quinta-feira, 6 de abril de 2017

#22 CINE MARABÁ

Hello, andarilhos! Muita chuva por aí hoje?

Foto retirada do site Kekanto.
Estou puxando assunto, pois na verdade o lugar do post de hoje é um dos meus favoritos em São Paulo. Chique, vintage, cult e lindo.

O CINE MARABÁ ou Playarte Multiplex Marabá é um daqueles lugares que eu entro e não tenho vontade de ir embora. Queria morar lá dentro. Na verdade, queria ter uma casa assim.
Receber as visitas em um ambiente parecido com esse deve ser o máximo.

Quem me conhece sabe o quanto eu amo cinemas alternativos. Desses, que fica fora de shopping e oferecem algo muito mais divertido do que olhar vitrines e descer escadas rolantes. O preço é em conta. Nada de exorbitante.

O Cine Marabá foi inaugurado em 20 de maio de 1944, nos anos dourados do cinema em São Paulo. Existiam poucos shoppings e teve um grande boom de salas de cinema no Centro, o que na época ficou conhecido como a Cinelândia Paulistana.

O primeiro filme que exibido foi o "Desde que Partiste", da saudosa companhia Vera Cruz que era um estúdio cinematográfico, iguais aqueles de Hollywood ( MGM, Universal, Paramount, 20th Century Fox, entre outros).
No Brasil, não existem estúdios com essa finalidade.
Existia o Pólo Cinematográfico de Paulínia, que está abandonado. Ou estava, não sei como anda a situação. Alguém poderia me informar?  Existe a Globo Filmes, mas não conta.
Se alguém souber de algum, me dê um cala a boca e me informe, por favor.

Depois de 63 anos ininterruptos de atividade, em maio de 2007, o Cine Marabá foi fechado para restauro, já que é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Em 2009, a distribuidora de cinema, Playarte, responsável pelo local, investiu na reforma, reabre com mais 5 salas novas, sendo que uma delas, com mais de 450 assentos, é direcionada a grandes estréias de filme. Ao todo são salas com mais de 1000 lugares e conta com 3 lanchonetes
Rui Ohtake foi um dos arquitetos responsáveis pelo restauro. Sua genialidade é incrível. Fez com o que o "prédio" não perdesse seu charme histórico.

E é isso: já que fica bem no coração de São Paulo, você que sai de um dia estressante do trabalho, vá ao Marabá, compre sua pipoquinha ( que aliás, é divina) e escolha um filme bem divertido e relaxe.
Saia do trabalho e vá a pé. Não tem graça ir de carro.
E de quebra, tem um Habbibs, McDonalds, um restaurante japonês e o Bar Brahma ali do lado. Você escolhe o que comer, antes ou depois.
Dificilmente, irei ao Bar Brahma algum dia. Dizem que lá toca samba e bem, quem me conhece sabe que o som da guitarra e bateria corre em minhas veias.
É isso. Me conte o que achou do lugar. Estou louca para saber.

Endereço: Av. Ipiranga, 757
Centro
Telefone: 11 50536881
Horario de Funcionamento: Diariamente - das 13h00 às 22h00

Love!
Carol Rossetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário