quinta-feira, 12 de março de 2020

#309 ESPECIAL 1 DIA EM JUNDIAÍ - SOLAR DO BARÃO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que tem de bom para hoje?


E continuamos na saga do que fazer em Jundiaí. Vocês sabem que eu sou a louca dos Museus e acho lindo quando outras cidades, principalmente do interior, tem centros culturais e museus. Isso dá um afago na alma.


Vamos conhecer o SOLAR DO BARÃO?

Há 158 anos atrás, Antônio de Queiróz Teles, o Primeiro Barão de Jundiaí, que também foi delegado e polícia, juiz de paz, produtor de café, deputado e vereador, ergueu o seu casarão, de estilo neorrococó ( estilo altamente decorativo, cores mais suaves com linhas curvas e delicadas).

Foi uma alegria para a galera altamente endinheirada. Ali, era o ponto de encontro de pessoas com boa influência e foi exatamente nessa casa que as decisões políticas mais importantes da cidade foram tomadas, na época.
Dizem que o Barão gostava de ajudar os mais necessitados. Não à toa, ficou conhecido como o Pai dos Pobres e que sempre tinha alguma coisa pronta para doar quando necessário.

Muitas personalidades importantíssimas passaram por aquela casa: o ex-Presidente Washington Luis que descansa no Cemitério da Consolação, o jurista Ruy Barbosa e até o nosso Imperador.

O Barão morreu em 1870 e mais tarde, a família ( esposa e filhos ) doaram à Associação das Irmãs de São Vicente de Paula, que alugaram para a Prefeitura e desde, então se tornou o museu que conhecemos hoje.

E, nos anos 1970, o casarão foi tombado pelo CONDEPHAAT, por causa de sua importância e sua arquitetura (feito com taipa de pilão, ainda com elementos originais, vidros decorados e muros divisórios) Assim, olhando rapidamente, o Solar me fez lembrar da CHÁCARA LANE que eu já falei por aqui. Clica no link.
A casa é vazia e tem exposições temporárias.

A cereja desse bolo todo é o Jardim, que é maravilhoso de lindo, com 1600 metros quadrados, com um mini jardim japonês, altamente romântico e dispões de placas indicativas com o nomes das plantas que existem por ali. E, eu fico tão feliz quando eu acontece isso.
Eu não sou botânica e não sou obrigada a saber nomes de árvores e plantas, não é verdade? Mal sei o que é um coqueiro. Então, parabéns por essa iniciativa.
O jardim é extremamente bem cuidado. No dia da vista haviam jardineiros cuidando, regando e podando os arbustos. Surreal.
Ali, é incrivelmente perfeito para namorar, tirar fotos, descansar de uma caminhada hard como a nossa, ler, olhar a movimentação que é bastante...

Pudera, segundo os sites especializados em turismo na cidade dizem que o Solar do Barão é o lugar mais frequentado em termos de cultura em Jundiaí: são cerca de 1200 pessoas que vão espontaneamente ao museu, tirando grupos guiados e excursões de escola, além de organizações sociais.
Talvez por que esteja bem no Centro da cidade. É só atravessar o Largo da Matriz e pronto.

Além de tudo isso, o Solar conta com um auditório que abriga 80 pessoas e tem um piano de cauda longa, muito utilizado para palestras, projeções de filmes e documentários, além de audições.
Não consegui ver o auditório, mas deve ser lindo.

Pois bem, um lugar lindíssimo e histórico que merece muito a sua visita. Imagina pisar no mesmo lugar que o Imperador pisou?
Sinta-se um viajante do tempo, se transporte para 100 anos atrás e entenda a importância desse lugar.

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 762 - Centro - Jundiaí
Telefone: 11 45216259
Horários: Terças-Feiras às Sextas-Feiras: 10h00 às 17h00 // Sábados e Domingos: 10h00 às 16h00 // Segundas-Feiras FECHADO
E-mail: museusolardobarao@jundiai.gov.br
NÃO TEM ESTACIONAMENTO
POSSUI WI-FI
GRATUITO

Pronto, andarilhos. Mais um museu para a conta e esse conta uma história lindíssima. Eu amo História e quem acompanha o blog sabe que muita coisa se interliga. É um barato.


Beijos importantes até sábado!


VAI VIAJAR?

Você sabia que quando você faz qualquer reserva com um link aqui no blog, o "Somos Andarilhos" ganha uma pequena comissão? Sim, aqui também é trabalho. Obviamente que você não é taxado a mais por isso e com esse presente para você, ainda ajuda o "Somos Andarilhos a se manter de pé e produzir mais conteúdos incríveis e de qualidade! Quer ver mais viagens e lugares maravilhosos por aqui? Então, vamos reservar?






Nenhum comentário:

Postar um comentário