sexta-feira, 7 de setembro de 2018

#158 PRAÇA 8 DE SETEMBRO

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Curtindo bastante o feriado prolongado?

Hoje começa mais uma nova série de posts sobre o bairro da Penha. Quando eu resolvi criar o blog, com um interesse genuíno em mostrar mais a Zona Leste, morando há mais de 30 anos no bairro, não imaginei que ela poderia ter tanta coisa a ser mostrada.

Como estamos nos aproximando dos 351 anos de história desse bairro tão querido, esperando que um dia se torne tão importante quanto Moema, Higienópolis, Vila Mariana, entre outros, hoje é o 1o post da série de 5 lugares que mostrarei por aqui.

Ano passado, gravei um vídeo com a Monique Carmona e mostrei para ela o quanto a Penha pode ser incrível.
Sabemos também que o bairro começa lá em 1662 com uma lenda.
O lugar de hoje é tão histórico quanto a sua própria história.

Vamos passear na PRAÇA 8 DE SETEMBRO? Ela tem esse nome por causa do "descobrimento" do bairro da Penha. Nasceu nesse dia, por causa daquele francês que veio aqui de passagem que eu conto no post da exposição Memórias da Penha ano passado.
É uma praça bem simpática, com cara de interior, se não fosse pela quantidade de ônibus e carros que passam ali todos os minutos. Afinal, ali se tornou um dos mais importantes pedaços do bairro devido ao comércio intenso, além da passagem para se chegar ao Shopping Penha.

Então, pode ter certeza, que se resolver passear por lá, pode ter certeza que você vai encontrar todo tipo de cacareco para você. Se quiser Casas Bahia, Torra Torra, Eskala, Pernambucanas, Óticas, galerias com todos os tipos de bugigangas, você irá encontrar.
Outra coisa super importante, é o posto policial que existe ali 24 horas por dia. Sempre vejo muitos à postos. Então, segurança tem e pode andar à vontade.
Aliás, essa praça se interliga com outros pontos muito importantes do bairro, como o Largo do Rosário, o Centro Cultural , a Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, entre outros...
Aliás, essa parte da Penha é toda tombada e considerada Patrimônio Histórico.

Por falar em Patrimônio Histórico, um lugar mega importante para o desenvolvimento do bairro e também tombado pelo CONDEPHAAT, é o Colégio Santos Dumont , com uma arquitetura única e simples.
Foi o primeiro estabelecimento de ensino a se firmar no bairro, sendo inaugurado em 24 de Setembro de 1913. E sim, está em funcionamento até hoje. E a parte de dentro, é a coisa mais linda do mundo,
Claro que muita gente não vai se lembrar e muitos que lerão não eram nem projeto de vida, mas o governador era o Altino Arantes.

Na verdade, o Santos Dumont, foi o pensamento de um modelo de educação completamente inovador. Quando a educação ainda era prioridade no governo e algo realmente importante, existiam políticas públicas para que se investissem no ensino básico e de qualidade e treinar professores, tanto na capacidade psicológica quanto educacional para formar alunos preparados quando terminassem a escola e conseguissem emprego na área que quisessem.
Meu Deus, isso existiu um dia e hoje é algo tão utópico.
Além do sistema organizacional extremamente planejado, eram previstos recomendações de higiene, combate à insolação e salas de longo eixo para livre circulação de alunos, professores e funcionários da escola.

Outra coisa super fofa que também foi tombada e que é o único restante de vários que existiram na Penha, é o poste de iluminação a gás. Acho esses lampiões ultra românticos. Em 1872, a Gás Company, uma companhia inglesa de eletricidade ( nada de Eletropaulo), começava a testar a concessão de serviços públicos de iluminação por aqui.
E, com isso, foram espalhados 700 pela cidade inteira, era acesos no final da tarde e apagados na manhã seguinte, pelos "vagalumes". Uma profissão que deveria ser bem chata.
Eis, que sobrou apenas um, na Penha, não me recordo se no Centro tem mais, não estou me lembrando...
E com a chegada da expansão de energia elétrica, lá na década de 1930 e com a chegada da Light, não precisaram mais dos lampiões.
Para mim, os postes de hoje deveriam continuar desse jeito: ornamentado e charmoso.

E em 2009, ela passou por uma grande reforma, porém, o traçado antigo de quem projetou foi mantido. Uma revitalização precisava ser feita. Nos seus 854 metros quadrados, foram instalados novos bancos e 4.500 mudas de flores variadas, além de 112 metros de canteiros.

Realmente, a praça é muito fofa e dá para ficar perdido ali, durante algumas horas, comendo aquele churrasquinho, tapioca, sorvetes... tem um restaurante japonês ali do lado. Mas, esse, contarei no próximo post.

Beijos festivos e até quinta-feira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário