domingo, 5 de julho de 2020

SÃO PAULO SELVA DE PEDRA: TEM CERTEZA DISSO?

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Ainda estão em quarentena?


Quantas áreas verdes vocês conhecem? Já parou para se perguntar isso? Não pode ser que seja apenas o Parque do Ibirapuera.

Em meio a polêmica de reabertura de shoppings e comércios não essenciais bem no auge dessa pandemia: fica o questionamento: Por que não reabrir os parques, já são ao ar livre e tem muito mais espaço do que ficar circulando em lugares fechados?

Não é o meu questionamento e quero deixar claro que sou contra qualquer tipo de reabertura, antes de encontrar algum tipo de tratamento ou vacina. Para mim, é aglomeração do mesmo jeito.
Mas, como ficar em casa para alguns é sinônimo de tortura, quem sabe conhecendo novas áreas verdes?

Depois que o blog surgiu, vi o quantos parques e áreas ambientais são extremamente importantes. E também, é uma boa desculpa para ver uma paisagem incrível, além de vitrines de shopping e também se propor a fazer algo diferente.

Sabia que existem cerca de 110 parques e 95 praças de acordo com a Prefeitura de São Paulo? Desses 100, somente 12 apareceram por aqui. Eu não tinha o costume de frequentar muito, mas nesses últimos 3 anos, tem sido uma grata surpresa com grandes descobertas.

E desses 112, há uma classificação entre eles, que talvez você não imagina qual seja:


  • PARQUES MUNICIPAIS: A prioridade desses espaços é a preservação da natureza e diversos outros propósitos, contribuindo para o bem estar da população. Geralmente, são usados para lazer: churrascos, piqueniques e encontros. Parque do Ibirapuera e da Aclimação são dois exemplos.
  • PARQUES NATURAIS: São unidades de conservação ambiental que protegem espécies ameaçadas de extinção, proteger paisagens, restauram ecossistemas degradados e geralmente, são usados para pesquisas biológicas. Um exemplo é o Parque Estadual da Cantareira.
  • PARQUES LINEARES: São parques dentro de uma área urbana, geralmente mais comprida do que larga e muito utilizado para esportes e caminhada. Esses parques tem como objetivo aumentar a área de várzea dos rios para evitar inundações.
E já que estamos falando em parques e áreas ambientais, já ouviram falar do CINTURÃO VERDE DE SÃO PAULO?
Daí, você me pergunta: o que é? O que faz? O que come?

De acordo com o site INFRAESTRUTURA MEIO AMBIENTE, o Cinturão Verde é o responsável pela qualidade de vida da metrópole de São Paulo, na medida que apresenta 10 grandes benefícios:
  • abriga os mananciais que abastecem a cidade e as cabeceiras e afluentes dos rios que cortam a área urbana;
  • estabiliza o clima, impedindo o avanço das ilhas de calor em direção à periferia;
  • auxilia na recuperação atmosférica filtrando o ar poluído, principalmente de substâncias particuladas;
  • abriga grande biodiversidade de espécies;
  • protege os solos de áreas vulneráveis, onde se produzem chuvas torrenciais, amenizando as enchentes na malha urbana;
  • uso social
  • garante parte da segurança alimentar das cidades;
  • constitui reserva do patrimônio cultural;
  • apresenta forte potencial para novas descobertas científicas;
  • estimula as atividades autosustentáveis.
E em minha classificação, cada parque é específico para alguma coisa. Por exemplo, considero o PARQUE ESTADUAL DO BELÉMTIQUATIRA e PARQUE DO TROTE ideais para fazer esportes.

Considero também que os PARQUE DA ACLIMAÇÃO PARQUE DO PIQUERIJARDIM DA LUZ e PARQUE LINA E PAULO RAIA são para descansar e contemplar toda a sua beleza.

Já, acho o PARQUE TRIANON e o PARQUE MARIO COVAS ideais para fazerem um pouco de hora, cortar caminho e só. Mais nada. Sabe aquela ideia: estou no meu horário de almoço e preciso voltar logo ou vou esperar o metrô esvaziar para ir embora? Algo bem parecido com isso.
São funcionais, mas só.

E tem os que podem ser tudo junto, misturado e ao mesmo tempo agora, como o PARQUE VILLA LOBOS

Tudo bem que temos uma visão muito micro e tudo e que se você se basear apenas pelo Centro Histórico de São Paulo ou pela Avenida Paulista, pode ser que a sua São Paulo seja selva de pedra mesmo.
Mas, será que depois de tudo isso que apresentei: é justo?
Fica a reflexão.

Beijos quarentenados e até qualquer hora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário