sábado, 2 de dezembro de 2017

#87 BASÍLICA NOSSA SENHORA DA PENHA

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? Vamos ao segundo post da segunda parte sobre  da série sobre o bairro da Penha.


O lugar de hoje já apareceu em várias novelas da Globo e já da Estação Carrão do metrô você consegue ver a beleza e sua imponência.

A história da Basílica se interliga com as outras duas igrejas que já falei por aqui.
Já disse por aqui que existe uma lenda que um francês veio para o Brasil trazendo uma Nossa Senhora por volta de 1600.  Ele se hospedou por aqui e no dia seguinte, partiu viagem e se deu conta que tinha esquecido a santinha, até que voltou e perdeu de novo. Nos dois momentos, a santa estava no mesmo lugar em ele havia deixado. Então, ele entendeu que era ali que deveria ser construída uma igreja.
Durante um tempo fiquei pensando se isso era verdade, mas comprovei de fato, que era lenda, na terça feira quando visitamos o Memorial da Penha. Semana que vem, falarei dele por aqui.

Inclusive, essa imagem, bem linda por sinal, está no altar da Basílica, protegida. Ela fica bem ao centro da Igreja.

Ao entrar nela, verá o quanto ela é linda. Pintada de cores bem claras, dá uma certa tranquilidade em ficar ali. É bem diferente  da maioria das igrejas católicas que sempre predominam muito o roxo, o marrom e cores mais fortes. Essa não, já se destaca pelo amarelo na parte de fora e um azul bem clarinho, na parte de dentro.

Infelizmente, apesar de ser muito histórica ( afinal, D. Pedro I se hospedou ali, antes de gritar pela Independência) e ser aberta ao Público não é muito turística. El não é muito falada pela mídia. Mas, enfim, estou aqui para mostrar que a Penha tem sentido, tem cultura e tem história.

Uma coisa que eu não sabia de jeito nenhum e eu vou ter que voltar, é que lá tem um dos maiores ossários da cidade. Para quem gosta de um passeio diferente, é ideal para conhecer. Eu já conheço a cripta da Catedral da Sé. Acredito que essa seja super legal.
E há missas, no ossário, toda segunda-feira, às 15h00.


A Basílica está aberta diariamente para visitação. Católico ou não, vale a pena a visita. Você ficará encantado com a arquitetura.


Tem grupos de oração, batizados, casamentos e confissões. Todos os horários, encontra-se aqui:
 http://www.basilicadapenha.com.br/html/horarios.html

Então é isso, andarilhos. Visite a igreja, entre em contato consigo mesmo e aproveite para conhecer um pouco mais sobre a Zona Leste e que aqui tem muita coisa legal para fazer, sim.

Endereço: Rua Santo Afonso, 199 - Penha - Linha vermelha do metrô
Telefone: 11 22954462 //11 29410586

Depois contem o que acharam. Combinado?

Beijos, Beijos, Beijos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário