sábado, 24 de junho de 2017

#41 CAPELA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Olá, andarilhos! Tudo bem com vocês? Como eu falei por aqui antes, as postagens agora serão todas as quintas-feiras e aos sábados. Combinado?

O post de hoje é histórico. Desde que eu fui ao Sítio Morrinhos localizado na Zona Norte ano passado e descobri que existem mais de 100 sítios arqueológicos em São Paulo, eu decidi que eu preciso conhecer absolutamente todos. O que fica fácil, pois o meu andarilho é formado em História e não é muito difícil convencê-lo a andar por esse lugares. Ele alega que é objeto de estudo para ele.

Apresento a vocês a CAPELA DE SÃO MIGUEL ARCANJO, a igreja mais antiga de São Paulo e da Zona Leste de São Paulo. Localizada em São Miguel Paulista.
Construída através de taipa de pilão ( técnica à base de argila, terra e cascalho ), foi fundada em 1560 pelo padre José de Anchieta com o intuito de evangelizar os índios da tribo guaianases que ali existiam.
Sério, é muito legal imaginar que há seiscentos anos atrás existiam índios na Zona Leste. 
Foi um grande marco na colonização e com a chegada da Igreja Católica no Brasil, a religião começava a ser difundida.
Chegou a ser demolida  e reconstruída em 1622 por espanhóis e mãos indígenas e há 70 anos foi tombado pelo Condephaat e se tornou patrimônio histórico da sociedade. O restauro também foi muito importante, descobriram peças religiosas de quase 400 anos praticamente intactas. Em 2006, aconteceu o seu último restauro e com essa reforma, foi criado um museu aberto ao público para o público ter conhecimento da importância dessa igreja para a nossa sociedade.
Esse circuito de visitação garante que o público tenha uma imersão gigantesca na história, tanto artístico, cultural e social. É uma herança legítima desses jesuítas para com o seu povo relembrando tradição, identidade e gerando um senso crítico fora do comum.

Infelizmente, é proibido tirar fotos do lado de dentro, mas ao entrar ali , parece que a São Paulo que você conhece hoje não existe. Do nada, você se sentirá na Idade Média ou em uma São Paulo bem antiga. Dá para sentir a sensação de como era viver séculos atrás. É um tanto esquisito pensar que não existia TV ou celulares. Mas acho que eles nunca sentiriam falta disso e achariam um absurdo essa tecnologia toda, se vivessem hoje.

Os elementos culturais ali dentro são tos policromados. A mesa de comunhão, por exemplo, é feita de jacarandá e entalhada pelos próprios índios na época.
Algumas obras que estão ali são de origem européia e outas, tipicamente brasileiras. É muito fácil distinguir o estilo de cada um. É muito bom saber dessas coisas. É pura história da arte. 
Repito: é uma pena não poder tirar fotos. Os adornos são perfeitos. 

É muito triste pensar que para muitos é apenas uma igreja. mais uma igreja entre tantas. Não entrar ali é perder séculos de história e não encontrar a sua identidade, o seu marco e o seu valor. 
Pare um pouquinho e relaxe ali dentro. Esqueça o caos do lado de fora e entre em contato consigo mesmo. Às vezes, é maravilhoso desconectar desse mundo. 
Sem contar que respirar a arte, os sonhos e a vida de nossos antepassados é algo único. É uma experiência fantástica.

Enfim, vale muito a pena conhecer. É mais uma das coisas que minha querida Zona Leste proporciona e ninguém liga muito. Cabe eu aqui mostrar que essa parte de São Paulo tão subestimada, julgada e tão vista por preconceitos é completamente diferente do que se pinta. 
Se não existem blogs falando sobre a Linha Vermelha do Metrô, existe o Andarilhos dizendo que por aqui é muito legal, sim! E que não é preciso ter dinheiro para fazer programas tão legais quanto esse.
Ah, e sem contar que a Capela fica bem no meio de uma praça maravilhosa, em frente a estação de trem, com inúmeras lojas, restaurantes e sorveterias ao seu redor. É ótimo para ficar ali fazendo vários nadas e pensando na vida.

Endereço: 
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 - São Miguel Paulista
Em frente a estação de trem de São Miguel.
Visitação: Aos sábados: Das 10 aos 12h00 e das 13h00 às 16h00
Entrada: R$4,00 inteira // R$2,00 meia - entrada
Isentos: crianças até 7 anos, idosos a partir de 60 anos, grupos pastorais, profissionais da rede pública
Site: http://capeladesaomiguel.org/site/
Capacidade de 100 pessoas. Para missas, casamentos e batismos.

Então é isso, andarilhos. Espero que tenham gostado da dica de hoje e curtam essa imersão na História. Irá te fazer bem. Garanto!
E aí, para onde irei? 

Beijos e até quinta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário