sábado, 21 de dezembro de 2019

#292 PALÁCIO DOS CORREIOS + EXPOSIÇÃO: A ARTE MILENAR DA UCRÂNIA

Hello, andarilhos. Tudo bem? E, chegamos ao último post de 2019.


Considero o lugar de hoje, um dos mais bonitos que São Paulo tem. Eu ia postar somente no aniversário do blog, mas por causa das 4 exposições que estão rolando, não tem como.
Será o último post desse ano.

Bora conhecer o CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS e visitar a exposição que eu mais gostei: A ARTE MILENAR DA UCRÂNIA?


UM BREVE HISTÓRICO...

Localizado no Vale do Anhangabaú, na área do antigo Hospital Militar e Mercado São João, o Palácios dos Correios foi projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo ( o mesmo da Casa das Rosas, Pinacoteca, Mercadão de São Paulo, entre outros ) e construído pelos arquitetos Domiziano Rossi e Felisberto Ranzini.

Pois bem, São Paulo estava em pleno crescimento, com a chegada das linhas de ferro, café, coisa e tal...
O presidente da República na época, Venceslau Bráz achou que era necessária a construção de um Correio, devido o aumento de demanda de cartas, telégrafos e postais.

Seu lançamento foi em 1920, com seu estilo eclético ( vários tipos de arquitetura, mas contém linhas neoclássicas e influências renascentistas) e contou com a ilustre presença do rei Alberto I da Bélgica. Pensa que somos pouca porcaria? Somos muita porcaria...
Mas, a inauguração oficial foi em 1922 como parte do Centenário da Independência do Brasil.

Já na década de 1970, as funções administrativas passaram a ser em outro lugar, na Vila Leopoldina, zona Oeste e ali, ficou a cargo dos serviços de postagem e ainda nessa década, passou por uma reforma intensa como instalação de elevadores, parte de limpeza da área externa do prédio e rebaixamento do forro.

Em 2005, iniciou-se uma grande restauração no prédio para valorizar o Centro Histórico de São Paulo e abrigar um futuro Centro Cultural nos andares superiores, dando ênfase a jovens artistas em começo de carreira a nomes mais renomados
As características originais foram mantidas e também criou -se a Sala Filatélica para atendimento de colecionadores de selos. Infelizmente, não consegui entrar.

E, diante disso... vamos a exposição que mais chamou a minha atenção:

A ARTE MILENAR DA UCRÂNIA...

Nunca fui para fora do Brasil. Então, sempre que dá, pesquiso outras culturas que é uma forma de viajar por aqui também.
E a Ucrânia é um desses sonhos a serem conquistados.

E essa exposição me marcou muito. A parte cultural é ótimo: de pessankas ( que são ovinhos desenhados e que são trocados como presentes) à tradição de oferecer pão e sol a um deus pagão, essa mostra comemora os 27 anos da independência ucraniana e os 127 anos da imigração.
Após muitas escavações arqueológicas, descobriram que há mais de 3000 anos, essa tradição existe. Cada ovinho tem uma cor e cada cor tem significados diferentes.

Ali, você irá encontrar muitas fotos pessoais, roupas típicas, instrumentos musicais, livros, mapas, tapetes, tecidos e muitos outros.
A Ucrânia se tornou o 3o maior exportador de grãos da Europa ( apesar de eu achar que já tem um pé na Ásia, a cultura ucraniana tem linguagem própria, voz e tem símbolos únicos como de prosperidade, paz e saúde.

A exposição não é grande e dá para ver tudo em 40 minutos. Enquanto a parte cultural, onde reuniu todas as lendas, folclores e objetos que traduz a essência do povo, a parte política/história achei extremamente tendenciosa e sensacionalista.
Primeiro, que não consegui enxergar fontes de onde foram tiradas as informações. É bem esquisito. Quem não entende de história ou quem nunca viu nada parecido, vai tomar aquilo como verdade absoluta e não é legal.

Depois que você sair da exposição, aproveite para ler mais sobre o que aconteceu com Ucrânia de outras fontes. É sempre bom saber mais antes de tirar qualquer partido, ok?

Bom, espero que gostem.

Endereço: Rua Pedro Lessa, s/n - Vale do Anhagabaú - Centro Histórico de São Paulo
Telefone: 11 30030100
Horários:  Segundas-Feiras às Sextas-Feiras: Das 09h00 às 17h00 // Finais de Semana : FECHADO
Site: CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS SP
Email: centroculturalsp@correios.com.br
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
GRATUITO
Até 07.01.2020
Elevadores e banheiros adaptados a pessoas com dificuldade de locomoção.


VAI VIAJAR?

Você sabia que quando você faz qualquer reserva com um link aqui no blog, o "Somos Andarilhos" ganha uma pequena comissão? Sim, aqui também é trabalho. Obviamente que você não é taxado a mais por isso e com esse presente para você, ainda ajuda o "Somos Andarilhos a se manter de pé e produzir mais conteúdos incríveis e de qualidade! Quer ver mais viagens por aqui? Então, vamos reservar?


Bom, ficamos por aqui e quero agradecer IMENSAMENTE pela companhia nesse 2019. O blog sairá de férias e voltará dia 09.01.2020, com muitas novidades.
Obrigada pela paciência, pela confiança e por me acompanhar. Isso é muito importante para mim.

Bom Natal e um Próspero Ano Novo!
Sejam felizes!

Beijos festivos e até ano que vem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário