terça-feira, 11 de abril de 2017

#23 TEATRO RENAULT + "LÈS MISERABLES" - ENCERRADO

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês. Novidades? Andando muito como eu?

Eu já disse por aqui que eu amo teatro. Incondicionalmente. Amo assistir e amo fazer também. Quando estava no começo da minha adolescência, tive vontade de ser atriz e eu fiz teatro amador por 3 anos e parei... É uma história longa e espero um dia contar para vocês.


Assim como eu defendo cada vez mais salas de cinema fora de shopping, eu apoio teatros fora desses ambientes também.
O lugar de hoje é uma marco na cidade de São Paulo e um dos mais bonitos que eu já vi.


O TEATRO RENAULT, antigo Teatro Paramount e Teatro Abril foi inaugurado em 1929, passou por um incêndio em 1969, foi reformado em 2000 e reinaugurado em 2001. Seu estilo é art-decô ( decoração geométricas em simplicidade de estilo, com grandes volumes e ornamentação). Espero que tenham entendido.

O teatro é enorme, tem uma capacidade para mais de 1000 espectadores em uma área gigante de mais 5000 metros.

Popularizou-se na década de 1960 com os grandes festivais de MPB transmitido pela TV Record ( não essa do Edir Macedo. Na verdade é essa, mas tinha outro dono ) que revelou Edu Lobo, Tom Zé, Sérgio Ricardo, entre outros grandes artistas. Se não sabe quem são, bata um papo com a vovó que ela te explicará quem são esses cantores que ela pirava e de quebra quem sabe, vocês não ouvem a música juntinhos? Um bom motivo para passar a tarde com ela.

O teatro é especializado em grandes musicais, o que simplesmente adoro. A única coisa ruim é que mesmo apesar do salão grande não há bancos para sentar enquanto você espera a peça iniciar. Fico pensando nos idosos e nas gestantes. Como ficam?

Enfim, fui ver um grande clássico do teatro musical mundial. Assisti o musical "Lés Miserables".

Baseado no romance francês do autor Victor Hugo, é um dos musicais mais encenados e cantados do mundo.

A história conta a queda de Napoleão Bonaparte na frança do século XIX. Um marco na Revolução Francesa com as barricadas...
Para quem entende, estuda ou é um entusiasta de História, vai sair de lá abismado. Apesar de gostar de História, estou lá para apreciar o que eu estudei na faculdade.
O elenco, principalmente o infantil é maravilhoso. Todos com uma vasta experiência em grandes teatros musicais e peças de outros estilo. Todos cantam e dançam.  Foram escolhidos a dedo e as músicas são sensacionais. Arrepia.
Para quem não gosta de musicais e espera encontrar texto falado, sinto muito, aqui não irá encontrar. A cenografia é algo que me deixou abismada. Ainda estou em choque e sem palavras.
Você precisa ser muito atento e prestar muito atenção em detalhes. Caso contrário, você perde. Às vezes, parece que é tudo em 3D, mas não é. Tudo perfeitamente ensaiado e sincronizado. Parecem mágicos fazendo o seu trabalho. Ou um ilusionista. Não tenho ideia de como aquele cenário acontece. Você: ator, diretor, produtor, cenógrafo, ou quem mais for, me expliquem a mágica dali?
As coisas acontecem em segundos. Desafia a minha compreensão analítica e me sinto burra em não saber como é feito. Caraca, estudei cenografia na faculdade. Eu deveria saber. Juro que não cabulei em nenhuma aula.
Apresentada pelo Ministério da Cultura, a história tem romance, brigas, lutas, esperança e redenção do ser humano. Você entra na história e caminha junto com Jean Valjean, o personagem principal.
Todas as canções são cantadas em português. Atente-se a primeira música. Você irá ficar com ela na cabeça e sairá do teatro em estado de graça.
Vá assistir. Vá ao teatro. Aprecie. Divulgue o que é nosso.
O feriado está aí. Se tiver entendiado, pegue o seu amor, sua família, com amigos ou sozinho e curta essas 2h30 que passa tão rápido que não dá para sentir, coma sua pipoquinha que é vendida lá dentro e se entregue a magia da França nessas horinhas tão intensas.

O musical está em cartaz até 30 de Julho.
Quintas e Sextas-Feiras: às 21h00
Sábados: às 16h00 e às 21h00
Domingos e Feriados: às 15h00 e às 20h00
Valores: R$25,00 a R$330,00

Bilheteria da Teatro Renault:
Diariamente: 12h00 às 20h00
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 411 - Próximo ao metrô Sé
Telefone: 11 28466060

É isso. Depois me contem o que acharam, ok? Bom feriado a vocês e nos vemos em breve!

Love!
Carol Rossetto


Nenhum comentário:

Postar um comentário