quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

#88 MERCADO MUNICIPAL DA PENHA

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Chegamos ao 3o post da segunda parte da série sobre a Penha.

Eu gosto muito de andar e diversão para mim, é muito mais além do que ficar sentada conversando. Até cinema para mim já se tornou um programa comum. Ir ao supermercado para mim, é superdivertido. Estou falando sério, consigo achar graça. Já viram as lojinhas que tem ao redor deles? É algo maravilhoso.

Enfim, sabemos que São Paulo tem inúmeros mercados municipais, tanto que o mais famoso deles fica no Centro de São Paulo e dizem que tem um sanduíche de mortadela estupendo. ACREDITAM QUE EU NUNCA FUI?  #VERGONHA
Isso será mudado, prometo. Que andarilha é essa, não é verdade?

Enfim, o lugar de hoje não é muito conhecido. Apresento o MERCADO MUNICIPAL DA PENHA. Após intensas manifestações dos moradores do bairro, ele inaugurou em 20 de Janeiro de 1971 e só iniciou suas atividades no mês seguinte.
Tem uma área de pouco mais de 25 mil metros quadrados e cerca de 30 boxes com produtos nacionais e importados. É bem grande ali e dá para andar bastante.
Daí você pensa, o que eu vou fazer ali, se eu posso andar pelo Centro, ir ao Mercadão de lá e comer o sanduba de mortadela?

Daí, eu falo que apesar de ser lindo, patrimônio histórico e muitas coisas para contar, acredito que as pessoas tem que conhecer lugares diferentes. A Penha é um lugar histórico, cheio de novidades e acredito que vale a pena passear um dia por aqui.
Tanto que eu gravei um vídeo mostrando o que aqui tem de interessante e o Mercadão entrou para as jóias, as 10 maravilhas do bairro em uma votação que fez parte da programação dos 350 anos da Penha em setembro passado. Em breve, colocarei o vídeo que eu gravei com a Youtuber e digital influencer Monique Carmona por aqui.

O pastel do Mercadão é formidável, além de ter inúmeros boxes/docerias. As frutas estão sempre frescas e ver aquele emaranhado de cores, é lindo de se ver. Ao entrar, você sente aquele cheiro característico , misturado com os milhões de coisas juntas. Os vinhos de lá são uma delícia.
Ele é integrante dos 15 Mercados Municipais que São Paulo dispõe. Os preços são bem acessíveis e aceitam cartão de crédito e débito.

Em 8 de novembro de 1990, foi destruído por um incêndio e só em 1994 foi reinaugurado do jeito que os moradores da Penha conhecem. Confesso que não me recordo de ter ouvido falar desse fogareú.


Notícias tristes à parte, o que realmente importa é que ele tem fácil acesso. Exatamente do lado, tem um terminal de ônibus bem grande. Vejo muitos turistas descendo ali.

Para quem for de carro, tem estacionamento gratuito com 50 vagas para compradores e mais 40 designadas para carga/descarga e a administração do mercado.

Para quem não está muito a fim de acompanhar as compras, do lado de fora tem banca de jornal, floricultura, cafeterias e do outro lado da rua, tem restaurantes.


Então, é isso, andarilhos. Vá com roupas confortáveis e se tiver disposição, caminhe pelo bairro e veja o quanta coisa legal tem na Penha e que é pouquíssimo divulgado pela grande mídia. Uma pena!

Para quem quiser conhecer:
Avenida Gabriela Mistral, 160 - Penha
Telefone: 2641 3390
Site do estabelecimento: http://www.mercadomunicipaldapenha.com.br/
Horários de Funcionamento: Ás segundas-feiras não abre // Terças-feiras aos Sábados: Das 8h00 às // Domingos: Das 08h00 às 13h00.

Vou nessa então, conheçam e me contem como foi depois, ok? E cadê as sugestões de passeios, andarilhos?

Beijos, beijos, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário