sábado, 11 de janeiro de 2020

#293 CENTRO CULTURAL COREANO NO BRASIL + EXPOSIÇÃO: WEBTOONS

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? Estão se programando para o fim de semana?


Vocês bem sabem que um dos meus maiores sonhos é vagar por esse mundão, sem hora para voltar. Enquanto isso não acontece, o jeito é viajar sem sair de sua cidade. E nada melhor do que São Paulo para fazer isso.

Vamos conhecer o CENTRO CULTURAL COREANO NO BRASIL e conferir a EXPOSIÇÃO: WEBTOONS?


O CENTRO CULTURAL...


Fundado em 2013, em outro endereço, o Centro Cultural Coreano chegou aqui com o intuito de divulgar a cultura coreana e estreitar laços entre Brasil/Coreia.
São 900 metros quadrados no primeiro andar de um edifício. Seria mais um prédio entre tantos na imensidão da Avenida Paulista e até poderia passar desapercebido, se não fosse pela obra de arte; uma estátua intitulada "Greeting Man" do artista Yoo Young Hoo nos saudando, que simboliza paz e harmonia.

Logo que entramos, a atmosfera muda e já percebemos que não estamos mais no Brasil, no sentido figurado. É um espaço com capacidade para 100 lugares, além de espaço para exposições e a cozinha, onde são administradas aulas de cozinha coreana. Será que é boa? Provei a comida taiwanesa ali na Liberdade e amei!

Já no 2o andar, está a Biblioteca e aqui eu simplesmente pirei. Ainda não existe livros em português, mas ver uma estante cheia de livros é a coisa mais linda do mundo.
E a decoração ainda é muito incrível.
Para ser ainda tudo muito maravilhoso, esse espaço conta com uma estrutura digital única que além da biblioteca, possui 3 salas de aula onde se pode aprender coreano e descobrir mais sobre a cultura, o estilo de vida, a vestimenta, curiosidades sobre o país, religião, esporte, como era a vida antigamente e até podemos ver como eram as construções arquitetônicas de antigas dinastias.
E para brisar um pouco, tem um espaço digital onde você pode aprender a escrever seu nome em coreano.
Tudo isso por meio de tela touch screen. Mais moderno que isso, só dois disso. É muito bom!

E mesmo sem conseguir uma passagem pela Coréia, você pode viajar através de um óculos de realidade virtual, em todos os pontos turísticos lindíssimos. Pode não ser a mesma coisa do que estar lá, mas já é algum caminho andado.


ENFIM, VAMOS A EXPOSIÇÃO "WEBTOONS":

Diferente dos mangás japoneses, webtoon é um termo para designar webcomics. Praticamente, é quase a mesma coisa, mas os desenhos são animações onlines e coloridas.
Eles fazem um sucesso estrondoso na Coreia e tem até vários aplicativos para que você possa consumir as histórias: um deles é o Line Webtoon que pode ser acessado gratuitamente.

Os webtoons estão crescendo mundão afora, ganhando cada vez mais fãs e adeptos. O mangá que se cuide, mas acho que os webtoons são mais fofinhos.
E tem de diversos gêneros como: comédia, romance, ficção, terror e fantasia.

A exposição é pequena: são 10 tablets explicando cada categoria. E, para quem não tem ideia do que possa ser, um exemplo é uma das menininhas mais fofas dos desenhos: a PUCCA, de 2006.
Quem é andarilho velhinho, certamente conhece ou já assistiu alguma coisa. É uma samurai apaixonada por um menino, o Garu, que também gosta dela, mas se faz de difícil e vive fugindo dela.
É uma gracinha.
Dá para saber bastante e ficamos na exposição, por mais ou menos, uns 40/45 minutos. Dá para tirar fotos a vontade e saber mais desse Universo que é tão legal quanto o mangá.


Ah, e sugiro que comece a vista pela exposição primeiro e depois suba para a biblioteca. É muito mais fácil.
Tire bastante fotos e se divirta!

Curtiu? É uma delícia passar o dia entrando em contato com uma cultura tão diferente de você.

Endereço: Avenida Paulista, 460 - Metrô Trianon/MASP
Telefone: 11 2893 1098
Horários: Segundas-Feiras Às Sextas-Feiras: Das 10h00 às 17h00 // Sábados: Das 10h00 às 13h00 // Domingos: FECHADO
Site: CENTRO CULTURAL COREANO
E-mail: contato@kccbrasil.com.br
GRATUITO
SEM ESTACIONAMENTO
Exposição: Até 08 de Fevereiro de 2020
Piso Tátil // Ar condicionado // Banheiro adaptado// Rampas de Acesso.

Ficamos por aqui, andarilhos. Nada melhor do que passar um dia animado, diferente e rolê na Avenida Paulista nunca é ruim.
O que está esperando?

Beijos orientais e até quinta que vem!


VAI VIAJAR?

Você sabia que quando você faz qualquer reserva com um link aqui no blog, o "Somos Andarilhos" ganha uma pequena comissão? Sim, aqui também é trabalho. Obviamente que você não é taxado a mais por isso e com esse presente para você, ainda ajuda o "Somos Andarilhos a se manter de pé e produzir mais conteúdos incríveis e de qualidade! Quer ver mais viagens e lugares maravilhosos por aqui? Então, vamos reservar?






Nenhum comentário:

Postar um comentário