terça-feira, 14 de março de 2017

#17 SÍTIO MORRINHOS

Hello, andarilhos, viajantes e exploradores de São Paulo! Como vocês estão?

Eu amo História. Antes de começar a fazer Rádio e TV, quase cursei essa matéria e só não pude por que não houve interesse do público e a turma fechou antes mesmo de ter iniciado as aulas.
Apesar de gostar de História e saber as suas curiosidades, dou graças a Deus de não ter estudado. Fico sabendo das coisas por tabela. Meu andarilho cursou na faculdade e volta e meia, ele me dá "aula". Mas, não me vejo trabalhando com isso e ter feito Rádio e TV foi a melhor coisa que fiz na vida. Além de ser minha grande paixão, posso incluir a história nesse meio, em qualquer projeto que eu faça.

O lugar de hoje é bem histórico. Eu não conhecia até ano passado e acredito que muito gente também não conheça.

SÍTIO MORRINHOS.



Esse é um lugar que dá vontade em visitar diversas vezes, de tão lindo e aconchegante de ficar. Foi através dele que descobri que São Paulo tem mais de 130 sítios arqueológicos e estou ansiosíssima para conhecer todos.
Sítio Morrinhos é um conjunto arquitetônico construído no início do século XVII. Suas casas anexas, ao redor dele, tem construções datadas no início do século XIX e XX.
Tudo isso fica ao redor de uma intensa área verde e com árvores frutíferas. Além, de inúmeros animais passeando ao redor.
Gatos ficam roçando em seu pé. Se você gosta de gatos, aproveite. São muitos! E também há a presença de galos e galinhas. Mas, fique tranquilo, eles não irão atrapalhar a sua visita. 
O galo fica cacarejando o tempo todo. Como eu acho muito engraçado, eu não me incomodo. 

Acredita-se que o lugar foi erguido em 1702 e era uma residência de propriedade da família Baruel. Não sei quem são, mas posso pesquisar depois, caso alguém tenha interesse.

As construções anexas à casa, eram a senzala ( se tinham senzala, entendemos que a família era bem rica ), abrigos para animais e oficinas de alvenaria.
O local foi construído como taipa de pilão. A maioria das construções de São Paulo no século XIX eram dessa forma. Talvez por ser um meio mais barato de construção e a dificuldade de locomoção de outros materiais, por meio do mar, impedia que as construções fossem feitas de outra forma.
Pira Funerária. 
Alguém professor de História pode me confirmar se é isso mesmo?

Bom, antes dos anos 2000, o local não era aberto ao público. Só a partir desse ano, depois de todo um estudo, preparo, reforço, consolidação e conservação que resolveram abrir para visitação.
Todo um preparo, com intenso carinho e cuidado, com iluminação museológica foram feitos para que as pessoas conhecessem parte de nossa história. 
Hoje, esse lugar além de fantástico, conta com uma exposição permanente com um acervo histórico e coleções de bens, móveis históricos, além de tantas outras quinquilharias maravilhosas e que eu adoraria ter como enfeite. 
Ao todo, são mais de 1 milhão de peças. Cara, 1 milhão de peças que foram encontradas embaixo do chão.
Saí de lá com a fixação de escavar minha casa. Antes dela ser construída, foi uma prisão e cemitério. Imagina o que não deve ter aqui embaixo do chão? Curiosidade corroendo aqui...

 O mais legal é que 1948 foi tombada como Patrimônio Histórico. Ou seja, ninguém pode mexer. Ainda bem. 

Bom, não adianta falar mais. Seja curioso e vá conhecer um dos melhores lugares que São Paulo oferece.

Endereço: Rua Santo Anselmo, 102 - Jardim São Bento - Zona Norte
Telefone: 11 22087717
Horários de Funcionamento: Terças -feiras aos sábados: 09h00 às 17h00
Às segunda-feiras é fechado.

ENTRADA GRATUITA

Ah, lá não tem nenhum lugar para comer. Então, tenha algum lanchinho com você, enquanto você faz a sua visita.

Gostaram, andarilhos? Vá e divulgue. Não deixe um lugar desse ser semi-anônimo. Conheça! Explore! Descubra!
Depois quero saber o que acharam. E aí? Para onde devo ir? Qual será a minha próxima parada?

Love!

Beijos!
Carol Rossetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário