terça-feira, 14 de maio de 2019

#229 CAPELA SANTA CRUZ: A 1a IGREJA DA ZONA NORTE

Olá, andarilhos. Vocês estão bem? Como foi o dia das Mães de vocês?


Vocês já estão cansados de saber o quanto eu amo andar. Eu não tenho carro e acho que se eu tivesse, não encontraria metade das coisas que eu encontro, caminhando.
Uma das muitas metas do "Somos Andarilhos" é conhecer mais a Zona Norte. Eu quase não vou para essa região e aos, poucos isso está mudando.
E ela tem me surpreendido muito.

O lugar de hoje foi um achado e não estava nada planejado. Bora rezar na CAPELA SANTA CRUZ?

Primeiramente, eu quero dizer que eu acho que nunca fomos tão bem recebidos em algum lugar que nem esse. Acho que empata com a Mesquita de São Miguel que eu já falei por aqui.

Vamos começar então?
Pois bem, existe uma figura muito importante nessa história toda. Que não foi só importante para essa igreja por ser o primeiro pároco, mas por ter trazido o Rádio para o Brasil.
Quem estudou comunicação conhece esse ser iluminado e agradece por tudo o que ele fez. Palmas para o Landell.
Padre Landell de Moura, um gaúcho que estudou Ciências Humanas no Rio de Janeiro e depois foi para Roma estudar Física e Química.
O que foi que ele aprontou? Inventou uma válvula amplificadora, fabricou com três eletrodos e recebeu a palavra humana através do Espaço. Repetiu a experiência em 1894 da Paulista para o Alto de Santana, transmitindo toda a missa, numa distância aproximada de 8 km em linha reta.

Tudo começou lá em 1895. Pertence ao Setor Santana da Arquediocese de São Paulo e ao Santuário Nossa Senhora da Salette ( que eu fui também e logo falarei dela por aqui).
Na época, personalidades importantes da Zona Norte fizeram doações para facilitar a construção desse lugar sacro, mas um pouco antes, em 1889, um ex-combatente da Guerra do Paraguai doou o terreno para que outro padre, o Hiphólito, pudesse construir um internato para moças.

Mas, voltando... os doadores para que a Capela fossem construídas eram latifundiários e possuiam muitas chácaras ( lembrem-se que a elite ficava no Bairro de Campos Elíseos, Santa Cecília, Centro e que a Avenida Paulista começava a dar as caras com o interesse pelo lugar dos muitos barões de café).
Então, nascia essa Capela tão linda e que foi a primeira Igreja da Zona Norte, mais especificamente em Santana.

Realmente, não encontramos muito fatos sobre ela. Mas, batemos um enorme papo com o zelador e a secretária que ficaram super felizes que fomos até lá tirar fotos, pois simplesmente não tem divulgação.  Eles foram uns amores e até ficaram de enviar documentos contando melhor sobre a história, para sabermos mais sobre a Capela. É importante saber de algo tão histórico e marcante.

A arquitetura é eclética ( vários estilos em um só. Até encontramos vitrais góticos originais no altar) e já passou por alguns restauros.
Inclusive, um dos motivos que nos fez parar para ver a Igreja, foi o jardim bem bonitinho, mas que precisa ser restaurado. E vocês que acompanham o blog, sabe qual é a minha árvore favorita não sabem?
Isso mesmo; o pau-brasil. Inclusive, é um senhor de idade também e que está precisando de cuidados.
Mas, é ótimo para tirar fotos e fazer sua pose blogueirística.

E então, a partir de 1904, missionários saletinos ( uma espécie de congregação religiosa fundada em 1852, com missão de divulgar a mensagem da Virgem Maria feita à duas crianças em 1846 na França) do Brasil, passaram a assistir todas as Missas, unindo laços de fé e fraternidade.
Pois bem, depois da 2a Guerra Mundial, a capela se manteve firme e forte através de 2 mulheres de coragem e fé: Dona Ruthe Baruel e a Dona Vera Ferreti. Inclusive, as duas tem quadros expostos sobre ela na parte de cima da igreja.
Aliás, nos anos de 1985 e 2000, mas com intervalos: houveram restauros e novos pisos foram colocados, além da restauração do altar mor, vitrais, pisos, vitrôs e imagens sacras, além da implantação da secretaria, câmeras de segurança, luzes de emergência, sonorização, entre outros.

Bom, deu para perceber que eu AMEI a Capela e conversar com todo mundo ali, deu uma sensação tão boa.
Deu a entender que o caminho que estou traçando está certo e que lugares menos conhecidos precisam ser mostrados. As pessoas precisam parar de investir no óbvio.
Não estou dizendo que estou certa ou errada. Sou apenas uma pessoa com uma curiosidade patológica.


Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 2678 - Santana
Telefone: 11 29785011
Site: http://www.portalsalette.com.br/santuarios-e-paroquias/santuarios/sao-paulo/comunidade
Horários da Secretaria: Segundas -Feiras às Sexta-Feiras: 12h00 às 18h00
NÃO VI ESTACIONAMENTO
GRATUITO

Finish, andarilhos. Provavelmente não parou por aí. A história da Capela é muito maior que imaginamos e vou receber tudo isso por e-mail. Espero receber logo para fazer uma parte II.
Por enquanto, é só, com a felicidade de juntar mais uma pecinha desse quebra cabeça desse meu playground que é São Paulo.

Se você gosta dos meus posts, das minhas história e todo o trabalho aqui envolvido; compartilhe com quem você ama. Descobrir novos lugares é tudo de bom.

Beijos com fé e até sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário