quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

#185 BAR E LANCHONETE CASTELÃO

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Já estão se preparando para o reveillón?

Eu ainda vou fazer uma lista dos motivos do "Somos Andarilhos" ter nascido. Uma das tentativas é mostrar que São Paulo é muito além dos shoppings, dos concretos e que dá para aproveitar a nossa cidade do jeito que ela merece. Outro motivo é mostrar a São Paulo gratuita, que cabe no bolso, a São Paulo que dá para andar a pé. Sei lá, desapegar um pouco do volante é bom.
Eu não sou rica, moro na Zona Leste e sei o quanto é cruel, uma pessoa que mora nos extremos da cidade deixar de sair ou se divertir por achar que certos tipos de passeios não condiz com a realidade dela e é aí que o "Somos Andarilhos" entra.

São Paulo é um das principais cidades do mundo com um polo gastronômico riquíssimo. Tem comida de diversos tipos e sabores. Acho isso interessante e muito acolhedor. É tudo muito lindo, charmoso, inovador, mas na prática...

O Brasil tem milhões de desempregados e somos um país com um dos maiores índices de desigualdade social do mundo. O 9o país no ranking. E sao pra la de 200.
Quando vejo, trocentos milhões de blogs especializados em gastronomia, indicando lugares para comer com um cardápio que um simples arroz custa 80,00 para UMA pessoa, ou falando os ingredientes que varia do tipo: risoto negro de algum lugar do mundo, caviar ao molho madeira, molho pesto de não sei do quê, trufas negras com o assopro de bruxa das cavernas, essas paradas meio loucas assim, fico pensando na galera que sonha apenas com um arroz, feijão, uma carne qualquer, um ovo frito e farinha. Batata-frita é luxo. E eu fico triste.
Fico pensando no pai desempregado que envia currículos a manhã inteira e precisa almoçar. Com certeza, ele não pensou em brunch da tarde ou em ingredientes esquisitos. Ele não quer saber das estrelas que tal chef ganhou em revistas especializadas.
Estou falando de uma galera normal. Esses blogs precisam pensar nesse pessoal ou só o prestígio com o eterno ego que importam?
Mas, não estou dizendo aqui, que não comeria em lugares mais chiques. Se eu for convidada, absolutamente, como já fui algumas vezes. Mas, por mim, eu escolhendo qual lugar ir, dificilmente verão. Sorry! Não tenho como dar 500 reais em comida em uma noite. Algo irreal para mim.

Sendo assim, vamos comer no BAR E LANCHONETE CASTELÃO? Claro que descobri esse restaurante... andando.
Não planejamos nada no dia. Apenas fomos conhecer o Parque Buenos Aires e depois, ficaríamos com o dia livre para andarilhar...
Depois de quase 2 horas no parque, morríamos de fome e vimos essa mistura de bar/lanchonete/boteco com um banner anunciando PF a simplesmente R$11,90. Sim, R$11,90 para duas pessoas.
Claro que entramos.
Eu amo esses botequinhos de esquina. Eles são os salvadores da pátria. Já me salvou muitas vezes na hora da fome extrema.

Infelizmente, como não é muito conhecido, quase não encontrei informações sobre a história dele na web. Uma pena, pois é um lugar bem grandinho e a comida espetacular.
Acho que não preciso ser mais feliz quando eu tenho um arroz, feijão, filé de frango empanado e batata frita. O tempero é simplesmente divino.
O ambiente é bem acolhedor e não estava nada cheio quando fomos almoçar. Era Dia de Finados, então não tinha como encher mesmo não. Só tinha algumas famílias almoçando e só.
Simplesmente perfeito!

Destaque para o garçom Thiago que é uma figura e um show à parte. Simplesmente incrível. Feliz, engraçado e muito atencioso. A decoração também é bem legal. Há uns quadrinhos bem divertidos. Tem um que mostra algumas charadas de ditos populares e é legal tentar adivinhar cada uma delas. Bom para passar o tempo.
Como não é um restaurante conhecidíssimo, não consegui descobrir o nome do gerente, a história do lugar, nada, nada... infelizmente.
Vi alguns comentários no Google, no Trip Advisor e no Foursquare e as pessoas avaliam bem. Pelo menos.
Descobri também que toda sexta-feira, às 19h00 tem shows sertanejos ao vivo. Essa fica para a galera da sofrência. Como para mim, é um golpe de faca na barriga, eu passo. Mas é bom para quem curte musiquinhas clichês.

Sim, é um achado. Também há lugares simples na elite paulistana. Tudo é questão de andar e prestar atenção a sua volta.
E esse descobrimos sem querer, andando para lugar nenhum. Comida BBB. Boa, bonita e barata.
Além de ser gostosa, muito gostosa!
Ah, e tem mesinhas do lado de fora para quem prefere almoçar vendo a paisagem. E bota paisagem nisso, por causa da Igreja Paróquia Imaculado Coração de Maria, que é tombada e lindíssima na mesma rua. Logo falarei dela por aqui.

Um prato por R$11,90, cheio de comida é para agradecer aos céus. Nem no Centro de São Paulo tem coisas desse tipo. Então, valorize. Vão e depois me contem.
Não tirei foto do cardápio, mas eles oferecem lanches também.

Endereço: Rua Martin Francisco, 553 - Vila Buarque
Telefone: 11 3362-0863
Horário de Funcionamento: Segundas-Feiras aos Sábados: 06h00 à 01h00 // Domingos: 09h00 às 18h00
Aceita cartões de crédito e débito
Convenio com estacionamento na Rua Jaguaribe: R$3,00
Não tem SITE

Então, é isso, andarilhos. Tudo isso saiu por menos de R$40,00. Cara, vamos dar valor ao nosso bolso.
De repente, a simplicidade é a resolução para absolutamente tudo. Não é tão difícil. E gastar R$11,90 em plena Higienópolis é um grande presente.


Beijos gulosos e até sábado!





Nenhum comentário:

Postar um comentário