Enfim, cresci lendo "Turma da Mônica", assinava mensalmente e tudo. Se eu tivesse como, voltaria a assinar. E outro que fez minha infância mais feliz foi, o "Menino Maluquinho", do Ziraldo.
E, volta e meia, as pessoas me perguntam o que fazer com crianças aqui em São Paulo. Realmente, quase não coloco o que se fazer com os pimpolhos por aqui. Principalmente agora, que as férias estão chegando e os pais vão ficar malucos.
Vamos conhecer a CASA MELHORAMENTOS E VIAJAR PARA OS PLANETAS DO ZIRALDO?
Antes de começarmos, vamos apresentar o Ziraldo, que nasceu em 1932, portanto tem 85 anos. É um
jovem senhor.
É um escritor, cartunista, caricaturista e inventor do "Menino Maluquinho". Talvez o personagem mais famoso dele. Passou toda a sua infância em Caratinga, Minas Gerais. Se formou em Direito e logo, em 1960, lançou sozinho, a primeira história em quadrinhos a cores, produzida pelo Brasil, a Turma do Pererê, que é baseada no folclore brasileiro.
Eu dou uma bala para você adivinhar o que aconteceu com o gibi em 1964. EXATO! Começo de ditadura, o gibi foi censurado e suas vendas foram proibidas.
Mano do céu, era só um gibi que tinha o Saci Pererê como personagem principal. Que mal poderia haver nisso?
E, finalmente, em 1980, Ziraldo lançou o seu maior sucesso da carreira, o "Menino Maluquinho" que foi adaptado para a TV e o cinema. Sempre amei os quadrinhos, mas nunca gostei dos filmes. O ator não é tão doido quanto o personagem.
E aí, o resto é história. Ziraldo é Ziraldo. E pronto.
Ziraldo usa cores fortes em sua composição e é um curioso fanático sobre mitologia greco romana.
Então, "Os Planetas de Ziraldo" aborda o fascínio que ele tem pelos planetas, por astronautas, por estrelas e satélites.
Tanto que livros famosos como "Flicts", "Planeta Lilás", o "Menino dos Planetas", foram publicados e se tornaram sucesso de público e de crítica.
Um prato cheio para homenagear um cara desse naipe e octagenário.
Uma das curadoras da exposição, é a sua filha, a cineasta Daniela Thomas, que conta que o pai ficou fascinado pelo assunto quando começaram as explorações espaciais na década de 1960 e foi inspiração para o livro "Flicts" que completa 50 anos em 2019 e que trata da conquista da Lua. Aliás, vale a pena ler, viu? Mostre para o seu filho nas férias. Conte a historinha para ele antes de dormir.
Isso é demais. Não foi um zé mané da esquina. Ele só conheceu uma das pessoas mais importantes da história da humanidade e isso não é para qualquer um. Coisas de Ziraldo.
Isso ele conta mais detalhadamente no mini documentário de 9 minutos, logo na entrada É tão rapidinho que você nem sente. Aliás, sugiro começar por essa parte.
Seu processo é muito interessante. Para desenhar meninas, ele utiliza a técnica do barroco: formas mais harmoniosas e delicadas, entre outras técnicas que está tudo descrito nos diversos rascunhos e originais que estão esperando por vocês, olhinhos curiosos.
Sabe o que é mais legal? Dá a sensação de que realmente, estamos no espaço. São vários elementos em 3D que dão o aspecto tridimensional nas salas. Além de tudo ser meio escurinho.
Estão vendo, pais? Eu não tenho filhos, mas não existe essa de falar que tal coisa não é da época do seu filho. Apresente a ele, mostre o que você gostava, faça ouvir, comente ou dê sugestões. Jovem Guarda está longe de ser minha época e eu sou alucinada.
As crianças realmente gostam de um bom desenho. E eu digo crianças mesmo, de 5, 6 anos...
Bom, a exposição está simplesmente incrível e eu sugiro, ficar mais ou menos 1 hora e meia ali. Em exposição, eu esqueço da vida. Não fico menos do que duas horas.
E infelizmente, Ziraldo sofreu um AVC há poucos meses atrás e espero que ele se recupere logo. Precisamos de mais 100 anos dele.
Para agendamento de Escolas: eventos@casamelhoramentos.com.br ou pelo telefone 11 38740913
Horário de Funcionamento: Quintas-feiras aos Domingos: 09h00 às 21h00
ENTRADA GRATUITA
Possui Wi-Fi
Até 22/12/2018 - DÁ TEMPO
POSSUI ESTACIONAMENTO
Então, é isso andarilhos. Mais uma exposição maravilhosa de linda. Nada mais maravilhoso do que o pensamento de pessoas que consegue nos fazer imaginar, sonhar, sorrir e mostrar um talento fora do comum. Acho tão lindo quem acha que não é ficar trancado numa sala de escritório, de paletó e gravata, a solução de tudo. Desenho, cinema, fotografia, dança, teatro e quadrinhos nos mostram quem podemos ser. E Ziraldo é a prova de tudo isso.
Beijos lunáticos e até quinta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário