sábado, 21 de janeiro de 2017

#4 MOSTEIRO DE SANTO BENTO

Bom dia, pessoas! Estão bem?

Hoje eu vou falar de um lugar que eu acho bem misterioso. Sim, o Mosteiro de São Bento.


Passo ali todos os dias, pois trabalho ali do lado, mas raramente entro, devido a falta de tempo. 
Não sou católica, mas sempre curti a arquitetura de igrejas. Acho tudo aquilo lindo e quando eu consigo, eu entro e fico entontecida ( essa palavra existe?) com as peças, com os murais no teto, com o órgão, com as cores. Com absolutamente tudo! Para mim, toda vez que entro, é como se eu fosse pela 1ª vez. Adoro! Arrepia pela imponência.

A primeira vez que eu fui, lá em 2007, foi para ver a apresentação de canto gregoriano dos monges. Me apaixonei logo de cara. Aquele órgão te traz paz.

Por falar em arquitetura, essa estrutura neorromânica começou a ser construída em 1910 e foi terminada em 1922 e foi idealizada por um arquiteto alemão.
Cerca de 45 monges vivem ali. Eles não podem receber visitas femininas, só da mãe e da avó. A mesma coisa das irmãs que vivem ali no Museu de Arte Sacra, que falei em um dos post passado. 
Queria muito ver como eles vivem. Sei lá, curiosidade apenas. Eles devem ter muitas histórias pra contar.

O relógio é também algo a parte. Também alemão, foi instalado um ano antes do término da construção. Adoro o barulho dele.
Além de mosteiro, é também faculdade e oferece cursos de teologia, licenciatura de filosofia, além de idiomas. Deve ser bacana estudar ali.

Ele também conta com uma biblioteca com mais 100.000 títulos. Eu iria adorar me perder em meio de tantos livros. Dizem que é a mais antiga de São Paulo e possui alguns títulos publicados antes do século XIX.
Não sei dizer se é aberta ao público. Acredito que não e seria o máximo se fosse. Alguém poderia me dizer se é? 
Enfim, deu pra sentir o quanto eu adoro o Mosteiro, não é? A única coisa que me incomoda é o café e a padaria que eles tem.

Eu não sabia disso e quando eu soube, achei que era um espaço com cadeiras, onde se daria para conversar, descansar ou algo parecido. 
Os produtos são vendidos em um guichê, do tipo venda de ingresso de cinema antigo. Os preços dos bolos são absurdos. Jamais daria mais de R$100 em algo comestível. É de assustar! Parecem ser bons, mas com R$100, eu almoço a semana inteira e bem. 
Monges, me desculpem. Mas é caro demais. 

Mas, tirando isso vale super a pena e se você ainda não conhece, é visita obrigatória para quem está passando por São Paulo.

Ah, e dia 18 de fevereiro terá aula de canto gregoriano. Será em um sábado, às 09h30. Para quem tiver interesse:
http://mosteiro.org.br/?event=aula-de-canto-gregoriano&event_date=2017-02-18

Segue endereço:
Largo de Santo Bento s/n - Centro Velho

E aí, curtiram? É só deixar o seu comentário e vamos nos falando. Deem sugestões. Ajudem essa andarilha baixar em outro lugar incrível. Conto com vocês!

Love!
Carol Rossetto

3 comentários:

  1. Minha prima vai no brunch que eles fazem algumas vezes por ano lá no mosteiro....agora fiquei assustada com o valor que devem cobrar. Bom, amiga, igrejas sendo igrejas. Eu confesso que tenho um pouco de fobia de igrejas, fui criada numa família bem tradicional católica (portuguesa, com certeza) e meu avó até igreja abriu. Mas as acho opressoras no geral, mas sim são lindas. Em SP, minha preferida é a Igreja do Colégio Anchieta, no Pátio do Colégio. Acho ela simples, cheia de madeira, mais rústica, e com aqueles balcões estilo Romeu e Julieta...rs! Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... O valor da uma variada: de R$ 50 a R$120,00. Eu não pago, mas a fila pra comprar é enorme. Mas nem isso tira a beleza do Mosteiro. Postarei o Pateo do Colegio em breve. É só acompanhar o blog. Beijos e obrigada!

      Excluir
  2. Anotada a data da aula. Eu me lembro de ter passeado por ali há uns 20... 30 anos!!! Memória afetiva. Eu vi aquele prédio do Banespa e me emocionei!
    Vários prédios cinza em volta! Agora, lembrarei de você por lá!

    ResponderExcluir