quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

#90 VINÍCOLA LUCANO

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Desculpem a ausência, mas eu precisava renovar minhas energias. Mas, estou de volta para mostrar o último capítulo da 2a parte da série sobre a Penha.

Eu não tenho o costume de beber. Não gosto de cerveja, de cachaça, odeio gente bêbada e acho uma perda de tempo ficar sentada em bar. A única coisa que eu gosto é vinho, que eu acho chique, saudável e elegante.
Deixei esse lugar por último por causa da experiência que foi realmente muito especial.
Apresento a VINÍCOLA LUCANO.

Foi especial por causa da recepção que tivemos no dia em que fomos gravar o vídeo para o Youtube falando sobre o bairro. O dono da vinícola, Rocco Lence, é um homem extremamente gentil, educado e apaixonado pelo o que faz. Ficamos mais de 2 horas conversando, batendo um papo super delícia e soube um pouco mais sobre a cultura do vinho, como ele faz suas bebidas e trocamos altas ideias etílicas, além da vida dele, impressões do futuro, política, prêmios e muito mais. Se deixasse, a conversa iria atravessar a noite. Certeza!

Confesso que soube da existência da Vinícola poucos meses atrás, Passava por aquela rua e nunca me dei conta que tinha um lugar tão importante ali. Uma vergonha. Mas, enfim... nunca é tarde!

A história da Lucano atravessa gerações. Faz parte da tradição. Antes de ser uma vinícola, era a casa de sua família. Em um terreno de 756 metros, seu pai, plantou cerca de 80 pés de uva do tipo MOSCATO logo no começo dos anos 1970.
Em 1976, tiveram sucesso e uma grande safra ocorreu. Sua mãe, com a técnica ensinada pelos seus avós que já produziam uvas e vinhos, resolveu colher e deixar as uvas fermentando em um grande tanque guardado no quintal. O resultado foi melhor do que eles esperavam e foi aí que a Vinícola Lucano começou a nascer, que só foi fundada oficialmente em 1987, sob administração de Rocco Lence e sua esposa, Dina.
Eles já tiveram uma pequena cantina que atualmente, funciona como um museu que só pudemos conhecer através da visita guiada de Rocco. São inúmeros toneis, barris e garrafas empilhadas. É uma delícia se perder lá dentro. Ver como tudo funciona é magnífico.

Não me recordo muito bem, mas acredito que ele tem uma fazenda lá em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. Todo ano, eles se preparam para a vindima ( colheita da uva) que ocorre nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, para uma melhor elaboração dos vinhos.
Engraçado, eu tenho uma parreira razoável em casa e a colheita é sempre feita em Dezembro. Depois, disso, as uvas são atacadas por passarinhos, abelhas e marimbondos. Não fica uma, se deixar para mais tarde.
O cuidado com as uvas é gigantesco. Eles olham o aspecto, consistência e o teor do açúcar, acidez ( acho que eles experimentam antes ). A colheita deve ser feita de manhãzinha e colocada em lugares pequenos para não amassar. Parece frescura, mas tudo isso é feito com carinho, amor e profissionalismo. Não à toa, eles ganharam prêmio do melhor vinho do Brasil. O Rocco Lence nos conta isso com o maior orgulho do mundo.

Saí de lá, sabendo como beber vinho e cachaça corretamente. Pude degustar tudo ( é dessa forma que eu bebo) e comprovei que o sabor do vinho muda, se tomarmos em copos ou taças diferentes. É muito doido isso. Além de tudo, devido a visita deliciosa que tivemos, saímos com vinhos e queijos nas mãos. Foi presente de um dia inesquecível, recheado de cultura, história e amor.

Para quem estiver a fim de experimentar, periodicamente, aos sabados, a Lucano oferece uma degustação de vinhos com lotação de 14 a 25 pessoas. Esse curso é dividido em 2 partes: de onde vem as uvas, até como segurar uma taça, saber a temperatura, diferenciar aromas, etc... O curso é abrangente e intenso.

Bom, andarilhos, seria muito bom vocês conhecerem a vinícola e se iniciarem na arte de tomar vinho. É uma experiência, diferente e riquíssima.
Eu consegui fazer uma visita guiada.

Endereço: Rua Mirandinha, 888  - Penha - Linha Vermelha do Metrô
Telefones: 11 2684 6209
Horários de Funcionamento: Terças-feiras às Sextas-Feiras: Das 7h30 ao 12h30 // 13h30 às 17h30 // Sábados: 9h30 às 16h30
Site do estabelecimento: http://www.lucano.com.br - para saber mais sobre os diversos tipos de uvas existentes.

É isso, andarilhos.  Espero que vocês tenham curtido. Adorei fazer uma nova série sobre a Penha e logo menos, terá de novo. Gratidão pelo senhor Rocco, adorei mostrar essa experiência a vocês e logo menos, o vídeo que eu gravei com a Monique Carmona irá ao ar. Ansiooooosa. Se for legal, repetiremos a parceria.
E aí, sugestões de lugar para ir?
Comentem, ok?

Beijos, beijos, beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário