domingo, 12 de julho de 2020

5 MOTIVOS PARA CONHECER SÃO PAULO ( OU OUTRA CIDADE ) A PÉ

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Estão andando muito por aí?


Não tenho carro. Tudo o que eu faço, eu uso transporte público ou vou a pé. Desde que o "Somos Andarilhos" existe, me propus e me desafiei a conhecer a minha cidade melhor. E quando, eu digo melhor, conhecer a pé mesmo.
Carro pode ser legal, mas dirigir nunca foi uma das minhas vontades e o dinheiro que eu compro um carro, eu invisto em um mochilão pela Europa. Sério.
Não quero perder meu tempo pensando em gasolina mais barata, pneu, recauchutagem, etc, etc, etc...
Caminhar é uma das melhores coisas que existe. E eu queria propor um exercício para vocês: que tal olhar São Paulo ou a cidade que vocês moram, fora de um ambiente minúsculo e que traz muito stress que é o trânsito caótico de qualquer cidade grande?

Então, reuni 5 motivos para conhecer São Paulo ou outra cidade a pé. Bora lá?


1. EMAGRECE

Acho que esse motivo já pode te convencer de qualquer coisa. Na minha opinião, é muito melhor do que academia. Cientificamente, já foi provado que fazer esportes pode trazer uma série de benefícios para o corpo e a mente.
Em uma hora de caminhada, se gasta 240 calorias. Imaginem se a duração for maior? Além disso, dá energia, ajuda no combate a depressão, colesterol, osteoporose e diabetes, melhora a qualidade do sono, trabalha os músculos e com certeza, deixa as suas pernas mais fortes.


2. É MAIS RÁPIDO E AINDA AJUDA O MEIO AMBIENTE

Ter um carro te dá uma sensação de poder indescritível. Você se sente poderoso e respeitável. Pode até ser, mas imagina o tempo que você perde em um trânsito, no caminho que poderia levar meia hora, quarenta minutos ou menos. A pé, você tem mais liberdade de escolhas, não se irrita, aproveita para ver detalhes que passam desapercebidos e o mais importante: não está poluindo o meio-ambiente. A natureza agradece.

3. PERCEBER DETALHES NUNCA VISTO ANTES

Dentro de um carro, você jamais vai contemplar um céu azul lindíssimo, preocupado se o carro de trás não vai te bater.
Ao caminhar, se for observador, vai reparar naquele parque que nunca entrou, detalhes cotidianos que antes não não tinha importância, ver uma pracinha colorida que não parecia tão incrível, aquele muro grafitado, uma construção diferente, casinhas, árvores, pessoas de diversos estilos... Um dia que você se propõe a isso, dá uma renovada na alma e no espírito.

4. OCUPAR E VIVER MELHOR A SUA CIDADE

Quando eu digo ocupar a sua cidade, é realmente vivenciá-la. Mas, não vivenciar sentando em um bar  choramingando as pitangas. Isso não é conhecer a sua cidade.
E, conhecer a cidade também não é saber usar o metrô. É fazer da sua cidade uma cidade mais acolhedora e gostosa de morar.
Por exemplo: não gosta do seu bairro? O que você faz para melhorar? Quem faz alguma coisa para melhorar? E se iniciativa for sua para deixá-lo mais gostoso?
Quando fazemos nossa parte, o restante vem. Interaja com projetos sociais. O que sua comunidade está fazendo para ajudar quem precisa?
Cinema? Teatro? Dança? Pesquise.

5. CONHECER A CULTURA DE UMA CIDADE É TAMBÉM CONHECER A SUA IDENTIDADE

Quer conhecer uma cidade de verdade? Vá a um centro turístico e pergunte sobre o Centro Histórico.  Você não vai conhecer e se profundar em nada dentro de um carro.
Então, aproveite e vá ao Centro ou qualquer lugar histórico e se pergunta a passar um dia cheio de informações valiosas que fizeram o passado de uma cidade se tornar o futuro delas.
É tão incrível essa bagagem cultural que nos faz aprender mais de nós mesmos e saber o quanto esse passado ainda ecoa no comportamento humano.



Pois bem, esses são apenas 5 motivos de outros milhares que existem. E aí? Será que te convenci?

Beijos andarilhos e até qualquer hora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário