quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

#183 CASA MELHORAMENTOS + EXPOSIÇÃO: PLANETAS DO ZIRALDO - ENCERRADO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Piscamos e já estamos em Dezembro. Meu Deus!


Eu amo ler. Muito. E não entendo quem não gosta. E o que fez minha cabeça e com certeza, a de muitas crianças no final dos anos 1980 e 1990, foram os gibis. Não havia uma foto minha que eu não estive com um gibi aberto. Sempre preferi ficar lendo do que ficar na companhia de outras crianças ou brincando. Preferia brincar sozinha.
Enfim, cresci lendo "Turma da Mônica", assinava mensalmente e tudo. Se eu tivesse como, voltaria a assinar. E outro que fez minha infância mais feliz foi, o "Menino Maluquinho", do Ziraldo.
E, volta e meia, as pessoas me perguntam o que fazer com crianças aqui em São Paulo. Realmente, quase não coloco o que se fazer com os pimpolhos por aqui. Principalmente agora, que as férias estão chegando e os pais vão ficar malucos.


Vamos conhecer a CASA MELHORAMENTOS E VIAJAR PARA OS PLANETAS DO ZIRALDO?

Antes de começarmos, vamos apresentar o Ziraldo, que nasceu em 1932, portanto tem 85 anos. É um
 jovem senhor.
É um escritor, cartunista, caricaturista e inventor do "Menino Maluquinho". Talvez o personagem mais famoso dele. Passou toda a sua infância em Caratinga, Minas Gerais. Se formou em Direito e logo, em 1960, lançou sozinho, a primeira história em quadrinhos a cores, produzida pelo Brasil, a Turma do Pererê, que é baseada no folclore brasileiro.
Eu dou uma bala para você adivinhar o que aconteceu com o gibi em 1964. EXATO! Começo de ditadura, o gibi foi censurado e suas vendas foram proibidas.
Mano do céu, era só um gibi que tinha o Saci Pererê como personagem principal. Que mal poderia haver nisso?
E, finalmente, em 1980, Ziraldo lançou o seu maior sucesso da carreira, o "Menino Maluquinho" que foi adaptado para a TV e o cinema. Sempre amei os quadrinhos, mas nunca gostei dos filmes. O ator não é tão doido quanto o personagem.
E aí, o resto é história. Ziraldo é Ziraldo. E pronto.

E, por Ziraldo amar demais o Espaço Sideral e fazer inúmeros livros, baseados nesse tema, a exposição é justamente ambientada nesse Universo ( literalmente ).
Ziraldo usa cores fortes em sua composição e é um curioso fanático sobre mitologia greco romana.

Então, "Os Planetas de Ziraldo" aborda o fascínio que ele tem pelos planetas, por astronautas, por estrelas e satélites.
Tanto que livros famosos como "Flicts", "Planeta Lilás", o "Menino dos Planetas", foram publicados e se tornaram sucesso de público e de crítica.
Um prato cheio para homenagear um cara desse naipe e octagenário.
Uma das curadoras da exposição, é a sua filha, a cineasta Daniela Thomas, que conta que o pai ficou fascinado pelo assunto quando começaram as explorações espaciais na década de 1960 e foi inspiração para o livro "Flicts" que completa 50 anos em 2019 e que trata da conquista da Lua. Aliás, vale a pena ler, viu? Mostre para o seu filho nas férias. Conte a historinha para ele antes de dormir.

E sabe o que é mais incrível de tudo isso? Ziraldo conheceu Neil Armstrong, o primeiro cara a pisar na Lua. Neil já tinha ouvido falar dele e ganhou um exemplar de "Flicts" autografado.
Isso é demais. Não foi um zé mané da esquina. Ele só conheceu uma das pessoas mais importantes da história da humanidade e isso não é para qualquer um. Coisas de Ziraldo.
Isso ele conta mais detalhadamente no mini documentário de 9 minutos, logo na entrada É tão rapidinho que você nem sente. Aliás, sugiro começar por essa parte.

Na mostra, vemos os esboços e rascunhos dos desenhos até chegar o original. Ziraldo é avesso à tecnologia e não consegue usar direito o computador. O que ele fica feliz é usar qualquer pedaço de papel para sair rabiscando.
Seu processo é muito interessante. Para desenhar meninas, ele utiliza a técnica do barroco: formas mais harmoniosas e delicadas, entre outras técnicas que está tudo descrito nos diversos rascunhos e originais que estão esperando por vocês, olhinhos curiosos.
Sabe o que é mais legal? Dá a sensação de que realmente, estamos no espaço. São vários elementos em 3D que dão o aspecto tridimensional nas salas. Além de tudo ser meio escurinho.

Uma outra coisa que eu reparei é que tinhas várias crianças. Com exceção de uma ou outra encapetada, a maioria delas piraram com os desenhos.
Estão vendo, pais? Eu não tenho filhos, mas não existe essa de falar que tal coisa não é da época do seu filho. Apresente a ele, mostre o que você gostava, faça ouvir, comente ou dê sugestões. Jovem Guarda está longe de ser minha época e eu sou alucinada.
As crianças realmente gostam de um bom desenho. E eu digo crianças mesmo, de 5, 6 anos...

Bom, a exposição está simplesmente incrível e eu sugiro, ficar mais ou menos 1 hora e meia ali. Em exposição, eu esqueço da vida. Não fico menos do que duas horas.
E infelizmente, Ziraldo sofreu um AVC há poucos meses atrás e espero que ele se recupere logo. Precisamos de mais 100 anos dele.

Endereço: Rua Tito, 479 - Vila Romana
Telefone: 11 3874 0402
Para agendamento de Escolas: eventos@casamelhoramentos.com.br ou pelo telefone 11 38740913
Site: http://www.melhoramentos.com.br/v2/a-casa-melhoramentos-apresenta/
Horário de Funcionamento: Quintas-feiras aos Domingos: 09h00 às 21h00
ENTRADA GRATUITA
Possui Wi-Fi
Até 22/12/2018 - DÁ TEMPO
POSSUI ESTACIONAMENTO

Então, é isso andarilhos. Mais uma exposição maravilhosa de linda. Nada mais maravilhoso do que o pensamento de pessoas que consegue nos fazer imaginar, sonhar, sorrir e mostrar um talento fora do comum. Acho tão lindo quem acha que não é ficar trancado numa sala de escritório, de paletó e gravata, a solução de tudo. Desenho, cinema, fotografia, dança, teatro e quadrinhos nos mostram quem podemos ser. E Ziraldo é a prova de tudo isso.

Beijos lunáticos e até quinta.











Nenhum comentário:

Postar um comentário