quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

#1 PARANAPIACABA

Olá, pessoas. Estou de volta!

Como eu falei no post anterior, trarei as minhas impressões dos lugares onde vou aqui em São Paulo. E uma das minhas ideias é trazer opções de passeio e cultura com fácil acesso, gratuitos e/ou de baixo custo.

E a dica de hoje é PARANAPIACABA. 

No dia 03 de Janeiro de 2017 ( meu último dia de férias, SNIF! ) e depois de muita vontade e curiosidade, conheci essa vila inglesa situada no município de Santo André, muito conhecida por sua neblina que não dá para enxergar nada o que está a sua frente. Famosa também por ser cenário de muitos filmes brasileiros na década de 1970 e 1980.Paranapiacaba "nasceu" em 1867 pelos britânicos que foram morar na região para ajudar na primeira via férrea paulista.
A cidade também é famosa pelo seu relógio ( eu achava que não funcionava, mas funciona). Foi erguido em 1898 e construído na Inglaterra.Esse relógio regulava o horário de chegada dos trens de carga na época.
O passeio de Maria Fumaça é uma atração que deve ser imperdível. Infelizmente, quando eu fui estava em manutenção. Final de ano, né? Mas o passeio custa R$10,00 e funciona de domingo e feriado das 10h00 às 16h00. 
O clima também é outra peculiaridade da cidade. Infelizmente, estava calor e vi uma névoa tímida nas montanhas e espero ir no inverno.
Cheguei na cidade lá pela 12h30 e realmente quase tudo estava fechado. Mesmo assim, fiquei andando até dar 18h00. Andei para caramba e foi super divertido.
Já vi inúmeros blogs indicando a mesma coisa e as mesma atrações de Paranapiacaba. Como não tinha muitas opções e a cidade estava vazia, o que deu um certo incômodo e me fez ter a sensação de estar no filme "Eu sou a Lenda" protagonizado por Will Smith, indico uma lojinha de artesanato em frente Bar da Zilda ( que era o único lugar disponível para comer, naquele momento).A lojinha é um tanto quanto mística e a senhora , dona da loja, terá muita história para te contar, se você tiver a paciência de conversar com ela, durante um tempo. Histórias divertidíssimas. Pergunte a ela sobre o sapo que ela criava. É de matar de rir.Outro lugar bacana também que fica perto da Igreja Nosso Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, é o Infinito Café, cujo dono morava em São Paulo e é fotógrafo. O lugar, meu Deus, que coisa mais linda, é rústico e bucólico.  Ele dá aulas de fotografia e vende coisas vintage. É impossível sair de lá sem comprar alguma coisa ( Comprei uma cerveja feita com a água de lá por R$20,00). Dei de presente para o meu pai.E o seu café é na base da luz de velas. Muito roots.Espero voltar no inverno que é quando a coisa fica realmente legal. Conhecer a cidade na neblina e ver a Convenção de Bruxas realizada anualmente, deve ser o máximo.

Olha o link aqui: http://www.convencaodebruxas.com.br/

Dicas para quem nunca foi:
- Se não estiver disposto a andar, nem pense em ir;- Vá com roupas muitos confortáveis e leves. Tanto no verão quanto no inverno e opte por tênis. Salto alto e sapato social em pensar;- Vá com uma garrafinha dágua para repor. A água das fontes são uma delícia. Geladinha até;- Se não gosta de coisas antigas, passe longe.

Como chegar: Para quem preferir ir de transporte público é possível ir de trem até a estação Rio Grande da Serra (Linha Turquesa da CPTM), de onde partirão ônibus até a Parte Alta da Vila. Outra possibilidade é pegar o ônibus da linha 040, que parte do Terminal Rodoviário de Santo André e segue até a Parte Alta da Vila.
Sobre o Expresso Turístico: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Expresso-Turistico.aspx

E aí, gostaram? Deixe o seu comentário e diga se você gostou de Paranapiacaba e se não foi, comente também. Quero saber a sua opinião.Beijos e até breve com mais um lugar que eu ainda não sei qual é! Deixe sua sugestão! Esse blog também é seu!

Love!
Carol Rossetto

x

Um comentário:

  1. Essa delícia de lugar é relativamente perto da minha casa! Venha no inverno mesmo, aqui tem os festivais maravilhosos, com aquele clima londrino, neblina sempre ao entardecer, super romântico. Seu noivo vai adorar! E venha na minha casa, beijos!

    ResponderExcluir