segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

#2 MUSEU DE ARTE SACRA

Olá, estou aqui outra vez!


O assunto de hoje é: #2 MUSEU DE ARTE SACRA

Quem me conhece, sabe que eu  eu detesto ouvir alguém dizendo que não se tem nada para fazer em São Paulo.
O mínimo que eu posso dizer para esse alguém sem ideias é que se liberte de suas próprias corrente, abra a cabeça e ande por aí sem rumo. Conheça. Explore. Descubra. Vivencie. Seja!

Mas, mesmo assim, eu andando tanto, me considero turista por aqui. Tem lugares que eu sinto vergonha de não ter visitado ainda e estou providenciando mudar isso logo. 

Eu e o meu noivo fomos conhecer o Museu de Arte de Sacra. Fazia tanto tempo que nos programávamos para ir e nunca dava certo. Foi meio sem planejar que eu consegui. As melhores coisas são assim, não é?

O museu foi inaugurado em 29 de junho de 1970 e é um dos principais museus a se dedicar à arte sacra ou arte religiosa para facilitar as coisas.
Tem um rico acervo sobre a arte católica reunidas, pertencentes aos séculos XVI, XVII e assim por diante.

Tem muita peça ali que se originou por aqui mesmo ( São Paulo) e de outros países como : Goa - India. Fiquei impressionada com a diferença de estilos. Como dá para notar a diferença e concepção do que significa arte para cada país!
Argila, barro, alumínio, metal, prata em um total reunido em mais de 4.000 peças para se ver e ficar embasbacado. Muitos trabalhos ali são de origem desconhecida, o que fica ainda mais fascinante.
Ainda tem uma capela bonita e colorida. Pensei que o estilo seria barroco, mas não entendo muito de história da arte. O que é uma vergonha, pois já estudei isso.
Sei que gótico não é!
A capela geralmente tem missas à tarde e tem uma senhora que distribui panfletos para acompanhar a programação. Ela é engraçada, quem diz que não vai acompanhar o que o padre tem a dizer, ela fecha a cara e fica bufando. Talvez, odeie curiosos!

O Museu conta apenas com um andar, mas tem bastante coisas para ser vistas e admiradas, como o lindo pátio/jardim que dá para descansar nos banquinhos depois de ter andado tanto.
A parte de cima fica a sala dos monitores e o mosteiro das irmãs. Pedi para conhecer, mas por motivos óbvios não me deixaram. Pedi também para ver o dos homens, lá no Mosteiro de São Bento, mas também não me deixaram e isso já é assunto para outro post.


HORÁRIOS
Terça a domingo - 9:00 às 17:00
Segundas - fechadoA bilheteria funciona até 30 minutos antes do fechamento do Museu.

Avenida Tiradentes, 676 - Luz
São Paulo - SP
CEP 01102-000
+55 11 3326-3336

Gratuito!

Ah, e até 28 de Janeiro acontece o curso de férias "Desenhança". Entre em contato com o museu para se informar melhor.

Dicas:
Caso você tenha uma mente fechada e só a sua religião é que presta, nem pense em ir.

Por enquanto é só!

Estão gostando?

Deixe nos comentários o que estão achando. Vou adorar saber e dê sua sugestão também! Para onde devemos ir?

Beijos e até o próximo post!


Um comentário:

  1. Eu conheci esse museu em 2007. Fui sozinha. Experiência única. Lugar riquíssimo de história da arte e com valores religiosos que fazem referência à história da Igreja católica que envolvem a história da própria cidade de São Paulo. Tô adorando o passeio, Carol!

    ResponderExcluir