quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

#12 CATEDRAL DA SÉ

Olá, andarilhos. Como vão? Preparados para o Carnaval? Já tem o seu bloco preferido? Meu bloco será o Oscar 2017... vou ficar na ala dos diretores, com o samba enredo "THE OSCAR GOES TO..."

Sempre digo por aqui que minha intenção é mostrar lugares conhecidos misturando a passeios novos, desconhecidos e diferentes. Alíás, mostrar lugares que ninguém conhece é o meu principal objetivo como andarilha.

Foto tirada do site Guia da Semana.
Mas, não dá para falar de São Paulo sem citar os grandes clássicos, os mais visitados, os mais desejados, elogiados, os mais fotografados, os mais mais... Acredito que o lugar de hoje esteja entre o top5 na lista de qualquer pessoa. Turista ou não.

Fiquei martelando comigo: o que dizer desse lugar que está presente em todos os blogs que fale sobre São Paulo? Como escrever diferente?
Mas o meu olhar é diferente dos outros, então há mudanças.
Como não poderia deixar de ser: Bem vindos a CATEDRAL DA SÉ!

Imponente, majestosa e intimidadora, a Catedral Metropolitana de São Paulo, ou simplesmente Catedral da Sé começou a ser pensada em 1589 em uma pequena vila, em São Luiz do Paraitinga, se tornando a primeira arquiodiocese de São Paulo, sendo demolida, logo em seguida.

A catedral atual que conhecemos e que se situa o marco zero da cidade, começou a ser construída em 1913 por iniciativa do primeiro arcebispo de São Paulo. O arquiteto responsável foi um alemão com um nome bem comprido: Maximilian Emil Hehl ( nome bonito) que trouxe influências europeias em sua arquitetura, como o neogótico.

Foto pessoal
Em tempo: Neogótico: estilo de arquitetura que surgiu na Inglaterra, em meados do século XVIII. É uma tentativa de rompimento com a norma clássica de arte, recuperando a irregularidade em suas construções: como arcos ogivais. Um exemplo é essa porta ao lado esquerdo.
Espero que eu tenha explicado bem em poucas palavras. Desejo que você pesquise, caso se interesse.

A construção demorou um tempo a ser feita, devido às guerras mundiais que acabou atrasando devido a dificuldade de ser concluída e por conta da demora de envio de materiais para o Brasil. Alguém me corrija se eu estiver errada.
A Catedral foi inaugurada só em 1954, ainda inacabada, sem os grandes sinos. Sua construção só terminou em 1967.
Depois desse longo tempo, a igreja passou por obras. Foram 2 anos para revitalizar a obra ( de 2000 a 2002 para reabrir ao público).

Um outro lugar dentro desse, é a Cripta que merece um post único e que falarei mais para frente. É um dos melhores lugares para se visitar em São Paulo. Certeza.
Foto pessoal
A Catedral é bonita e famosa? É! É imponente? Com toda a certeza? É rica em história? Claro! 
Mas ainda assim, eu prefiro o Mosteiro de São Bento. Para mim, é mais bonito. Tanto por fora quanto por dentro. Mais intimista, mais assustador ( eu acho assustador um elogio), mais gótico, mais tudo... O orgão de lá é tudo.
É minha simples opinião.




Horários da missa da Catedral: 

Endereço: Praça da Sé, s/n
Telefone: 11 3107 - 6832 
Missas: Domingos às sexta-feiras: das 9h00 às 18h00 // Sábados: ao 12h00
Confissões: De segundas às sextas-feiras: Das 9h00 às 17h00

É isso então! Curtiu? Espero que sim. Comente, dê sua sugestão. Estou doida para saber o que vocês acharam.

Beijo, beijo, beijo!

Love!
Carol Rossetto

Um comentário:

  1. Vixi, QUE MÁXIMO, CAROL!!!!!!!!Esse é o cantinho do meu coração em São Paulo. Quantas histórias, quantos momentos, lembramça afetiva ativada aqui kkkk

    ResponderExcluir