sábado, 25 de janeiro de 2020

#296 SÃO PAULO - 466 ANOS: PINACOTECA DE SÃO PAULO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? VAMOS DAR PARABÉNS PARA A NOSSA CIDADE MARAVILHOSA?


466 anos dessa cidade tão cheia de gás, multifacetada, que sabe ser tranquila e caótica ao mesmo tempo, tão cheia de culturas diferentes, tão dura e fria, mas ao mesmo tempo acolhedora e amorosa.
Precisamos saber viver São Paulo. Entender o que ela é. Abra os braços, os olhos e principalmente o coração para essa cidade que, é conhecida tão injustamente por SELVA DE PEDRA.
Acho que São Paulo acolhe cada um de um jeito diferente e são 466 anos dessa cidade multicolorida, tão inclusiva, tão colorida, tão plural, tão verde, tão inteligente, tão cheia de coisas para se ver ou fazer.
É aqui o meu chamado, a minha busca, a minha personalidade, o meu eu. Tão eu quanto os outros. Tantos plurais, tantos pronomes, tantos tratamentos para dizer São Paulo simplesmente É e simplesmente será.
Tão minha, tão sua, tão nossa!

E como hoje é o aniversário dessa quatrocentona fantástica, o lugar de hoje, eu já deveria ter falado antes, mas eu não quis. Mas, foi de propósito para as pessoas entenderem ou buscarem lugares não tão clichês assim.

Mas, é humanamente IMPOSSÍVEL falar de São Paulo sem falar dele. Será que tem alguma coisa ainda que precisa ser dita?

Vamos visitar pela milésima vez, a PINACOTECA DE SÃO PAULO?

Considerado um dos museus de arte mais importantes do país ( para mim, acho que é o principal ), com 500 mil visitantes por ano e cerca de 30 exposições realizadas anualmente, sua história é riquíssima e se confunde com a expansão e desenvolvimento de São Paulo.

Com pouca expressão artística em 1870, a expansão do café e a construção das estradas de ferro vieram para mudar esse cenário completamente. Era luxo, poder e riqueza.

E foi com a chegada do LICEU DE ARTES E OFÍCIOS, uma escola de ensino técnico e profissionalizante, que as coisas começaram a mudar. Essa escola passou pela direção de ninguém que Ramos de Azevedo ( o mesmo cara da Casa das Rosas, o Palácio dos Correios, entre tantos outros ).

Influente na vida política, bem relacionado e muito atuante da vida cultural que começava a se formar, Ramos pensou em reformular o Liceu, trazendo o curso de artes visuais para a escola, com o objetivo de formar artistas, artesãos e fazer com que também se tornasse Belas Artes de São Paulo.

Com o tempo, o espaço ficou pequeno. Até que Ramos solicitou o Governador do Estado, um novo terreno para que pudesse expor as obras em um lugar maior e que pudesse ter circulação de pessoas livremente.

E assim foi concedido o terreno, ao lado do JARDIM DA LUZ que eu já falei por aqui e com toda a sua arquitetura eclética, formada por 3 pavimentos, 2 andares e 2 pátios internos para garantir a ventilação. Além de tudo, deram um jeito de integrar o edifício e fizeram varandas para garantir a vista para o Jardim.

Uma coisa que eu não sabia e que fiquei chocada é que a Pinacoteca NUNCA ficou realmente pronta.  Bom, os tijolinhos que vemos não eram para estar ali e ainda ficou faltando uma cúpula.
Que loucura, né?

Em 1982, o edifício foi tombado, visando a preservação e a importância dos conjuntos arquitetônicos do bairro da Luz, integrando a Estação da Luz, o Museu de Arte Sacra e a Estação Júlio Prestes.
Entre 1993 e 1998, a Pinacoteca sofreu uma grande reforma administrada por Paulo Mendes da Rocha ( o mesmo cara do MUBE ), para atender as necessidades de grandes mostras e exposições internacionais. Essa reforma foi premiada com o Prêmio Mies van der Rohe de Barcelona.


O ACERVO...

Aaaaah, esse acervo. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo andar abriga as obras permanentes e é aqui que faz a visita à Pinacoteca valer completamente a pena.
São cerca de 10 mil obras com artistas remanescentes do século XIX e XX, entre, pinturas, esculturas, desenhos, instalações, gravuras, objetos de arte decorativos e muito mais.

Certamente, você tem a sua obra preferida e depois quero que me conte qual é.

No meu caso, eu piro com o quadro "Saudade" do Almeida Junior. Eu fico horas olhando para esse quadro. Ele me hipnotiza.

Mas além de tudo, tem obras de artistas modernistas como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Anitta Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari e muitos outros...
Paisagens, pinturas históricas e místicas, rostos, natureza morta são tudo o que você vai encontrar nas muitas horas em que você irá ficar ali dentro.
Tudo isso misturado a artistas brasileiros, franceses, italianos e muitos outros.

E é no segundo andar que está instalada a Galeria Tátil com 12 obras que compõem elaboradas especialmente para o deficiente visual para que possa curtir a Pina de forma livre e independente tocando-as por meio de duplas leituras como tintura e Braille, além de audioguia.
Perfeito, não?

Esse tour é uma verdadeira viagem à história da arte e também uma forma de praticar isso de maneira totalmente imersiva.

Além de tudo isso, dessa viagem no meio de pinturas e desenhos, a Pinacoteca desenvolve cursos, oficinas e projetos de educação muito especiais.Vale muito a pena ficar ligado e vendo no site de tempo em tempos o que ela vai oferecer.
E tem também uma sala de restauro que dá para ver o que está rolando na parte de dentro.

Ah, e depois de andar tanto, obviamente você estará com fome. Então, aproveite para encher o seu buchinho no Flor Café. Uma cafeteria linda bem em frente ao Jardim da Luz e que oferece todos os tipos de salgados, café e até almoço.

Curtiu? Não dá para falar de São Paulo sem mencionar a Pinacoteca. Eu fugi disso por 3 anos e vi que foi uma completa bobagem.

Endereço: Praça da Luz, 2 - Centro Histórico de São Paulo // Estação Luz
Telefone: 11 3324 1000
Horários: Segundas-Feiras às Quarta-Feiras: 10h00 às 18h00 // Terças-Feiras: FECHADO
Site: PINACOTECA DE SÃO PAULO
E-mail: ouvidoria@cultura.sp.gov.br
Ingressos: R$15,00 inteira // R$7,00 meia entrada //  Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos // SÁBADOS: GRATUITO
POSSUI W-FI
Possui bicicletário e estacionamento gratuito

É, isso. Curta São Paulo da melhor maneira possível e comemore o aniversário fazendo todas as coisas maravilhosas que só o Centro pode oferecer.
Pegue o seu amor, sua família, seus amigos e grite: SÃO PAULO, VOCÊ É FODA!


VAI VIAJAR?

Você sabia que quando você faz qualquer reserva com um link aqui no blog, o "Somos Andarilhos" ganha uma pequena comissão? Sim, aqui também é trabalho. Obviamente que você não é taxado a mais por isso e com esse presente para você, ainda ajuda o "Somos Andarilhos a se manter de pé e produzir mais conteúdos incríveis e de qualidade! Quer ver mais viagens e lugares maravilhosos por aqui? Então, vamos reservar?





Beijos paulistanos e até quinta que vem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário