quinta-feira, 6 de junho de 2019

#235 BIBLIOTECA PAULO SÉRGIO DUARTE MILLIET: INCENTIVANDO A LEITURA DESDE 1956

Hello, andarilhos. Como vocês estão? Muito frio por aí?

Sempre bato na mesma tecla que, nós só conhecemos algo melhor, andando. Carro pode facilitar e muito, só que eu acho que é mais objetivo e com ele, não vemos tantos detalhes, que só caminhando, podemos perceber.

O lugar de hoje, foi encontrado por acaso. Fui ao Tatuapé resolver algumas coisas e depois, decidi subir a rua Tuiuti inteira, até o final dela, para ver onde dava. 
Só a conhecia até a Praça Silvio Romero. Nunca tinha ido mais adiante.
Cheguei nesse lugar e já estava fechado. Falei com o Andarilho e voltamos lá no dia seguinte. Eu sou alucinada por bibliotecas, então eu precisava conhecer essa.

Vamos ler alguma coisas na BIBLIOTECA PAULO SÉRGIO DUARTE MILLIET?

Primeiramente, vamos descobrir quem é Paulo Sérgio Duarte Milliet.

Esse moço, nascido em 1930, era filho do poeta modernista, Sérgio Milliet e sobrinho do escritor Paulo Duarte.
Com uma família talentosa dessa, começou a escrever poemas, cheios de tristezas e melancolias. Ai, adoro poetas e escritores melancólicos.
Acho que só a tristeza nos faz escrever coisas lindas e profundas.
Pois bem, infelizmente ele nunca conseguiu publicar livros em vida e nunca viu o seu sucesso. Infelizmente, morreu muito jovem, aos 19 anos, em 1949. Mas, teve o pai que publicou sua obra que é lida até hoje.

Então, em 1956, essa Biblioteca foi inaugurada e seu patrono é o Paulinho, que apesar de sua vida e carreiras curtas, suas obras são muito importantes para a Literatura Brasileira.
Bora conhecer os poemas "Balada do Caminhante" e "Poema da Eterna Caminhada"?

Enfim, são 37 mil exemplares de livros especializados e de ficção de tudo quanto é tipo, revistas, gibis, espaço kids para os Enzos e Valentinas, seções especializada em artes, banco de peças teatrais, além de multimídia, sala multiuso e recursos audiovisuais, além de ter um telecentro com 17 computadores disponíveis para utilização.
Tudo isso, ao redor de uma praça lindíssima que está sendo revitalizada. Aliás, acho que eu me apaixonei por lá, por causa da Praça que é toda diferentona.

Na época de sua inauguração, teve um impacto cultural muito forte no local, pois não haviam bibliotecas presentes por ali.
Era uma nova era chegando, pois sua missão era incentivar a leitura, estimular formas de expressão e desenvolver o senso crítico de todas as formas, incentivando um laço familiar e criando um vínculo com a biblioteca e a comunidade.

Desde então, fazendo inúmeros projetos para fomentar e incentivar o povo criar e gostar do hábito da leitura. Até que, em 1996, seu nome "Biblioteca da Mooca" muda e ganha o nome do Patrono atual.

A Biblioteca é a coisa mais gracinha do Universo. O espaço é super organizado, limpo e o atendimento é maravilhoso. Todos os atendentes são super simpáticos e amei passar um tempo ali, vendo tudo e tirando fotos.
Ah, e se quiser fazer carteirinha para retirar livros ( eu realmente espero que alguém ainda faça isso), é só levar o seu RG, CPF e comprovante de residência. A carteirinha fica pronta na hora.
Eles emprestam até 4 livros por 15 dias. É bastante tempo.

Ah, e já ia me esquecendo. A Biblioteca sempre promove eventos como: saraus, contação de histórias, oficinas, teatros, entre outros.
Vale a pena ficarem ligados.

Curtiu? Bora para a biblioteca que eu acho bem melhor do que perder tempo sentado em bar. Ah, eu acho.

Endereço: Praça Ituzaingó, s/n - Vila Regente Feijó - Tatuapé
Telefone: 11 2671 4974
Horários: Segundas-Feiras às Sextas-Feiras: Das 09h00 às 18h00 // Sábados: Das 09h00 às 16h00 // Domingos: Das 09h00 às 13h00
Facebook: https://www.facebook.com/pg/paulosergio.milliet/events/?ref=page_internal
POSSUI WIFI
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
GRATUITO

Ficamos por aqui, andarilhos. Nada melhor do que ter que companhia de livros para nos deixar mais fortes e entendidos. Combatemos o nosso inimigo com muita leitura, pois só elas nos traz senso crítico e inteligência para lidarmos melhor com o mundo e com o próximo.

Beijos cultos e até sábado.






2 comentários:

  1. Amei, Carol! Vou levar a Annita, com certeza!

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza de que vocês duas vão amar muito. A pracinha que tem em frente é linda. É um passeio delicioso.

    ResponderExcluir