. Ele, Mario de Andrade e mais 4 grandes artistas tomaram a frente desse grande evento.
Certamente, vocês sabem quem foram: Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia e Anitta Malfatti que formavam o Grupo dos 5.
Não confundam com o maravilhoso filme "Clube dos 5", ok?
Mario de Andrade lançou o livro "Paulicéia Desvairada" e era uma análise minuciosa da sociedade paulistana no século XX, que passava por um grande período de transição de comportamento assim como a cidade ficava cada vez mais urbana.

É claro que esse evento parou a cidade e para os mais moralistas e conservadores, foi considerado um imenso ato de subversão e imensas criticas destrutivas foram ditas aos jornais da época. Foi uma semana intensa, com muita arte: música, poemas recitados que acabaram em vaias e outros.

E foi nessa casa, adquirida por sua mãe já viúva que Mario de Andrade, compunha, escrevia e recebia seus amigos mais talentosos para coquetéis, reuniões e festividades.
Viveu ali por 20 anos, até falecer aos 51 anos, por causa de um infarto no miocárdio. Viveu pouco, mas viveu intensamente.


A CASA...

A casa projetada em estilo eclético ( mescla de todos os estilos arquitetônicos e é caracterizada pela simetria e riqueza decorativa ) pelo arquiteto Oscar Americano é um sobrado geminado em alvenaria de tijolos.
E no 70o aniversário do escritor em 2015, a Casa foi reaberta com uma exposição de longa duração chamada " A Morada do Coração Perdido" e só em 2018 se tornou formalmente um museu e se integrou a Casas-Museus Literárias de São Paulo com programações exclusivas e especiais.
O foco da Casa e Centro de Pesquisa Mario de Andrade é a pesquisa, a preservação, o fomento e toda a divulgação da obra desse artista tão único, explorando objetos de estudo do escritor como: literatura, música, artes plásticas, crítica de cinema, produção teatral e outros.
O Museu oferece oficinas e cursos para potencializar a criação, além de incentivar o interesse histórico e artístico das pessoas que buscam por isso e por curiosos iniciantes.

Logo na entrada da casa, vemos uma escultura de óculos que imita os de armação redonda que ele usava. É a coisa mais fofa desse mundo.
No 1o andar, há a biblioteca onde Mario dava suas aulas de piano, o piano ao centro e uma papel de parede lindíssimo com desenhos de partituras . Há também uma outra sala com objetos pessoais, fotos, uma linha do tempo, vídeos feitos por ele de suas viagens a América do Sul, postais de amigos e objetos que não vemos mais hoje em dia. Ainda no térreo, há uma sala de estudos bem grande.

No 2o andar, há mais salas com objetos, mapas, mais cartas escritas e uma sala que explica quem foram os 5 amigos que organizaram a Semana de Arte Moderna.
Logo ao lado da casa, há um galpão em anexo que abriga peças, filmes, espetáculos e shows quando possível. São 3 casas dentro do terreno, sendo apenas a principal que foi devidamente reformada e revitalizada com pisos, forros e fiações devidamente trocados.

O funcionários da casa são extremamente educados e solícitos e adoram contar histórias. Mais uma vez, escuto que os próprios vizinhos não tem ideia do que seja ali. Não é a primeira vez que escuto que a visitação é feita mais por turistas do que os próprios moradores da cidade. É lógico que isso é um absurdo.

E, ao pisar ali naquele chão, tive que pedir licença: não é todo dia que caminhamos por onde Tarsila do Amaral e a nata da cultura paulistana passaram. Entrar naquela casa é respirar a sensibilidade, a delicadeza e a inteligência de uma época onde tudo era feito com muito cuidado e amor. As pessoas realmente acreditavam na mensagem. Tinha um propósito genuíno. Não que hoje não tenha, mas as coisas eram bem diferentes.
Deveria ser uma delícia passar algumas horas com todos eles. Imaginem os papos?
Um brinde a vida boêmia!

Já deu para perceber que amei ficar ali e certamente, você deve incluir em sua listinha de lugares para conhecer quando essa pandemia acabar:

Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda
Telefone: 11 3666 5803 // 11 3826 4085
E-mail:  casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.br
Site: CASA MARIO DE ANDRADE
HORÁRIOS: Temporariamente fechado
GRATUITO

É isso, andarilhos! É bom saber que uma jóia dessas se esconde por São Paulo e quem você vai levar para conhecer quando a pandemia acabar?

Beijos literários e até qualquer hora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário