quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

#287 FIESP + EXPOSIÇÃO: ALPHONSE MUCHA - O LEGADO DA ART NOUVEAU: A MAIS DELICADA CATEGORIA DA HISTÓRIA DA ARTE - ENCERRADO

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? Já estão preparados psicologicamente para o Natal?



Quem me acompanha por aqui, sabe que eu adoro uma exposição e mesmo, não conhecendo muito a obra de um determinado artista, minha curiosidade é grande e fico ainda mais feliz de colocar novas referências em minha malinha.
É tão bom.

Vamos na FIESP e conhecer o ALPHONSE MUCHA: O LEGADO DA ART NOUVEAU?


O QUE É ART NOUVEAU?

Antes de falarmos sobre a exposição, precisamos entender rapidamente e grotescamente o que é art nouveau.

Art Nouveau surgiu no começo do século 20, na Europa, durante a Bélle Époque que foi um grande marco no comportamento artístico, intelectual e cultural.
E após 2a Guerra Mundial, a cena cultural ficou em evidência e estava em grande ebulição: grandes cabarés surgiram, o cinema estava em alta e a arte apresentava novas formas e com isso, a arte nouveau surgiu.

Enfim, a art nouveau era a valorização da suavidade dos movimentos, ornamentos, cores vivas e sinuosas, baseada nas formas elegantes da natureza como plantas e flores e mulheres e extremamente decorativas.

Basicamente, a art nouveau é isso. Sugiro que você estude melhor sobre. Vale a pena.

Mas, agora vamos à exposição que ficou em cartaz pela Ásia, Estados Unidos, Europa e chegou aqui no Brasil em 18 de Setembro e que devido ao grande sucesso, foi prorrogada para janeiro/2020.

Alphonse Mucha nasceu em Ivanice, atual República Tcheca em 1860 e se tornou um dos artistas mais destacados do século XX.
Nacionalista, Alphonse achava e fazia arte para absolutamente todos. Sua opinião era de que todo mundo devia ter acesso a cultura e com isso, o mundo ficava melhor.

Principal expoente da Art Nouveau, a FIESP mostra a coletânea de trabalhos desse artista que ainda é referência mundialmente, que transitou pela pintura, fotografia, cenografia e até escultura.

São quatro ambientes, com 100 obras cujo artista tentava mostrar a beleza da mulher em traços finos e delicados.
Claro que todo artista tem a sua musa inspiradora e com ele não poderia ser diferente: SARAH BERNHARDT, a maior atriz do seu tempo. Como se fosse uma Paolla Oliveira, Juliana Paes ou Ana Paula Arósio.

E daí, o mundo da arte jamais seria o mesmo depois dessa parceria. Sarah posou para ele em um cartaz de "Gismonda". Ela já estava na meia-idade e ele fez com que ela parece uma verdadeira donzela.
Sarah ficou tão alucinada pelo trabalho dele, que o contratou para mais 6 anos. E, com isso, passou a fazer cartazes, figurinos, cenários e adereços para as suas peças e para o Teatro Renaissance.

Mucha fazia de tudo para destacar a sua beleza e chegou a desenhar jóias exclusivas para a moça. E, com essa parceria, Sarah se tornou uma das atrizes mais conhecidas e desejadas do mundo e ele, começou a viajar para o exterior e realizar exposições individuais e já estava tão conhecido que ele começou a desenhar para calendários, maços de cigarros, pratos, latas de biscoitos, entre outros.

Mas, não.. Alphonse e Sarah nunca tiveram um caso. Pelo menos, não em público. Sarah morreu e por décadas, continuou a ser lembrada pela sua beleza e talento. E ele, se casou em 1910 e teve 2 filhos.

Não dá para ficar sem contemplar a sua obra. Eu, que não conhecia e que não tive essa  aula de História da Arte da faculdade, adorei conhecer um pouco mais sobre esse tcheco que também tinha como inspiração, o folclore eslavo, misticismo e até ocultismo.

Claro que, artista que é artista, tem que ser perseguido de alguma forma, por algum poder controlador e com ele, não foi diferente.
Foi pego pela Gestapo para explicar quais eram os tipos de obras dele e morreu de pneumonia em 1910.

Pois bem, e até hoje, Mucha é referência em diversas categorias: como discos do Led Zeppelin e Pink Floyd, capas de HQ da Marvel, mangás japoneses e diversas animações coreanas.

E se você quiser conhecer mais sobre esse ser iluminado e muito a frente do seu tempo: tem muito mais dele no Museu Mucha, em Praga, na República Tcheca e também na Galeria Nacional de Praga.

Pois bem, acho que deu para perceber o quanto eu amei conhecer o trabalho desse cara e que sempre esteve tão presente em nosso cotidiano, como embalagens de biscoitos e nunca demos conta disso.
É por isso que eu amo tanto exposições: me traz perspectivas diferentes e conhecer essas coisas me traz uma visão tão ampla de mundo.
É maravilhoso.

Curtiu?

Endereço: Avenida Paulista, 1313 - Cerqueira César
Telefones: 11 35494499
Horários: Terças Feiras aos Sábados: Das 10h00 às 22h00 // Domingos: Das 10h00 às 20h00 // Segundas-Feiras: FECHADO
Site: FIESP
E-mail: relcionamento@fiesp.com
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
POSSUI CAFÉ
POSSUI WI-FI
GRATUITO

Ficamos por aqui, andarilhos. Se programe o quanto antes e vá descobrir o quanto o mundo pode ser mais belo.

Beijos delicados e sábado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário