segunda-feira, 12 de junho de 2017

#38 CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Desculpem a demora. Prometo não demorar tanto para postar de novo. Ainda não tenho um dia certo. Estou vendo o fluxo de visualizações. 
Qual dia e horário vocês gostariam que eu postasse e fosse melhor para apreciar a leitura?


Eu já disse por aqui que eu adoro um museu. Por diversas vezes, as pessoas me julgam por gostar tanto. Acham que eu devo fazer coisas mais "divertidas" ao invés de me dedicar algo tão chato, tão ocioso ou tão desinteressante. Isso na concepção de alguns. Acho um absurdo esse tipo de pensamento.


Adoro ter que mergulhar na história, nos objetos, nas cores, na profundidade e nos conceitos de cada museu existente aqui na cidade. Cada um é melhor que outro. Com diferenças, particularidades, jeitos e ideias.

Hoje eu falo sobre o CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL que é um museu completamente interativo dedicado as Ciências, Biologia, Ecologia, Tecnologia, dedicado em 4 espaços: Universo, vida, Engenho e Sociedade com mais de 250 instalações, em um espaço com mais 4.000 quadrados e um jardim maravilhoso.
Foi inaugurado em 26 de março de 2009 após 14 meses de construção, em um investimento de 20 milhões de reais em um projeto de lei enviado à Câmara Municipal de São Paulo.
Inteiramente voltado para o público infanto-juvenil, em um espaço lúdico onde a criança aprende como funciona a evolução humana, dos animais, experimento de mecânica, engenharia, experiências em laboratórios de Química e Física, aerodinâmica, a propagação dos sons, calor, fluidos, cores e diversas outras atividades interativa.
Apesar do público alvo ser a criançada, muitos adultos se divertem por ali também. Eu, particularmente, todo museu que eu vou, saio um pouco frustrada. Eu sou muito sensorial e preciso tocar nas coisas para poder sentir e apreciar. Nenhum museu deixa fazer algo assim e o Catavento é o único que nos dá a liberdade de tocar, mexer e brincar o quanto puder. Saio de lá realizada. 
Nunca gostei muito dos temas que o Catavento oferece, pois sou uma pessoas completamente de Humanas. Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática sempre foi algo distante para mim. Disse isso no post passado. 
Mas, não é por que eu não gosto que não sei apreciar o quanto o Catavento é único, especial e completo. Para mim, é algo que atiça a curiosidade de muitos. A minha, pelo menos, já que considero minha curiosidade quase que infinita.
É um fenômeno de público. Atualmente, configura sua marca como o terceiro museu mais visitado em São Paulo, em média de 2 milhões e meio de visitações em apenas seis anos de sua existência.  Ou seja, é um lugar bacana, divertido e que dá para levar o seu filho, onde ele aprenderá brincando. Se não tiver filhos, não tem problemas, você irá se divertir e muito, sozinha ou acompanhada de alguém legal. 
Reserve um dia inteiro para ficar ali. Você irá andar muito e se caso chegar no começo da tarde, corre o risco de não ver tudo, já que são 3 andares, mais o subsolo. O lugar é enorme e vá com roupas bem confortáveis. Tire bastante fotos. 
Passeie pelo Jardim enorme que existe ali e conheça o Borboletário ( tem horários específicos). Há um café também com vista para o Jardim. Lindíssimo. 

Ingressos: R$6,00;
Meia- entrada ( estudantes, idosos, aposentados, crianças de 4 a 12 anos e pessoas com deficiência ): R$3,00;
Aos sábados: a entrada é GRATUITA.
Isentos: Policiais Civis e Militares, Guarda Civil Metropolitana, Crianças até 3 anos e 11 meses, Coordenadores, Diretores e Professores da Rede Pública do Estado de São Paulo mediante apresentação de holerite atualizado, Monitores e guias de turismo com a carteirinha da Embratur, Escolas Públicas e Municipais do Estado de São Paulo previamente agendadas e com roteiro já programado.
Mais informações, acesse o site: http://www.cataventocultural.org.br/vis_esp

Em caso de visitas em grupo ou excursões de escola, o espaço pede que agende com 45 minutos de antecedencia, preenchendo o formulário no site, com um grupo de 20 pessoas, no mínimo

Endereço: 
Palácio da Indústrias
Avenida Mercúrio s/n
Parque Dom Pedro II - Brás - Telefone : 11 33150051

Horário de Funcionamento: Terças - feiras aos sábados : 09h00 às 16h00 - com permanência até às 17h00.

Então é isso. É uma ótima opção de lazer e educação para você, sua família e amigos. Vá conhecer e aproveite para comer algo antes. Não existem muitas opções. Se você ficar o dia inteiro por ali, é bem capaz de não encontrar quase nada aberto. Principalmente, se a ida for em um feriado. 
Tem o Mercadão Municipal ao lado. É uma ótima opção também para comer por lá depois. 

Vá e me conte se gostou, ok? Estou louca para saber? E agora? Para qual lugar eu irei?

Love!
Carol Rossetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário