sábado, 14 de dezembro de 2019

#290 PARQUE LINEAR MONGAGUÁ - FRANCISCO MENEGOLO: CONHEÇA A HISTÓRIA DESSE ITALIANO INESQUECÍVEL

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? Muito bom ter vocês por aqui.


Que eu virei a louca dos parques, quem me acompanha aqui sabe. São mais de 100 e eu ainda nem cheguei na metade. Zerar parques? Meu Deus, claro que não dá. Será que dá?
Se eu fosse em um todos os dias, quem sabe?

Bom, o lugar de hoje foi totalmente por acaso que eu conheci. Foi dentro do busão passando depois da 1a visita ao Beco do Hulk, que eu já falei por aqui. Clica no link: BECO DO HULK.

Daí, fui chamada para uma segunda visita ao Beco e pensei; é hora de ir. Que tal passar um dia PARQUE LINEAR MONGAGUÁ - FRANCISCO MENEGOLO?


Mas, primeiro de tudo, QUE TAL CONHECER A HISTÓRIA DESSE ITALIANO INESQUECÍVEL:

QUEM FOI FRANCISCO MENEGOLO?

Frncisco Menegolo foi um imigrante italiano nascido em março de 1894. Esse ariano de sangue quente, chegou no Brasil, casado, com 3 filhos e fixou residência aqui na Zona Leste, em Ermelino Mattarazzo em 1941. Trabalhou para ninguém mais, ninguém menos para Francisco Mattarazzo ( aquele mesmo que morou no Parque do Piqueri. Clica aqui: PARQUE DO PIQUERI). Francisco era mecânico, chamou a atenção do Ciccilo que convidou para trabalhar na empresa. Era um operário que ficou na montagem e na manutenção das máquinas da companhia. Com a ajuda do patrão, Francisco comprou alguns lotes e sabemos que seus netos e bisnetos ainda moram no bairro.

Sem querer, se tornou um ativista e lutava por melhorias em seu bairro. O Chiquinho e sua esposa, Laura realizavam festas de São João que, segundo os moradores, eram memoráveis e muito frequentados por pessoas de outro bairro.

E foi assim, que se tornou membro da Sociedade Amigos do Bairro onde lutou por melhorias, como luz elétrica, transporte, asfalto, construção da Igreja São Francisco de Assis e várias outras coisas. Ele era quase um Walter Taverna, aquele senhorzinho que eu conheci e que é dono do Centro de Memória do Bixiga. Clica aqui também: CENTRO DE MEMÓRIA DO BIXIGA.

E assim foi, uma pessoa ativa e divertida, que fez tudo em nome das pessoas em seu bairro, até o dia de sua morte em janeiro de 1958, aos 63 anos. Muito, muito jovem.
Até que virou nome de rua na década de 1980 e por questões burocráticas, a placa da homenagem foi tirada e sua neta guarda esse presente em casa até hoje.

O PARQUE...


Inaugurado em 28 de Maio de 2011 e criado para garantir a área de preservação permanente do Córrego Mongaguá ( por isso, o nome do parque ) e também drenar a região, o parque se apropriou da área para memorizar o curso dágua.

São 2 km de extensão, com uma parceria entre a Prefeitura e Sabesp garantindo a área de preservação desse afluente. E, com a ação do vereador Chico Macena, a família conseguiu que o governo acrescentasse o nome do Francisco Menegolo no parque, em homenagem a esse homem que fez tanto pelo bairro.

Então, são 8 anos de uma área de lazer onde os moradores do bairro buscam fugir de estresse e conseguir descansar em meio a uma área bem verde.
Sim, o parque é uma gracinha e a fauna e flora são bem presentes. Ao ficar ali, você pode ver pardais, bem-te-vi, sabiá-laranjeira, bico de lacre e outras aves.
E você pode descansar no meio de árvores como jambeiro, bambus, cacto-rosa e até espécies em extinção como pinheiro-do-paraná.
São mais de 109 espécies de árvores de tudo que é jeito, enfeitando esse parque super diferente.

Sim, conseguimos descansar nele e pode deitar na grama, se quiser. Há aparelhos de ginástica, um mini labirinto, bancos para jogar xadrez, bancos parar ler um pouco, quadras poliesportivas, sanitários, rampas de acesso para cadeirantes, trilha de corrida e até uma ponte diferentona para tirar fotos. É nessa ponte que embaixo dela fica o córrego. Sim, infelizmente está sujo e é mais um a caso de descaso do poder público. Mas isso é assunto para outro post e não, o córrego sujo NÃO te atrapalhará em nada. Pode confiar! O parque fica no meio de uma rua bem movimentada e em seu entorno tem muita coisa bacana. Se sentir fome, você irá encontrar: lanchonetes, padarias, restaurantes e sorveterias. Também tem lojas de roupas, igrejas, mecânicos e muito mais.

Ah, eu curti o parque e me surpreendeu muito. Achei um gracinha e dá para perder ou ganhar algumas horinhas ali para descansar.

Estão vendo o que é exercitar o olhar? Eu estava de ônibus e percebi esse parque que parecia ser muito incrível à primeira vista.
Dei uma chance e não me arrependi. Adoro descobrir esses parques tão distantes para uns.
São Paulo não é só Ibirapuera não.

Endereço: Rua Professor Antonio de Castro Lopes, 90 - Ermelino Matarazzo
Telefone: 11 22141892
Horários: Aberto 24 horas diariamente
SEM SITE
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
GRATUITO

That's all, andarilhos! É muito bom conhecer esses lugares tão afastados do Centro. Vá sem preconceitos, pegue seu doguinho, chama a família, seu crush ou seus amigos e passe uma tarde mega feliz!


Beijos voluntários e até quinta que vem


Nenhum comentário:

Postar um comentário