sábado, 7 de março de 2020

#308 ESPECIAL - 1 DIA EM JUNDIAÍ: CATEDRAL NOSSA SENHORA DO DESTERRO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que vão fazer nesse fim de semana?


Eu adoro igrejas. Quem me conhece, sabe que eu amo a arte sacra. Não faço questão de frequentar missas e cultos. Isso acontece sem querer, de vez em quando. Mas, acho que nada, nenhum lugar tem uma boa história para contar se não tiver uma igreja de pano de fundo.

Elas sempre foram importantíssimas para o crescimento histórico de cada lugar. Então, continuando o post do Largo da Matriz, vamos entrar na CATEDRAL NOSSA SENHORA DO DESTERRO?


Vocês se lembram do casal do primeiro post sobre Jundiaí, o Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes? Relembre AQUI.

Pois então, em 1651, foram esses dois que começaram a construção da Igreja, substituindo a pequena capela que tinha ali e então, essa Igreja seria em homenagem à Nossa Senhora do Desterro, que é ninguém mais, ninguém menos que a Virgem Maria.

Os portugueses estavam fazendo a festa do caqui por aqui ainda, então, o primeiro estilo arquitetônico foi feita à base de taipa de pilão (barro, areia e argila) com estilo barroco-português, mas não temos fotos e nem desenhos da pequena igreja. Pois bem, quando Jundiaí começou a tomar forma e tomar o nome de cidade, a Igreja foi remodelada e adivinha por quem? Te dou um doce se você adivinhar.

Isso mesmo. Ramos de Azevedo... homão da p*** toda. Em 1886, ele reorganizou toda a construção em estilo gótico, baseada nas arquiteturas francesas do século 12 a 14.

Depois disso, passou por novas reformas e o teto passou a ter abóbadas ogivais, afrescos que retratam as passagens bíblicas, um acervo de esculturas inestimáveis e os vitrais que são de cair o queixo de tão lindo.

Realmente, a Igreja impressiona. Aliás, eu adoro ver a arquitetura de todas. E outra coisa que eu não sabia e que é mais uma desculpa para voltar lá, é que a Igreja tem uma Cripta com cardeais enterrados.
Ah, e prestem atenção no sino e nos tubos do órgão Cavaille-Coll trazido da França, pelo Conde de Parnaíba. O que vocês irão ver e ouvir é coisa de louco.

A Catedral também trabalha com realizações de casamentos, batizados, pedidos de orações e missas normais.

Enfim, entrar nessa Igreja é mergulhar na história desde os primórdios e saber que você está dentro de algo de valor inestimável, faz muito bem para alma.
Eu sempre estou em busca do silêncio, já que minha mente é um caos. Como as Igrejas estão sempre abertas, é ótimo para descansar e ver a arquitetura como um todo.

Estão curtindo a série sobre Jundiaí?

Endereço: Praça Governador Pedro de Toledo, s/n - Centro/ Jundiaí
Telefone: 11 45860248
Site: CATEDRAL NOSSA SENHORA DO DESTERRO
E-mail: pastoral@catedraljundiai.com.br
Horários: Secretaria: Segundas-Feiras às Sextas-Feiras: Das 08h00 às 17h00 // Sábados: Das 08h00 às 11h00 // Missas: Segundas às Sextas-feira: 7h00, 12h00 e 18h15 - Sábados: 7h00, 18h30 // Domingos: 7h00, 8h30, 10h, 11h15 e 18h30
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
Acesso para cadeirantes

Ficamos por aqui, andarilhos. A série sobre Jundiaí está na metade e ainda tem bastante coisa interessante para ver. Espero que vocês continuem comigo até o final.
Quem ficou com vontade de conhecer Jundiaí?

Beijos paroquiais e até quinta.


VAI VIAJAR?

Você sabia que quando você faz qualquer reserva com um link aqui no blog, o "Somos Andarilhos" ganha uma pequena comissão? Sim, aqui também é trabalho. Obviamente que você não é taxado a mais por isso e com esse presente para você, ainda ajuda o "Somos Andarilhos a se manter de pé e produzir mais conteúdos incríveis e de qualidade! Quer ver mais viagens e lugares maravilhosos por aqui? Então, vamos reservar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário