sábado, 11 de fevereiro de 2017

#9 CINE BELAS ARTES

Hello, pessoas. Estou morrendo de sono, mas não poderia deixar de escrever. Andarilhos também cansam, rs.

O post de hoje é dedicado a um lugar que é uma das caras de São Paulo. Pelo menos, eu acho. É o CINE BELAS ARTES.

Quem me conhece, sabe que eu não tenho mais paciência para shopping e o que eu fizer fora dele, ainda é melhor para mim. Cinemas, por exemplo. 

Resolvi conhecer todos. Fui ao Belas Artes uma vez, antes de fechar em 2011, experimentar o café de lá, que é uma delícia. Preciso tomar de novo.

Para quem não conhece ou quem é turista e está aqui na cidade pela primeira vez, o Belas Artes é um cinema de rua, especializados em filmes de artes, cult e que geralmente não faz a alegria do grande público. Acredito que filme como "Velozes e Furiosos" não entram ali. Alguém me corrija se eu estiver errada.

Ele existe desde 1943 e foi inaugurado como CINE RITZ CONSOLAÇÃO, com o intuito de trazer filmes requintados à população na época.

A história desse cinema é bem complicada: sobreviveu a ditadura e foi local de várias resistências aos bravos da época, passou por incêndios, fechou as portas pela primeira vez nos anos 2000, por falta de público, até ser reaberto em 2004 por uma grande produtora: a O2 de Fernando Meirelles e André Sturm, além da patrocínio do banco HSBC.

Em 2011, um fatídico anúncio é divulgado: Depois de 68 anos de existência, com queixas de aluguel altíssimo e com o fim do patrocínio do banco, o Belas Artes encerraria suas atividades. No lugar, ficaria uma loja de departamentos, como o Mappin.

Eu sempre acredito em dias melhores. Depois da mobilização do povo: cinéfilo e não cinéfilo e do tombamento da fachada pelo CONDEPHAAT ( Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), o cinema retomou suas atividades em 2014, com o patrocínio da Caixa e na Prefeitura de São Paulo ( Na gestão de Fernando Haddad, vale relembrar ).

Se esse cinema fosse uma pessoa, ele diria que sofreu muito na vida. E é verdade, ninguém melhor do que ele para nos contar uma boa história.
Eu simplesmente amo suas instalações, suas cores, a lojinha de suvenires que eu nunca pude comprar nada, a sala que tem o ar condicionado na medida certa, a diversidade em sua programação como o NOITÃO e o CINECLUBE que apresenta vários clássicos do cinema. Ah, e o café e a pipoca que são simplesmente divinos.

Curtiu? Quer conhecer? 

Rua da Consolação, 2423
Telefone: 11
Linha Amarela do Metrô. É só descer na Estação Paulista.

Vá assistir algum filme lá e depois me conte como foi. Estou doida para saber? E aí, para onde vamos? Dê sua sugestão. Ela é muito importante.

Beijos e um ótimo domingo!

Love!
Carol Rossseto

Nenhum comentário:

Postar um comentário