sexta-feira, 23 de novembro de 2018

#180 CENTRO CULTURAL FIESP + EXPOSIÇÃO: "RAFAEL E A DEFINIÇÃO DA BELEZA" - ENCERRADO

Hello, hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que vão fazer nesse fim de semana? Contem para mim.

Acho que eu disse por aqui que eu sou alucinada por História da Arte. Tive essa matéria nos anos de faculdade e sempre fui muito bem nela.
Claro que como são diversos estilos e um assunto muitíssimo extenso, não dá para entender de fato, sobre algo, se não estudarmos melhor sobre ele. Estudar História da Arte, está sim em meus planos e espero, em breve, fazer isso. Quero entender e saber mais. Acho tão bonito tudo. Enfim, eu amo arte. Seja ela qual for. Mesmo aquela que não seja o meu estilo ou formato preferidos, mas pessoas fazendo arte em um mundo tão sem graça, já merece um aplauso de pé.
Tive aulas com um, senão o melhor, entendido do país, Luis Roberto Lopreto, que me deu aula de Cenografia há 4 anos atrás. Saudades dele, das aulas, da sua loucura e inteligência.

Tudo isso para te perguntar: Vamos conhecer o CENTRO CULTURAL FIESP e andarilhar pela EXPOSIÇÃO: RAFAEL E A DEFINIÇÃO DA BELEZA?

De todos os estilos existentes, os meus preferidos são o gótico e o Renascentista. Acho que os dois nos levam um ao outro e vice-versa.
O Renascimento foi uma época sensacional para toda e qualquer tipo de arte. Seu legado na pintura, na arquitetura, na música, foi um marco no comportamento humano, que atravessa até os dias de hoje.

Então, para comemorar os 500 anos da morte do artista Rafael Sanzio, o Centro Cultural FIESP nos dá um presentão incrível.

QUEM FOI RAFAEL SANZIO? 

Ele foi um mestre italiano da pintura e arquitetura, nascido em 1483, em Urbino. Junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci forma a tríade mais importante do Alto Renascimento.
Cara, imagina esse três juntos batendo um papo? Imagina que viagem e quantas brisas?
Então, ele foi muito designado para desenhar afrescos, esculpir madonas ( Não a Madonna Like a Virgin, ok?), fez grandes inovações na pintura, aperfeiçoou o conceito "claro-escuro" na pintura, entre tantos outros.
Infelizmente, morreu muito jovem: aos 37 anos. Naquela época, deveria ser um senhor. Chegar aos 37 anos, era um milagre. Mas, dizem que ele morreu de amor. Foi noivo da sobrinha de um cardeal. Mas, o casamento nunca aconteceu, pois ela morreu antes de subir ao altar. Que história triste, não?
Então, no dia de seu seu bday, ele falece por causa de uma febre, teve um funeral público, sendo velado por todos que os admiravam e enterrado no Panteão de Roma, um dos mais importantes mausoléus da Itália.


Enfim, sabemos que beleza é algo muito subjetivo e cada um interpreta do jeito que entende e tudo é de acordo com nossas experiências vividas e gostos pessoais.
Então, é isso que essa exposição mostra, que foge um pouco da beleza lógica e matemática, que é exata e certeira.
Apresenta a doce expressão dos sentimentos, as linhas do corpo humano, o colorido ( e bota colorido nisso), a suavidade de linhas e expressões. É tudo muito elegante, de bom gosto e essa naturalidade de movimento das figuras e objetos, variedade de fisionomias e graças e leveza atravessou séculos até chegar o século XIX, com muitos adeptos.

Tudo isso, Rafael chamava de um novo ideal de beleza e tudo na vida é feito pela proporção áurea.

Que raios é PROPORÇÃO ÁUREA?

É um raio cheio de fórmula matemática ( eu sou de humanas. SOCORRO!). Essa proporção existe para que harmonize e sintonize qualquer trabalho que fizer: na música, na literatura, no cinema, na artes e principalmente, naquelas fotos do tipo blogueira, saca?
Sabe aquela famosa selfie? Sempre fique no terço da foto. Isso para os antigos era a concepção de harmonia, perfeição e beleza.
Inclusive, não é só nas artes que você encontra essa proporção. Ela está em você, no corpo humano. Sim, tudo isso é coisa de gente doida, mas ela existe e Leonardo da Vinci nos provou que sim, é possível identificar isso tudo em nós.

E sim, é uma exposição linda e perfeita. Rafael sabia das coisas. São mais de 50 gravuras trazidas do ateliê do artista na Itália e que estavam no Rio de Janeiro, na Biblioteca Nacional.
Além das gravuras, há objetos e recursos audiovisuais para entendermos o processo de elaboração dos trabalhos gráficos dele.
Destaco a minha preferida: uma projeção majestosa e espetacular, "Escola de Atenas" um desenho dividido em 4 temas: filosofia, direito, teologia e poesia. E, na pintura, está representado as pessoas mais influentes da área nessa época.
Nessa sala, dá para ficar brincando de "Onde está Wally?". Na parede, estão descritos onde estão estão essas pessoas importantes e é divertido ficar procurando.
Aliás, a pintura original está lá no Stanza Della Signatura, lá no Vaticano. Inveja master do Papa Francisco que pode ver a hora que quiser. Será que ele fica admirando essa pinturas? Ah, vai saber, né?

Gostaria de falar sobre mais, muito mais, mas prefiro que você veja tudo pessoalmente. Quem curte História da Arte, pintura e projeções, vai pirar. Quem não curte muito, aproveita para conhecer. Quem sabe, não sai de lá com uma ideia um pouquinho diferente de quando entrou?

Endereço: Avenida Paulista, 1313 - Metrô Trianon - MASP
Telefone: 11 3146 - 7000
Horário de Funcionamento: Terças-Feiras aos Domingos: Das 10h00 às 22h00 // Segundas-Feiras: FECHADO
Site: http://www.fiesp.com.br/
E-mail: relacionamento@fiesp.com.br
ENTRADA GRATUITA
WI-FI LIVRE
POSSUI CHAPELARIA
NÃO HÁ ESTACIONAMENTO

Então, é isso, andarilhos. Sempre que eu vou a uma exposição desse gênero, saio feliz e com a do Rafael não foi diferente. Eu ia ao cinema depois, mas preferi ficar ali, olhando sem pressa. Foram 2 horas e meia nessa imersão de magia, beleza e perfeição.
Acredito que você irá gostar também. Experimente. Vale a pena!

Beijos perfeitos e até quinta que vem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário