quinta-feira, 30 de novembro de 2017

#86 PARQUE LINEAR TIQUATIRA

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Já estão se programando para o final de semana? Tem novidade chegando e estou doida para contar para vocês! E por causa dessa novidade, vou fazer a parte II de uma série de mais 5 posts sobre o meu bairro querido, a Penha.

O lugar de hoje talvez seja, o meu segundo lugar preferido da vida. Me faz lembrar de patins, bicicleta, sorvete e infância. Não via a hora de falar dele por aqui.
Vocês, andarilhos fora de SP, que leem o blog e que escutam que aqui não tem verde, saiba que é uma grande e verdadeira mentira.

Apresento o PARQUE LINEAR TIQUATIRA ou Engenheiro Werner Eugênio Zulauf. É o primeiro parque linear de São Paulo,que é uma linha reta, em seus 320.000 quilômetros quadrados. São 7 km de extensão. É bem grande. Dizem que começa em Itaquera e termina na Penha, outros dizem que começa na Penha e termina em São Miguel, não sei. Só sei que ele é enorme e sinto orgulho de morar em um lugar que tem algo assim para a diversão dos moradores.
Foi construído as margens do Rio Tiquatira, para ajudar na preservação do leito do córrego, além de garantir a arborização e ajardinamento do parque. Não sei muito bem se ajudou na preservação no Rio. Infelizmente, não posso mentir para vocês. Ele é bem poluído.
Eu poderia falar que ele é limpinho, florear aqui sobre o aspecto dele, mas e se caso algum de vocês resolver passar o dia no parque e ver algo totalmente diferente do que eu disse? Não vai ficar legal para mim. Verdade sempre, ok?

A fauna e a flora são maravilhosas. São mais de 100 espécies de árvores, entro cedros, cerejeiras, chorão, faveira, bambu-imperial e até o pau brasil que está ameaçado de extinção, espalhados em bosques, jardins e gramados.
Entre as espécies de seres vivos, já foram catalogados, sabiás, bem-te-vis, anu preto, joão de barro, bico de lacre, periquito-rico, garça branca grande e até morcegos durante a noite.

A vida noturna é bem intensa. Dos dois lados do parque, existe várias opções do que fazer e comer: restaurante árabe, hamburguerias, barzinhos, comida italiana, comida mexicana, churrascarias, frutos do mar, um hipermercado EXTRA, sorveterias e um namoródromo são as escolhas de quem prefere badalação.
Durante o dia, a prestação de serviços também é gigante, há escolas, um AMA ( hospital), o hipermercado, academias, concessionárias, pet-shops, postos de gasolinas, entre outros, irão te ajudar bastante, caso precise.
Já deu para perceber o quanto o parque é grande e o quanto tem milhões de coisas para se fazer ao redor dele, não deu?

Logo de manhãzinha, já vemos pessoas praticando o seu exercício matinal, praticando sua corridinha, sua caminhada, descansando e fazendo ginástica. Dá para levar o seu cachorro para passear também. Caso ele seja de grande porte e um pouco nervoso, será necessário levar a focinheira e a guia. Caso contrário, não será possível a caminhada com ele. São normas de circulação.

Outros atrativos do Tiquatira são a pista de cooper, campos de futebol, pista de skate, áreas de convivência, um anfiteatro aberto ( que poderia ser melhor utilizado ), um CEU, uma cancha de bocha, quiosques com mesas e bancos, além de sanitários.
O legal de tudo isso é que não precisa dar volta para ver tudo o que tem, é só andar reto. Acredito que cansa menos.

E o mais gostoso é que tem eventos fixos aos domingos e feriados: a Ciclofaixa de Lazer, com bicicletas para toda a família, daquelas bem grandonas e a Feirinha de Artesanato e Gastronomia que funcionam das 07h00 às 16h00.
Volta e meia, tem eventos para crianças com aqueles brinquedos infláveis gigantescos.

Então, pegue sua família com a criançada e façam os meninos andarem de bicicleta, patins e correr. Passeie com o seu cachorro. Pegue seu amor e ande de mãos dadas, tomando sorvete, observando o verde e as flores. Desconecte-se e entre em contato com a natureza. Não precisa ir tão longe para olhar a natureza. O Ibirapuera é legal, mas aprenda a conhecer outras coisas.


Verá o quanto é legal.

E reza a lenda que logo chegará o Metrô Tiquatira. Mais uma estação para compor a Linha Vermelha do Metrô. Mas, eu escuto isso há uns 5 anos e até agora, nada foi feito.

E decidi fazer mais uma série sobre a Penha porque apresentei o bairro para a digital influencer Monique Carmona. Quer saber o que aprontamos? Logo menos, saberão.

Para quem quiser chegar no Parque:

Av. Governador Carvalho Pinto, 1565/1567 - não há portões -Penha
Telefone: 11 2641 2712
Para quem vier de Metrô: Lotação Chacara Cruzeiro do Sul - 2716/10
1177-42 Engenheiro Goulart - Term. Pq.D. Pedro II
1177-51 Term. A. E. Carvalho - Term. Amaral Gurgel
1178-10 Sao Miguel - Pca. Do Correio
1178-42 Conj. Hab.Vl.Silvia - Pca. Do Correio
2041-10 Vila Nova Silvia - Term. Penha
2080-10 Cid. Kemel - Term. Aricanduva
211R-10 Jd. Das Oliveiras - Estação Da Luz
211V-10 Vila Paranagua - Estação Da Luz

É isso, andarilhos. Espero que tenham gostado da dica de hoje. É um lugar bem especial para mim. Me contem o que acharam. Comente, sigam e divulguem o blog.

Beijos, beijos, beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário