sábado, 7 de dezembro de 2019

#288 JAPAN HOUSE + EXPOSIÇÃO: ISTO É MANGÁ - A ARTE DE NAOKI URASAWA - ENCERRADO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Vão fazer o quê hoje?


Que eu amo ler não é segredo para ninguém e que eu devo muito ao Maurício de Souza. Aprendi a ler com gibis aos 3 anos. Sim, foi muito cedo.

E alguns anos atrás, ensaiei a ler alguns mangás como "Bleach", "Another" e alguns outros... mas, parou por aí.

E aí, sábado, algo me despertou de novo. Vamos conhecer NAOKI URASAWA e conferir a exposição "ISTO É MANGÁ"?

Inaugurada no finalzinho de Outubro na Japan House, que é um centro de difusão da cultura japonesa, divulgando desde a arte milenar até a contemporânea que também conta com uma lojinha e um restaurante, café, espaço para oficinas, um jardim bem fofo e espaço para palestras e eventos, essa exposição nos traz a obra de Naoki Urasawa.

Esse quadrinista japonês, de 59 anos ( que eu dava bem menos, muito menos ), começou sua carreira no comecinho dos anos 1980, onde se destacou com a obra Yawara, que é uma garotinha adepta das artes marciais. Pelo o que eu vi, a história é muito bonitinha.
A série terminou em 1993 com 29 volumes encadernados e até uma série animada e adaptações para o cinema.

Essa Exposição que já passou por Londres e Los Angeles, nos Estados Unidos, percorre esse universo do autor que contém mais de 400 desenhos e storyboards e que aborda universos distintos como ficção científica, terror, esporte e mistério.
Há biombos com quadrinhos inteiros possibilitando essa vivência ( ah, nessa parte é proibido tirar fotos. Direitos autorais, baby! Respeite!)

São vários personagens e destaco um que me deixou completamente curiosa para conhecer melhor, que é o Billy Bat, um morceguinho detetive meio gangster, do qual ele é designado para resolver inúmeros mistérios. A história se passa em 1949.
Me lembrou muito da Turma do Arrepio daqui. Só quem é andarilho velhinho, se lembra do que eu estou falando.

Eu poderia dar os detalhes de todos os personagens aqui, mas a ideia é fazer com que você entre no universo do Naoki e se eu contar tudo, com certeza, perderá a graça.

E o mangá faz parte da 9a arte ( alguém sabe quais são as outras 8? Desafio para vocês.) e extremamente importante para a cena cultural japonesa. Faz parte essa identidade e já faz um tempo que os mangás se tornaram os queridinhos do povo ocidental, principalmente para uma galera nerd/geek.

A cultura nipônica é fantástica e o mangá tem um público tão cativo que acho que é preciso ter curiosidade para conhecer mais.
E que tal começar pelo Universo de Naoki Urasawa, esse cara super cool, nascido em Tóquio, premiado internacionalmente, publicado em mais de 20 países e reconhecido pela força de sua narrativa, com personagens profundos e complexos, ideias inovadoras e amante de música como The Beatles ( xiii, não vai para o céu!) e Bob Dylan.

Ah, e sabe o que eu senti falta? Mangás dele para vender. Mancada não ter, hein, Japan House?

Deu para perceber que eu amei a exposição e estão vendo? Até então, eu nem sabia da existência do Naoki e me apaixonei.
É só ir com a mente aberta.

Endereço: Avenida Paulista, 52 - Bela Vista
Telefone: 11 30908900
Site: JAPAN HOUSE
Horários: Terças-Feiras aos Sábados: 10h00 às 20h00 //  Domingos e Feriados: 10h00 às 18h00 //  Segundas-Feiras: FECHADO
Estacionamento próximo ao Shopping Paulista
GRATUITO
Classificação indicativa: 12 anos

É, isso, andarilhos. Ficamos por aqui e alegre por ter colocado mais coisinhas em minha bagagem. E mangás são super legais.

Beijos nipônicos e até quinta que vem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário