terça-feira, 25 de abril de 2017

#26 MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

Salve, salve, andarilhos! Como foi o feriado de vocês? Andaram muito?

Quando comecei o blog, prometi a mim mesma que evitaria o máximo falar sobre lugares clichês. Eu não queria falar sobre os cartões postais da cidade, lugares que todo mundo já cansou de ver por foto, já está cansado de ouvir falar e que já não é mais tão novidade assim.

Daí, eu fico pensando no turista que vem para cá. Certamente, eles vem para São Paulo com a curiosidade de conhecer esse lugares tão comentados e assim, bater uma foto, ansiosos em conhecer o que viu pela TV ou em sites.

Antes de mais nada: o lugar de hoje é o MASP. Todo mundo já viu, já passou em frente, certamente ficou ali no vão livre em alguma manifestação ou já tirou foto. Mas, daí, comecei a me perguntar: quem, de fato, entrou ali, para ver o que tinha? Quem sabe de alguma exposição que é oferecida ali? A resposta veio rapidamente. Não conheço absolutamente NINGUÉM que tenha visitado o MASP do lado de dentro. Nunca vieram falar para mim o quanto ali é legal.
É assustador. 

O MASP é uma das mais importantes  instituições culturais paulistanas, senão brasileiras. São 70 metros de extensão, sendo projetado pela famosa arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, por iniciativa do homem que trouxe a TV para o Brasil, ninguém menos do que Assis Chateubriand. O museu foi fundado em 1947 no Centro de São Paulo e desde 7 de novembro de 1968, se encontra na Avenida Paulista.
São anos de história. Escrever sobre ele em um simples blog como esse, é sufocar sua importância.
Infelizmente, Chateubriand não conseguiria ver o MASP no seu atual endereço. Faleceu um pouco antes, vítima de uma trombose.

Além de ser um museu, o MASP é um centro cultural que oferece cursos, eventos, concertos musicais, recitais, discussões sobre artes, entre outros.
Os cursos são inúmeros: ideais para quem estuda essa área ou é um simples entusiasta. São cursos relacionados à história da arte, pintura, escultura, arquitetura, Renascimento,antiguidade, entre tantos assuntos legais que nos fazem pensar. Coisa que muita gente hoje não consegue. Vamos ativar nosso senso crítico. E só conseguimos isso com educação. Nada melhor estudando, lendo, se informando e sendo curioso.

Conta também com uma biblioteca enorme especializadas em história da arte, design, artes plásticas, fotografia e arte em geral.
A lojinha também é incrível. São vendidos cartões postais da cidade, objetos de prata, cerâmica e há uma grande variedade de livros adultos e infantis. 
Meu Deus, isso tudo é tão incrível.

O fato é que o meu andarilho nunca tinha ido ao MASP, por falta de oportunidade. Eu só fui uma vez, acreditam? Fui ver a leitura de uma peça que poderia ter sido, mas não foi. Isso foi em 2011. Até então, só conhecia o Subsolo. Nunca tive tempo de conhecer o restante. Vergonhoso, eu sei. Mas essa dívida eu paguei, no sábado. 

Fui ver a exposição comemorativa de 70 anos da arquitetura sobre a Avenida Paulista. A exposição fala sobre a avenida mais famosa de São Paulo e sinceramente, achei que poderia ter mais fotos, mais história, mas quadros, sei lá. Reservar uma única sala para mostrar um lugar com tanta história, é algo estranho. Mesmo assim, 17 artistas são expostos ali, com seu pensamento único. No total, são 150 obras para se ver. Mas, é muito bacana.
Foi inaugurada em 17 de fevereiro e vai até 28 de Maio.
Às terças-feiras, a entrada é gratuita. Nos demais dias, o ingresso é R$30,00 e a meia entrada, obviamente, são R$15,00.

Mas o que me levou a uma histeria profunda; não só eu, mas o meu andarilho também, foi o acervo das obras de arte. Tão legal quanto a Pinacoteca, que espero falar em breve, por aqui também. 
São 119 peças com os mais renomados artistas ( Cândido Portinari, Monet, Gauguin, Rembrandt, Van Gogh, entre outros ), além de arte africana, brasileira e asiática. Coleção da mesma arquiteta que projetou o prédio do qual foi intitulado "Cavaletes de Cristal".
É uma mistura de sensações, cores, aspectos e uma aula viva de história e Antiguidade. Já faz um tempo que eu penso em fazer um curso de história da arte. Saber que o MASP disponibiliza, é algo para se pensar seriamente.

Eu poderia falar do MASP uma noite inteira, mas aí ficaria chato. Vou deixar para que vocês possam conferir e ter as suas impressões.
Vou amar saber o que vocês acharam. Combinado?

Endereço: Av. Paulista, 1578
Horário de Funcionamento: Terças-feiras a Domingo/ Feriados: 11h00 às 18h00 // Quinta-feiras: Das 11h00 às 20h00.
Telefone: 11 3251 5644 ou 11 3149 5959
Site: www.masp.art.br

E aí? Gostaram? Vamos conversar mais, andarilhos. Para onde será minha próxima parada? Deem sugestões. Vou adorar...


Love!













2 comentários:

  1. Carolzera, depois o cidadão ainda pode tomar uma cerveja no Charme (só o mome) da Paulista ou um café no Starbucks(se gostar disso). Passeio completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... e depois de tudo isso, pode caminhar no Parque Trianon. Simplesmente o máximo!

      Excluir