quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

#297 VILA PORTUGUESA NA LIBERDADE: UM PORTAL PARA A EUROPA DA DÉCADA DE 1920

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? O que vão aprontar nesse fim de semana?


Vocês bem sabem que um dos motivos do "Somos Andarilhos" existir era mostrar lugares diferentões e que quase ninguém conhecia.
Com o tempo isso foi mudando, mas não muito.

Realmente, me irrita quando alguém "mostra o guia definitivo" de qualquer coisa. Primeiro, que eu não sou guia turístico para montar um roteiro de A a Z e não te deixar livre para escolher o momento e a experiência que você quer viver.
Eu só mostro tudo por aqui e você escolhe de modo independente o fazer e para onde ir.

O lugar de hoje foi citado ( nem foi mostrado ) pelo Olavo, do blog Melhor de Sampa sobre um tour guiado que ele faz no bairro da Liberdade.
Fiquei com receio de perguntar por ser o trabalho dele e resolvi pesquisar sozinha.

Mas, vamos conhecer a VILA PORTUGUESA?

Imagina você andando pela Liberdade e pá, um portal aparece e você se transporta bem no meio de uma vila europeia, completamente calma e tranquila, contrariando toda a lógica do caos de São Paulo.

Quando eu digo que São Paulo pode ter ( muitos ) momentos de paz, é porque é verdade.

Infelizmente, não temos muitas informações sobre a vila nas redes e não conheço nenhum blogueiro que já tenho ido fazer fotos por ali, apenas o Olavo. Como ele não faz poses e nem curte aparecer muito, então nenhum blogueiro que curte uma foto, foi.

Sabemos que tudo começou na década de 1920 por iniciativa de José Ferreira da Rocha. Sabemos quem foi o seu Zé? Não sabemos.

Mas, a herança que eles nos deixou foi uma vila ( hoje, protegida por câmeras ) com muitas casinhas residenciais coloridas, charmosas e que faz pensar que estamos em Lisboa. Nunca estive em Lisboa, mas me deixe pensar que estamos por lá. Faz de conta.

Além de casas residenciais, pode ver o comercio funcionando. Vi uma espécie de tapeçaria, uma patisserie ( doceria ) da chef Vivianne Wakuda que é especialista em doces japoneses e doces que não são orientais. Mas, suas influências são francesas.
Fiz a visita na terça-feira e vi as portas fechadas. Não me lembro que horas eram. Mas acho que passava das 15h00, que é o horário de funcionamento que eu vi no Google.
Para quer quiser segui-la no Insta: VIVIANNE WAKUDA

E para quem é obcecado em portas como eu, simplesmente vai pirar. Cada uma mais linda do que a outra.
E tem duas entradas, no entanto, acredito que seja melhor a entrada pela Rua Taguá que tem um escadão ( tome cuidado para não cair, por favor!!! ) e aproveitar o melhor das mais de 30 casas que foram tombadas pelo CONPRESP em 2012.

O mais incrível é que antes de descermos o escadão, a faculdade em que eu estudei durante 4 anos fica na rua e eu nunca percebi esse escadão. Você vê que coisa? Foi preciso um blog para eu começar a notar isso.

Curtiram? Nem eu pensei que fosse curtir tanto. Achei que seria uma vila por vila e tudo bem.

Endereço: Acesso pela Rua Taguá ou Viela José Ferreira da Rocha, s/n - Liberdade
Aberto 24 horas
GRATUITAÇO

É isso, andarilhos. Ficamos por aqui. É sempre ótimo descobrir lugares escondidos e conhecer mais esse achado fez o meu dia mais feliz.
Curta bem o seu passeio e tire fotos incríveis, combinado?

Beijos portugueses e até sábado


VAI VIAJAR?

Você sabia que quando você faz qualquer reserva com um link aqui no blog, o "Somos Andarilhos" ganha uma pequena comissão? Sim, aqui também é trabalho. Obviamente que você não é taxado a mais por isso e com esse presente para você, ainda ajuda o "Somos Andarilhos a se manter de pé e produzir mais conteúdos incríveis e de qualidade! Quer ver mais viagens e lugares maravilhosos por aqui? Então, vamos reservar?





2 comentários:

  1. Fui na Rua Taguá e não achei e olha que estudei na FMU, li seu post e vou lá tentar achar esta vila escondida!

    ResponderExcluir
  2. Olá, André! Sabe aquelas casinhas de xerox? Do lado, tem um escadão... É só descer.

    ResponderExcluir