Deixei esse lugar por último por causa da experiência que foi realmente muito especial.
Apresento a VINÍCOLA LUCANO.
Foi especial por causa da recepção que tivemos no dia em que fomos gravar o vídeo para o Youtube falando sobre o bairro. O dono da vinícola, Rocco Lence, é um homem extremamente gentil, educado e apaixonado pelo o que faz. Ficamos mais de 2 horas conversando, batendo um papo super delícia e soube um pouco mais sobre a cultura do vinho, como ele faz suas bebidas e trocamos altas ideias etílicas, além da vida dele, impressões do futuro, política, prêmios e muito mais. Se deixasse, a conversa iria atravessar a noite. Certeza!
Confesso que soube da existência da Vinícola poucos meses atrás, Passava por aquela rua e nunca me dei conta que tinha um lugar tão importante ali. Uma vergonha. Mas, enfim... nunca é tarde!
Em 1976, tiveram sucesso e uma grande safra ocorreu. Sua mãe, com a técnica ensinada pelos seus avós que já produziam uvas e vinhos, resolveu colher e deixar as uvas fermentando em um grande tanque guardado no quintal. O resultado foi melhor do que eles esperavam e foi aí que a Vinícola Lucano começou a nascer, que só foi fundada oficialmente em 1987, sob administração de Rocco Lence e sua esposa, Dina.
Eles já tiveram uma pequena cantina que atualmente, funciona como um museu que só pudemos conhecer através da visita guiada de Rocco. São inúmeros toneis, barris e garrafas empilhadas. É uma delícia se perder lá dentro. Ver como tudo funciona é magnífico.
Engraçado, eu tenho uma parreira razoável em casa e a colheita é sempre feita em Dezembro. Depois, disso, as uvas são atacadas por passarinhos, abelhas e marimbondos. Não fica uma, se deixar para mais tarde.
O cuidado com as uvas é gigantesco. Eles olham o aspecto, consistência e o teor do açúcar, acidez
Saí de lá, sabendo como beber vinho e cachaça corretamente. Pude degustar tudo ( é dessa forma que eu bebo) e comprovei que o sabor do vinho muda, se tomarmos em copos ou taças diferentes. É muito doido isso. Além de tudo, devido a visita deliciosa que tivemos, saímos com vinhos e queijos nas mãos. Foi presente de um dia inesquecível, recheado de cultura, história e amor.
Para quem estiver a fim de experimentar, periodicamente, aos sabados, a Lucano oferece uma degustação de vinhos com lotação de 14 a 25 pessoas. Esse curso é dividido em 2 partes: de onde vem as uvas, até como segurar uma taça, saber a temperatura, diferenciar aromas, etc... O curso é abrangente e intenso.
Bom, andarilhos, seria muito bom vocês conhecerem a vinícola e se iniciarem na arte de tomar vinho. É uma experiência, diferente e riquíssima.
Eu consegui fazer uma visita guiada.
Telefones: 11 2684 6209
Horários de Funcionamento: Terças-feiras às Sextas-Feiras: Das 7h30 ao 12h30 // 13h30 às 17h30 // Sábados: 9h30 às 16h30
Site do estabelecimento: http://www.lucano.com.br - para saber mais sobre os diversos tipos de uvas existentes.
É isso, andarilhos. Espero que vocês tenham curtido. Adorei fazer uma nova série sobre a Penha e logo menos, terá de novo. Gratidão pelo senhor Rocco, adorei mostrar essa experiência a vocês e logo menos, o vídeo que eu gravei com a Monique Carmona irá ao ar. Ansiooooosa. Se for legal, repetiremos a parceria.
E aí, sugestões de lugar para ir?
Comentem, ok?
Beijos, beijos, beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário